Se as mais diversas situações do dia-a-dia exigem planejamento, as emergenciais necessitam de um plano de ação cauteloso e eficaz. Num acidente envolvendo inúmeras vítimas com diferentes níveis de gravidade, é necessário que os profissionais que atuam na área da saúde estejam preparados. O curso de especialização de Enfermagem em Atendimento Pré-Hospitalar da PUC-Campinas, realiza no dia 11 de janeiro (sábado), das 10 às 12h, no estacionamento das quadras poliesportivas, Campus II (Avenida John Boyd Dunlop, s/n – Jardim Ipaussurama), um simulado de atendimento a acidente com múltiplas vítimas. No qual participarão professores, alunos da especialização e calouros da Faculdade de Enfermagem.

No local, será montada uma ambientação que retrate da forma mais fiel possível um acidente com várias vítimas. Alunos serão divididos em equipes entre vítimas e atendimento. No total serão 15 vítimas, todas elas devidamente caracterizadas reproduzindo de fato a ocorrência de um acidente. Os alunos das equipes de atendimento serão coordenados pelos professores. Também compondo a ambientação do acidente haverá carros que sofreram colisão, Ambulância do Hospital e Maternidade Celso Pierro, da PUC-Campinas e uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Segundo a coordenadora do simulado e professora da Faculdade de Enfermagem, Maria de Lourdes Cestari Pierucci, o objetivo dessa ação é fazer com o evento seja o mais próximo possível de um acidente real e que os profissionais da área apliquem na prática os conhecimentos teóricos adquiridos no curso. “Esse tipo de atendimento, muitas vezes, passa despercebido para o público em geral, mas sua ocorrência leva a erros freqüentes se as equipes dos serviços destinados ao atendimento dessas situações não estiverem treinadas”, argumenta a professora.

Entre as atividades previstas estão: o resgate e primeiros socorros; identificação de vítimas graves que necessitam de atendimento imediato, de vítimas leves e dar as devidas orientações e transporte de feridos.

Atendimento Pré-Hospitalar
A PUC-Campinas está com inscrições abertas, até 17 de fevereiro, para 38 cursos lato sensu, oito deles na área de saúde, entre eles o de Atendimento Pré-Hospitalar. As inscrições podem ser feitas pelo link Pós-graduação do portal www.puc-campinas.edu.br, onde são encontradas também informações sobre documentos necessários para as inscrições, programas das disciplinas e a relação dos professores por elas responsáveis. As aulas serão oferecidas no Campus II da PUC-Campinas (Avenida John Boyd Dunlop, s/n, Jardim Ipaussurama, em Campinas/SP).

7 de fevereiro de 2006