Alunos, professores e profissionais de enfermagem do Celso Pierro e de outras instituições participam no Campus II da PUC-Campinas, a partir de amanhã (10/05), da 30ª Semana de Estudos de Enfermagem. O evento será realizado, até sexta-feira, 12/05, nos períodos vespertino (14h às 17h40) e noturno (19h às 22h15). O tema principal é “A enfermagem, sua história e os desafios contemporâneos”. Entre outros assuntos, serão abordados: a relação entre bioética e enfermagem; os enfermeiros como gerenciadores das Unidades Básicas e Hospitalar; a humanização do cuidador; e os desafios no tratamento da tuberculose.

O evento é gratuito, aberto ao público e não é preciso fazer inscrições para participar. Nos dias 10 e 11, as atividades ocorrerão nas salas de aulas da faculdade, no Bloco B e no dia 12, data em que é comemorado o Dia do Enfermeiro, haverá programação especial no Auditório Monsenhor Salim. No encerramento, no dia 12, serão apresentados os projetos de extensão realizados pela Faculdade de Enfermagem, os cursos de pós-graduação na área, a Residência em Enfermagem (criada este ano no Hospital Celso Pierro) e o cenário para a profissão no século 21.

A Faculdade de Enfermagem da PUC-Campinas é uma das mais antigas da Região Metropolitana de Campinas (RMC) – está completando 34 anos e já formou 1.768 profissionais, a maioria atuando na região. Desde a década de 80, desenvolve serviços nas Unidades Básicas de Saúde pertencentes ao região noroeste de Campinas, onde se encontra o Campus II, que abriga os cursos da área de saúde (entre os quais Enfermagem) e o Hospital e Maternidade Celso Pierro.

Com a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de 1990, a área da saúde e, em especial a enfermagem, experimentou importantes transformações no mercado de trabalho. Pesquisa nacional aponta o incremento de enfermeiros da ordem de 193% no período de 1976 a 1999, sendo que a maior parte dos postos de trabalho concentram-se no setor público. No âmbito regional, a importância desses profissionais é evidenciada pela sua participação em funções gerenciais dos serviços públicos, ocupando cerca de 30% dos cargos.

Serviço:
A 30ª Semana de Estudos da Faculdade de Enfermagem será realizada de 10 a 12 de maio, no Campus II da PUC-Campinas (Avenida John Boyd Dunlop, s/n – Jardim Ipaussurama). Nos dias 10 e 11 as atividades ocorrerão em dois períodos, à tarde, das 14h às 17h40, e à noite, das 19h às 22h15. Serão realizadas em salas de aula da Faculdade, localizadas no Bloco B. No dia 12, a programação ocorrerá no Auditório Monsenhor Salim, com início às 15h30 e encerramento previsto para as 21h. O evento é gratuito e aberto aos interessados pela área. Não é necessário fazer inscrição.

Portal Puc-Campinas
9 de maio de 2006