Entre outubro e novembro de 2007 foram criados quase 12 mil novos postos de trabalho na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Cerca de 60% a mais do que o saldo de empregos de 2006. Dessas novas vagas, a cidade de Campinas foi responsável pela geração de 50% dos postos. Esses dados fazem parte da pesquisa sobre Emprego na Região Metropolitana de Campinas realizada pela professora do Centro de Economia e Administração (CEA) da PUC-Campinas Eliane Navarro Rosandiski. Ainda de acordo com a pesquisa, realizada entre os meses de outubro e novembro de 2006, as microempresas responderam por 37% do saldo de vagas oferecidas e, cerca 26% foram oferecidas por empresas de pequeno porte, pertencentes as atividades de comércio e serviços. A pesquisa sobre Emprego na Região Metropolitana de Campinas integra o Boletim Econômico do CEA que ainda reúne pesquisas sobre a Cesta Básica, na cidade de Campinas e a pesquisa sobre Comércio Exterior na RMC. A íntegra da pesquisa pode ser consultada no Portal PUC-Campinas, no link Imprensa – www.puc-campinas.edu.br/imprensa.

No que se refere a salários, a pesquisa indica que houve estabilidade no valor médio salarial, girando em torno de R$ 790,00. Hortolândia foi a cidade da RMC que registrou a maior média salarial, R$ 1.075,00. No entanto, Indaiatuba apresentou um forte dinamismo das atividades econômicas. Dessa forma, o salário dos admitidos superou em 11% o salário dos demitidos, entre outubro de novembro. A pesquisa ainda reforçou a tendência apresentada no último levantamento de que os jovens, até 24 anos continuam sendo o perfil mais privilegiado pelas empresas. Cerca de 65% das vagas foram preenchidas por jovens nessa faixa.

A pesquisa também apresenta que o desempenho positivo da RMC na geração de empregos deveu-se as atividades terciárias de comércio, de serviços de apoio à atividade produtiva e de serviços de alojamento, alimentação e reparação. Na indústria os maiores destaques foram os segmentos de material elétrico e comunicações e de material de transportes.

O levantamento sobre o emprego utiliza as informações obtidas a partir do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (CAGED) do Ministério do Trabalho e Emprego e visa mapear as características do emprego formal gerado na RMC e sinalizar para as tendências do mercado de trabalho. Ou seja, identificar, a partir dos resultados observados no mercado de trabalho, os segmentos de atividade econômica e/ou municípios mais dinâmicos no processo de desenvolvimento regional.

21 de janeiro de 2008