O Programa de Residência de Enfermagem do Hospital e Maternidade Celso Pierro, da PUC-Campinas, criado este ano, realiza amanhã, 6 de abril, das 11h às 12h30, o seu primeiro evento. Palestra de uma das oito enfermeiras residentes que integram o programa, Julia Brandina, abre o I Seminário da Residência em Enfermagem. O evento ocorrerá no Anfiteatro Silvio Carvalhal, localizado no próprio hospital. Júlia falará sobre um tema que vem sendo cada vez mais discutido entre os profissionais e pesquisadores da área de saúde em nossos dias: “Dor como 5º Sinal Vital”.

O seminário acontecerá uma vez por mês, sempre com temas atuais e ministrados por cada um dos oito residentes de enfermagem, com o objetivo de divulgar conhecimento científico com vistas à aplicação na prática dos profissionais de saúde. Não é, portanto, um evento restrito a enfermeiros e estudantes de enfermagem. Profissionais interessados de outras áreas também podem participar. Nem é preciso se inscrever. Bastar dirigir-se, nos dias e horários indicados, à sede do hospital, no Campus II da PUC-Campinas: Rodovia D. Pedro I, km 136, Parque das Universidades.

A próxima palestra do seminário ocorrerá no dia 3 de maio, sobre o tema “Preparo Cirúrgico: uma visão ampliada” e terá como palestrante a residente de enfermagem Helen Maria de Lima. Mais Informações sobre o Programa de Residência de Enfermagem do Hospital Celso Pierro e sobre as palestras mensais programadas podem ser obtidas pelo telefone (19) 3729-8518 e pelo e-mail corenf@hmcp.puc-campinas.edu.br

Serviço

O Hospital Celso Pierro oferece Residência Médica e Residência de Enfermagem, ambas reconhecidas pelo Ministério de Educação. O Programa de Residência Médica foi criado em 1987. Neste ano ofereceu 52 vagas, distribuídas em 24 especialidades. No momento, participam do programa 126 residentes e 26 aprimorandos médicos. Dede que o programa foi implantado, 1.100 formandos provenientes de várias faculdades de medicina, inclusive de outros estados brasileiros, concluíram residência no hospital da PUC-Campinas. A Residência em Enfermagem foi implantada em janeiro deste ano, com oferta de oito vagas para sete especialidades.

5 de abril de 2006