O Hospital e Maternidade Celso Pierro, da PUC-Campinas, oferece até sexta-feira, 24 de novembro, um café especial aos doadores de sangue. Enquanto estiverem doando, poderão contemplar música popular instrumental interpretada pelo maestro Ernesto Fabiano, do Centro de Cultura e Arte (CCA) da Universidade. A iniciativa é em homenagem ao Dia do Doador Voluntário de Sangue (25 de novembro).

“Essas ações são para conscientizar as pessoas da importância de ampliar e manter os estoques de sangue”, explica a biomédica responsável do Hemocentro Unidade PUC, Maria Tereza Teori. Ela ressalta que é preciso ampliar as doações, principalmente após o credenciamento do Celso Pierro para oferecer cirurgias cardíacas pelo convênio do Sistema Único de Saúde (SUS). “Para cada procedimento cardíaco são necessários cerca de 30 doadores voluntários de sangue”, observa Maria Tereza.

Para doar, basta ir a uma das unidades do Hemocentro com o documento de identidade (RG). Cada doador fornece 450 ml de sangue com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres. As doações são feitas nas três unidades do Hemocentro de Campinas, localizadas no Hospital de Clínicas da Unicamp, no Hospital Mário Gatti e no Hospital da PUC-Campinas. Cada bolsa de sangue pode salvar até quatro pessoas.

Serviço

O Hemocentro do Hospital e Maternidade Celso Pierro, da PUC-Campinas, está situado na avenida John Boyd Dunlop, s/n, Jardim Ipaussurama. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, para doação de sangue. Mais informações pelo telefone (19) 3729-8382.

21 de novembro de 2006