Diretor italiano participa de debate com alunos e professores

O documentário “O menor exército do mundo”, que retrata os bastidores da guarda suíça do Vaticano, foi apresentado e debatido na manhã de hoje no Auditório Dom Gilberto – Campus I, como parte da 1a Mostra de Cinema Italiano, evento organizado pela Prefeitura de Campinas, representada pela primeira-dama do Município, Sandra Ciocci Ferreira (confira abaixo a programação na Universidade).

A exibição contou com a participação do diretor do filme Gianfranco Panonne, do curador da Mostra, produtor e ator Francesco Siciliano, do organizador do evento na PUC-Campinas, Prof. Me. José Donizeti de Souza e da docente da Faculdade de Jornalismo Profa. Dra. Ivete Cardoso Roldão, responsável por intermediar o debate com os presentes.

Para o coordenador da Coordenadoria de Atenção à Comunidade Interna (CACI), Prof. Me. José Donizeti de Souza, a participação da PUC-Campinas na Mostra de Cinema Italiano é uma grande oportunidade para ampliar a formação cultural dos alunos. “É uma iniciativa muito importante no sentido de ampliarmos a formação de nossos universitários, pois terão contato com filmes de alta qualidade, cada vez mais raros nos cinemas comerciais, além da interação com diretores, atores e professores sobre a produção fílmica italiana”.

O diretor Giafranco Panonne e o ator e produtor Francesco Siciliano comentaram a felicidade que sentiram por participarem da Mostra em Campinas e a possiblidade de conversarem sobre o atual cinema italiano. “Estou muito feliz por apresentar meu trabalho no Brasil e debater um pouco sobre o cinema italiano contemporâneo, pouco divulgado mundo afora”, disse Gianfranco Panonne, diretor de “O menor exército do mundo”.

A docente da Faculdade de Jornalismo, Profa. Dra. Ivete Cardoso Roldão, destaca que além do conhecimento específico oriundo dos debates com os profissionais de cinema, o evento também gera o contato maior dos participantes com a cultura italiana. “Temos muitos descendentes de italianos em Campinas, e a Mostra é, sem dúvida, uma chance para estreitar esses laços”, reforça a Profa. Dra. Ivete Cardoso.

Confira a programação dos filmes que ainda serão exibidos na PUC-Campinas:

Data: 10/04/2017 – início às 19h40
Local: Auditório Dom Gilberto – Campus I da PUC-Campinas
Atividade: Exibição do filme “O conto dos contos” (“Raconti dei racconti”) e debate, em seguida, com a presença do diretor Giafranco Panonne.

Mediador / responsável: Profa. Dra. Juliana Sangion – Faculdade de Jornalismo
Vagas: 401 lugares

Data: 11/04/2017 – início às 14h00
Local: Auditório Cardeal Agnelo Rossi – Campus I da PUC-Campinas