Durante dois dias, universitários da PUC-Campinas deixarão livros e apostilas de lado para conhecer com detalhes os desafios que envolvem todo o processo de criação, produção e venda de um novo automóvel. Do papel à realidade, executivos da Renault do Brasil contarão sua vivência prática a estudantes de diferentes cursos de graduação na segunda edição do “Renault Experience”, que acontece nos dias 24 e 25 de maio, no Auditório Dom Gilberto Pereira Lopes.

“É uma oportunidade excelente para que os estudantes tenham contato com o mercado de trabalho e conciliem a teoria aprendida em sala de aula e prática de profissionais experientes”, afirma Bruno Hohmann, Gerente de Marketing Produto da Renault do Brasil.

Cerca de mil alunos devem participar das palestras que acontecerão na noite do dia 24 e na manhã do dia 25. O case “Sandero Story” contará, por meio de um exemplo prático e real, os bastidores para comercialização de um produto especialmente elaborado para o mercado nacional e que já é sucesso também em outros países do mundo.

Bruno Hohmann, que vai falar sobre vendas, estratégias de marketing e campanha de lançamento, será um dos palestrantes. Além dele, também participarão outros executivos da empresa: Antônio Calcanhoto fará a abertura; Maristela Castanho abordará o processo de definição do novo produto, a escolha do modelo e a adequação ao público consumidor. Júlio Ouro, por sua vez, vai expor o processo de concepção, o design e até a escolha dos fornecedores. Por fim, André Peres explicará o processo de fabricação, o fornecimento de peças e questões de logística.

Aberto a estudantes de todos os cursos, o evento deve atrair principalmente a atenção de alunos de Jornalismo, Administração, Design, Marketing e Engenharias Elétrica e Ambiental. “No ano passado, o Experience foi realizado na PUC do Paraná e foi um sucesso. Os participantes conheceram os detalhes da bem-sucedida trajetória do Sandero e descobriram como uma idéia se transforma em realidade”, completa Bruno. Além das palestras, está prevista a realização de dois workshops sobre marketing e meio ambiente.

Piloto por um dia
O Renault Experience também vai despertar a atenção dos universitários com um centro de convivência que contará com uma área exclusiva onde estarão expostos exemplares do Sandero, Stepway e Clio V6.

A interatividade é uma das marcas do evento promovido pela Renault. Os universitários poderão, por exemplo, participar do concurso “Piloto por um dia”. Para isso, basta responder um pequeno questionário e criar uma frase criativa. Quatro dos estudantes que responderem corretamente à questão e criarem as melhores frases passarão um dia no “Centro Pilotagem Roberto Manzini by Renault”, comandado pelo ex-piloto e instrutor Roberto Manzini, aprendendo técnicas de pilotagem.

O curso, no Autódromo de Interlagos (SP), terá aulas teóricas e práticas, nas quais os alunos sentirão a emoção vivida por um piloto profissional, aprendendo noções que vão da postura correta ao volante ao uso eficiente dos freios, sempre obedecendo a normas internacionais de segurança.

Um site especial na internet foi criado para o Renault Experience. No endereço http://www.rexperience.com.br os universitários poderão fazer suas inscrições para as atividades e obter mais informações sobre o evento.

24 de maio de 2010