Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno
Novo Vestibular

Criatividade é tema de websérie que estreia no PUC-Campinas Play

Produção explora o tema em diversos ambientes e aborda processo de treinamento para ser criativo

A PUC-Campinas Play estreia uma nova uma websérie sobre criatividade, um dos atributos mais valorizados nos dias de hoje, tanto na área acadêmica quanto no mercado de trabalho. A plataforma de streaming, que armazena conteúdos de cultura e educação, lançará um episódio por semana, com um total de cinco capítulos.

A produção leva o telespectador a fazer um passeio por várias faces da criatividade. Primeiramente, a busca por derrubar por terra o conceito de que criatividade é um dom. O conteúdo mostra que, na verdade, a criatividade pode ser desenvolvida com treinamento e pode ser alcançada por todos.

Por isso, a série começa com a definição do tema e a explicação do que realmente é a criatividade. Depois, esclarecimentos sobre como identificar a qualidade em várias esferas. Toda a produção foi executada minuciosamente – desde a escolha dos locais para gravação, iluminação até elementos que inspirassem a criatividade. Tudo para conversar melhor sobre o tema e manter o padrão de qualidade elevado.

“A escolha da locação não foi uma tarefa simples, pois precisávamos de um local que inspirasse a criatividade. Então, precisamos ser cuidadosos. Trabalhamos em 7 pessoas no dia da gravação, fora os profissionais envolvidos em finalização e pós”, explica Felipe Jardim, diretor e roteirista da produtora Dúcci Films, responsável pelo conteúdo.

Na websérie de cinco capítulos, o tema também é abordado com foco no ambiente escolar. A produção traz à luz os obstáculos de boa parte das escolas em abrir mão de padrões para buscar o novo. Fala sobre a dificuldade de muitas instituições em deixar para trás conceitos ultrapassados que apontam apenas para certo e errado, quando o momento acena para a reinvenção e o incentivo à liberdade criativa.

Outro ambiente onde a criatividade tem um alto valor nos dias de hoje é no trabalho. Por isso, o tema nesse ambiente também é apresentado. A busca por ser mais criativo não é restrita a áreas mais ligadas a arte, mas é valorizado em qualquer ambiente que busque um conteúdo que seja inovador, tenha engajamento e seja diferenciado. Tudo passando pelo treinamento, desenvolvendo cada vez mais a habilidade de ser criativo.

Os dois últimos episódios falam sobre o processo de desenvolvimento da criatividade, o passo a passo e as formas de treinar para se alcançar um melhor desempenho.

“Aprendemos muito também durante todo o processo. Pensávamos todos os dias que os conteúdos propostos tinham muito valor e se nós que estávamos produzindo estávamos aumentando o nosso conhecimento, imagine os assinantes, o quanto as pessoas podem enriquecer suas habilidades”, comenta Felipe Jardim. O diretor ainda reforça que todos podem encontrar o caminho para serem criativos. “A criatividade é um tema para ligar um alerta de atenção, pois justamente abordamos que a criatividade é para todos, todas as profissões, todas as pessoas, até as que se consideram nada criativas”, completa.

Com mais essa produção, o PUC-Campinas Play cumpre mais uma vez o seu papel, de modo a criar cenários de oportunidades e oferecer novas experiências de aprendizagem, como reforça Fellipe Zaremba, Gerente de Educação Digital e Educação Continuada da PUC-Campinas. “Novas tecnologias desempenham um papel importante na construção do aprendizado, e com o streaming não é diferente. Intuitiva, a ferramenta permite acesso por Smartphone, TV ou tablet. O serviço possibilita, ainda, que os assinantes criem suas contas, assistam aos materiais, organizem os certificados e avaliem os conteúdos pelo site e pelo aplicativo”, explica.

PUC-Campinas Play

O PUC-Campinas Play é uma plataforma de streaming criada para disseminar conhecimento no meio digital de forma acessível e inovadora via assinatura, reunindo conteúdos de educação e cultura.

Além dos materiais inéditos, uma série de outros conteúdos está disponível na plataforma, com divisão por temática e áreas de conhecimento, mapas de interesse, trilhas de formação e séries. São vídeos sobre gestão de carreira, sustentabilidade, tecnologia, finanças, empreendedorismo, bem-estar etc., bem como nanolearning ─ aulas breves ─ de até 15 minutos.

O conteúdo presente na plataforma é definido por um Comitê de Política Editorial, formado por docentes de diferentes áreas da PUC-Campinas, e gravado por produtoras externas. O objetivo da curadoria, além da proposição de temas, é assegurar o padrão de qualidade, consistência e originalidade dos materiais do PUC-Campinas Play.

A assinatura do PUC-Campinas Play deve ser feita exclusivamente pelo site http://play.puc-campinas.edu.br. O pagamento pode ser mensal (R$ 21,70) ou anual (R$ 238,70). Estudantes da PUC-Campinas têm desconto de 50% nesses valores. Há, ainda, a opção de acesso avulso por nanolearning ou vídeo (R$ 7,90). Para dúvidas ou mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (19) 9 9845-3152.

Carlos Giacomeli
30 de junho de 2022