Central de Atendimento ao Aluno Relacionamento Área do aluno
Vestibular 2022

Crescimento do mercado gastronômico é trunfo do novo Curso de Gastronomia, que terá coordenação de chef renomada

Superior de Tecnologia em Gastronomia usará metodologia das principais escolas do mundo e será coordenado por Andréia Pimentel, referência nacional em entomofagia

A PUC-Campinas está com inscrições abertas para o Vestibular 2022, tendo como atrativo o novo Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia. Coordenado pela chef Profa. Andréia Pimentel, referência nacional em entomofagia e comidas exóticas, o curso é oferecido em meio ao avanço do mercado da culinária no Brasil e ao potencial turístico da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Segundo estudo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), houve crescimento superior a 10% no mercado gastronômico nos últimos anos. Com os investimentos expressivos em delivery e a retomada dos atendimentos presenciais, a aposta é de aumento do consumo e aquecimento do setor. De acordo com o IBGE, o consumidor brasileiro gasta cerca de 25% de sua renda com alimentação fora de casa.

Clique aqui para saber mais sobre o curso e se inscrever

Segundo a economista Eliane Rosandiski, as atividades de turismo estão impulsionadas em razão da reabertura da economia. Na região de Campinas, onde o curso está sendo implementado, os eventos gastronômicos integram o grupo dos principais segmentos do turismo local, oferecendo culinária de qualidade, circuitos gastronômicos com chefs de cozinha etc.

Em seu levantamento pelo Observatório PUC-Campinas, Eliane demonstrou as oportunidades à economia do turismo na RMC, sobretudo aos segmentos de cultura e negócios, espaços em que os profissionais de gastronomia também estão inseridos. “Junto ao potencial de crescimento do turismo na região, surgem as oportunidades de geração de trabalho e renda, inclusive aos novos profissionais que atuam na área da culinária”, destaca a economista.

O Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da PUC-Campinas, que nasce nesse contexto, terá duração de 2 anos e será oferecido no período matutino. Entre os diferenciais, destacam-se a maior carga horária de aulas práticas em alta gastronomia e a adoção de uma metodologia conhecida como learning by doing (aprender fazendo), utilizada nas mais renomadas escolas do mundo. O curso privilegia aulas práticas em laboratórios que simulam cozinhas profissionais, fazendo com que o estudante seja inserido na profissão desde o primeiro dia de aula.

A coordenadora técnica do curso será a chef Profa. Andréia Pimentel, referência nacional em comidas exóticas e entomofagia (uso de insetos na alimentação humana). Para a Organização das Nações Unidas (ONU), os insetos podem ser uma fonte poderosa de proteína no futuro, em virtude do salto da população mundial, que deve chegar a 10 bilhões de pessoas até 2050. Essa seria uma alternativa nutritiva e sustentável para alimentar tanta gente.

Pós-graduada em gastronomia, com especializações internacionais em culinária francesa e peruana pela Le Cordon Bleu, Andréia é a atual chef do quadro Cardápio Surpresa, do Programa Eliana (SBT), e jurada da revista Veja Comer & Beber de Campinas.

O Vestibular da PUC-Campinas tem inscrições abertas até 3 de novembro, com desconto de 10% até 18 de outubro. Além de Gastronomia, serão oferecidas vagas em mais de 60 cursos da Universidade

Vinícius Purgato
14 de outubro de 2021