Alunas do ensino médio recebem prêmio em torneio regional com a produção de revista sobre contaminação do solo. Colégio recebe menção honrosa nacional pela qualidade dos trabalhos

O Colégio Pio XII recebeu, no Rio de Janeiro, no último dia 25 de maio, uma menção honrosa como escola destaque na 3ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente. O evento foi promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pela Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Abrasco). O colégio recebeu o prêmio pela qualidade dos quatro trabalhos enviados ao concurso.

Outro prêmio conquistado pelo Colégio Pio XII foi na categoria regional Sudeste, com a revista Energia Total, produzida pelas alunas do ensino médio Marcella Gouveia Villas Boas e Adriana Franco Rodrigues. A revista, que competiu com 300 outras produções na região, tem como tema a contaminação do solo por postos de combustíveis, pilhas e baterias.

A professora de biologia e orientadora da revista, Luciane Gaspar Duarte, recebeu o prêmio da vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Maria do Carmo Leal. Os vencedores da etapa regional ganharam uma viagem para o Rio de Janeiro e participaram da escolha do campeão nacional. Estavam presentes nessa comemoração dos 107 anos da Fiocruz, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o presidente da Fiocruz, Paulo Buss, e representantes dos Ministérios de Ciência e Tecnologia e da Educação.

A olimpíada é uma competição nacional de caráter educativo, que busca promover o desenvolvimento de projetos multidisciplinares e cooperativos baseados na reflexão sobre temas ligados à ciência, saúde e meio ambiente. Além disso, visa incentivar projetos pedagógicos que valorizem a interação entre professores, alunos e a comunidade. O torneio teve apoio da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Portal Puc-Campinas
30 de maio de 2007