Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Área do aluno
Vestibular 2021

Parte integrante da formação do estudante, que vivencia a prática da profissão a partir do 8º semestre ao garantir serviços psicológicos gratuitos à população – sobretudo da Região Metropolitana de Campinas –, o serviço-escola de Psicologia existe desde 1967 na PUC-Campinas. Conveniado com o SUS (Sistema Único de Saúde), o espaço promove não apenas a formação dos alunos, mas também a saúde mental das pessoas atendidas.

Ao procurar pelos atendimentos, seja por demanda espontânea, seja por encaminhamento, o indivíduo passa por um processo de acolhimento psicológico, que resulta posteriormente na indicação de um plano de cuidado. Essa indicação pode ser realizada na própria clínica, dentro das modalidades ofertadas (intervenção individual, intervenção de grupos, avaliação psicológica e oficinas psicoeducativas) ou resultar, ainda, em encaminhamentos externos para outros equipamentos considerados mais adequados à necessidade identificada.

Os acolhimentos psicológicos são agendados em datas específicas divulgadas pelo serviço-escola e ocorrem mediante apresentação de documento com foto, encaminhamento (quando houver), cartão do SUS e comprovante de endereço original. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados pelos responsáveis legais. Os atendimentos são programados de acordo com disponibilidade de agenda, podendo o paciente ser destinado a uma fila de espera.

O serviço-escola, que está situado no prédio do Ambulatório de Especialidades, no Campus II da PUC-Campinas, também oferece à comunidade o Programa de Valorização Profissional “Se Liga no Trabalho”, voltado a pessoas que estão em busca de emprego. Os interessados devem realizar inscrição na recepção do serviço. O telefone para contato é o (19) 3343-6846.