Ciesp Campinas doa milhares de máscaras e recipientes de álcool em gel para campanha da PUC-Campinas

Representantes de empresários também conheceram o espaço Mescla, no Campus I

O Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) Campinas fez uma doação de máscaras e frascos de álcool em gel para a campanha da PUC-Campinas que está arrecadando alimentos e materiais de higiene e limpeza para famílias carentes. A entrega contou com a participação do Grão-Chanceler da Universidade, Arcebispo Dom João Inácio Müller, do Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior e do Diretor do Ciesp-Campinas, José Nunes Filho.

“Agradeço aos empresários ligados ao Ciesp e outras empresas e pessoas que estão auxiliando nossa campanha, em uma ação evangélica. Isto aqui é um gesto de amor. Nossas cidades têm muitos bolsões de pobreza, nossas paróquias e padres têm contato direto com as pessoas que vivem nesses locais e podem auxiliá-los. Quem está doando, com esse gesto, está levando alegria em meio a tanta tristeza que vivemos”, afirmou D. João Inácio.

Foram entregues na manhã de terça-feira (30), no Campus I, 5 mil máscaras protetoras e 5,4 mil recipientes de 275 ml de álcool em gel. O Ciesp-Campinas conta com aproximadamente 560 empresas associadas, distribuídas em 19 municípios da região (Campinas, Valinhos, Sumaré, Pedreira, Amparo, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Itapira, Holambra, Jaguariúna, Paulínia, Hortolândia, Artur Nogueira, Santo Antônio da Posse, Estiva Gerbi, Conchal, Serra Negra, Lindóia e Águas de Lindóia).

“Nós reforçamos o relacionamento com o Ciesp desde que fomos convidados a apresentar a Universidade e seus projetos aos empresários do conselho. Na época começamos e estreitar também o contato com o Senai e queremos continuar isso, também com o Sesi, para trocar conhecimentos e experiências. Mas nunca pensei que teríamos uma experiência como essa de hoje. Não estamos estudando cenários, planejando parcerias e negócios, estamos vivenciando um gesto de amor e de solidariedade”, disse o Reitor Germano Rigacci Júnior.

“O Senai montou um tipo de indústria para produzir máscaras e envazar frascos de álcool em gel. As escolas e mais 11 montadoras participaram produzindo esse material para doações e vai continuar produzindo. Também estamos com uma série de outras ações, como a de distribuir comidas prontas feitas nos refeitórios de nossas escolas”, disse José Nunes Filho.

O Reitor Germano ressaltou que a Universidade tem essa missão de, por meio de suas atividades de Extensão, levar para toda a comunidade conhecimento, arte, cultura, soluções para enfrentar dificuldades e também solidariedade, auxiliando diretamente quem está passando por mais necessidade neste momento de pandemia.

Estiveram presentes na cerimônia Paula Carvalho (gerente regional), Eniceli Rodrigues Moraes Pinto (diretora do Senai “Zerbini”), Sergio Souza (diretor da Fiesp), Everson Capobianco (diretor do Senai “Roberto Mange”) e André Silva (diretor do Sesi Amoreiras).

Mescla

Depois da entrega do material, os representantes do Ciesp conheceram o espaço Mescla, inaugurado neste ano pela Universidade para desenvolver projetos conjuntos entre a comunidade acadêmica e empresas, além de apoiar o desenvolvimento de novos produtos e dar suporte técnico, educacional e científico a empreendedores.

O espaço abriga o Laboratório Digital e o Mescla Coworking. No setor de coworking, empreendedores podem utilizar o espaço físico e sua estrutura, como telefones, internet, local para reuniões e videoconferências

Também há uma série de cursos para auxiliar os empreendedores, com empresas e mentores, em diversas áreas, como as de administração, contabilidade e marketing, abrangendo temas que auxiliem os envolvidos nas novas empresas em formação a ter sucesso em seus negócios.

No Laboratório de Fabricação Digital há quatro impressoras 3D, fresadoras, cortadoras laser, termomodeladora, furadeiras de bancada, lixadoras, seccionadoras, máquina de costura, esmerilhadeira e outros equipamentos.

O usuário pode utilizar desde os programas de computador para desenhar esses protótipos até diferentes materiais para realizar sua confecção, como acrílico, MDF, plásticos para 3D e diferentes circuitos. O laboratório também incentiva a utilização de material de reciclagem em sua produção.

Marcelo Andriotti
30 de junho de 2020