Mescla
Mescla
Observatório PUC-Campinas
Observatório
PUC-Campinas
Facebook
Central de
Atendimento
ao Aluno

Teatro

Criado em 1987, o Teatro do Centro de Cultura e Arte têm desenvolvido trabalhos de pesquisa dos fundamentos da linguagem teatral à sedimentação do talento dramático de seus participantes.

Parte de seu repertório teatral, possibilitou montagens como: “Fábrica da Vida” (adaptação de “Morte e Vida Severina” de João Cabral de Mello Neto), “De Vinícius” (poemas de Vinícius de Moraes), “Guerra mais ou menos Santa” (Mário Brasili), A História é uma História” (Millôr Fernandes) e o exercício teatral “Senhora dos Afogados” (Nelson Rodrigues) e “Ainda é preciso falar” (adaptação do “Romanceiro da Inconfidência” de Cecília Meirelles).

Em 2020, com a reestruturação do CCA e a criação dos Núcleos Artísticos Experimentais, esta linguagem artística – Teatro – pretende atender maior quantidade de membros da comunidade interna, pelos Campi, a partir das Oficinas Artísticas.

O Núcleo Teatro é dirigido pela Diretora Teatral Bruna Lima.

Oficinas Artísticas

Campus I, CLC, Prédio H1, sala 803 –   às 2ª-feiras, das 16h às 19h e aos sábados das 8h30 às 11h30.

Campus II, CCV, Bloco B, sala B38 – às 4ª-feiras, das 16h às 19h – aos sábados, sala B41, das 8h30 às 11h30.

Contato

Comunicação: (19) 3343-5810
Secretaria: (19) 3343-5806

E-mail: cca.teatro@puc-campinas.edu.br

Contato

Adaptações / Montagens

O Grupo conduz atividade teatral como um mecanismo importante no processo Ensino Aprendizagem; desenvolve sensibilidades teatral; pesquisas sobre a Arte Dramática e produz apresentação teatral, como produto final.

Veja o histórico das montagens do grupo pelas abas abaixo.

O 3º Sinal pretende revelar a angustia e a expectativa dos atores antes de iniciar um espetáculo passando pelos três sinais. Pretende também mostrar um outro caminho dos três Sinais…dentro da própria vida …iniciando com o primeiro sinal a fecundação…o segundo sinal …a vida intrauterina e o terceiro sinal…o nascimento para o espetáculo da vida.

O Grupo de Teatro do CCA convida para  o Espetáculo teatral “O Relógio Encantado” – 28 e 29/11/17, às 19h30, Campus I: Aud. D. Gilberto.

Clique aqui e assista uma sinopse do evento.

Inscreva-se e obtenha declaração de participação para fins acadêmicos.

O evento mostra a contribuição dos teatros musicais para o desenvolvimento da arte. que, através do canto e da dança, criticam com leveza e inteligência diversos aspectos da vida em sociedade, sempre com propostas artísticas para a reflexão.

Composto por vários esquetes, ‘Brasilidade’ não tem a proposta de dar respostas definitivas, mas sim de questionar: O Brasil conhece o Brasil? “Brasil, mostra a tua cara” cantava Cazuza nos anos 80. Mas, afinal, que cara tem o Brasil? Somos gigantes acordados, ou pequenos conformados? Nosso passado continua presente. E até quando seremos o país do futuro?

O espetáculo Cineteatro, dirigido pelo professor Paulo Afonso Coelho, é uma peça que está sendo montada pelos integrantes do Grupo de Teatro do CCA – PUC-Campinas, e conta com a colaboração de mais de 30 pessoas, entre alunos, integrantes da comunidade externa, funcionários da universidade e colaboradores. Este trabalho está sendo desenvolvido desde o mês de fevereiro.

Cineteatro procura mostrar nos palcos a importância da sétima arte desde sua criação até os dias de hoje. Composta por várias esquetes, o espetáculo busca fazer com que o público reflita sobre diversos temas sociais, políticos, históricos e situações cotidianas; afinal, o cinema já retratou diversos aspectos de nossa vida, desde os mais banais até os mais significativos.
A origem do cinema, passando por seus diversos gêneros, além do cinema brasileiro, os musicais, a dança, a transição do cinema mudo para o falado, filmes marcantes e personagens importantes da história da sétima arte também são contemplados no espetáculo.
Cineteatro procura aproximar o público da essência do cinema, trazendo romance, drama, comédia, personagens marcantes, tanto da ficção quanto da história real, sem perder de vista o lado crítico e social que transformaram essa arte em um grande instrumento político e uma ótima opção de lazer.

Reflexos no espelho

A montagem teatral “Reflexos no espelho”, elaborada pelo grupo de Teatro Universitário, sob a direção do prof. Paulo Afonso Coelho, aborda temas da atualidade que possuem enorme relevância pessoal e social.

histórico das montagens

Cartaz, filipetas, fotos, programas…

O Grupo conduz atividade teatral como um mecanismo importante no processo Ensino Aprendizagem; desenvolve sensibilidades teatral; pesquisas sobre a Arte Dramática e produz apresentação teatral, como produto final.

Veja o histórico das montagens do grupo pelos cartazes

Momentos

Flor de Lótus

Théatron

Seminário sobre Bertold Brecht

Radiofonizando

Radiofonizando (out)

Nós ainda somos …

Fragmentos de Lorca

Lorca

Curvas

Auto de São Lourenço

A História é uma história

Ainda é preciso falar

De Vinícius