Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Promover a prática esportiva e a inclusão social é uma das metas do Centro Interdisciplinar de Atenção ao Deficiente (Ciad) da PUC-Campinas. Com esse intuito, o Grupo de Dança para Todos participará nos dias 15 e 16 de junho do 5º Campeonato Brasileiro de Dança em Cadeira de Rodas, em Piracicaba (SP). O evento ocorrerá na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

O grupo da PUC-Campinas será representado pelo casal de dançarinos Ísis Maria Ramos de Almeida e Roberto Ciasca. Anteriormente o casal participou, na condição de novato, do 3º Campeonato Brasileiro, em 2004. Ciasca é professor da Faculdade de Terapia Ocupacional da PUC-Campinas e responsável pela área da saúde no Ciad. Sua parceira na dança, Ísis, é formada em Educação Especial na PUC-Campinas e atua como voluntária no Grupo de Dança Para Todos.

O Ciad atende a cerca de 600 pessoas com deficiência por semana, algumas encaminhadas pelas instituições e outras pelos próprios familiares. Sua coordenadora, Roberta Puccetti, é também professora da Faculdade de Artes Visuais da PUC-Campinas e pesquisadora do tema. Sua tese de doutorado é sobre educação artística e inclusão dos portadores de necessidades especiais.

CIAD promove série de eventos sobre inclusão durante o ano

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil cerca de 14,5% da população são de pessoas com algum tipo de deficiência. A professora Roberta diz que somente na década de 80 este grande contingente populacional passou a sair de suas casas. “A partir da década de 90 as pessoas com deficiência tiveram mais oportunidades de inclusão na sociedade, mas ainda há muito o que ser feito”, observa Roberta.

O Ciad promoverá durante todo o ano atividades que fomentem o debate sobre a sociedade e os deficientes. Estão previstos simpósios, mostra itinerante de artes, o lançamento de um programa de TV em parceria com a TV PUC-Campinas, torneios olímpicos especiais e um festival sobre artes sem barreiras. Em maio último, alunos e professores da PUC-Campinas participaram do I Fórum Capacitando para Diversidade Special Olimpcs: Artes sem Barreira. A ponto alto da programação do CIAD este ano será o Congresso Nacional sobre Inclusão de Pessoas com Deficiência, em novembro, que deverá reunir os principais especialistas brasileiros na PUC-Campinas.

Serviço
O Centro Interdisciplinar de Atenção ao Deficiente (Ciad) completa 15 anos em 2006. Está localizado no Campus I da PUC-Campinas (Rodovia D. Pedro I, Km 136, Parque das Universidades). Mais informações pelo telefone (19) 3756-7116. Este e outros press releases sobre a PUC-Campinas, assim como contatos com fontes e canais para divulgação de pesquisas e envio de sugestões de pauta podem ser acessados no site da Assessoria de Imprensa – www.puc-campinas.edu.br/imprensa.



Portal Puc-Campinas
13 de junho de 2006