Carteirinha estudantil digital pode ser tirada gratuitamente pela internet

A identificação pode ser baixada nas lojas de aplicativos e dá direito à meia-entrada em eventos

A carteirinha digital gratuita do Ministério da Educação (MEC), ID Estudantil, já pode ser baixada nas principais lojas de aplicativos: a Apple Store, para iOS, e Google Play, para Android. Os alunos que estão entrando agora nas universidades, entretanto, deverão esperar ainda pelo cadastramento de seus dados no MEC pelas instituições de ensino, o que deverá ocorrer em breve.

O aplicativo é encontrado tanto pela procura por “ID Estudantil” nas lojas, quanto no espaço “Governo do Brasil”, dentro das plataformas.Todas as informações sobre o programa da ID Estudantil encontram-se no site idestudantil.mec.gov.br.

A carteirinha de estudante dá o direito ao benefício de meia-entrada em shows, teatros e outros eventos culturais e esportivos, sem que isso gere um custo extra. Basta o aluno estar devidamente matriculado, com seus dados no SEB (Sistema Educacional Brasileiro) e baixar o aplicativo nas lojas virtuais de celular.

A identificação nos eventos será por meio de leitura de QR Code, localizado abaixo da foto da pessoa no aplicativo. Se a instituição tiver enviado os dados, basta os alunos baixarem o APP.

Os usuários vão precisar inserir o CPF, o nome completo, telefone para envio de SMS e e-mail. O próximo passo é aceitar os termos e políticas de uso do aplicativo. Depois disso, os estudantes deverão acessar “Minha ID Estudantil” para, então, obter o documento em formato digital.

Os estudantes de 18 anos ou mais devem tirar uma foto do próprio rosto para comparar com a da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) disponível no banco de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Caso não seja habilitado, deve tirar foto de frente e verso da Carteira de Identidade (RG) para comparação da imagem da face. Isso servirá para coibir fotos falsas ou de terceiros.

O CPF é informado pelo representante da instituição de ensino no SEB. Tanto o CPF quanto o login único gov.br, onde constam diversos serviços do governo federal, são importantes para o serviço. No caso dos menores de idade, é preciso que o responsável legal baixe o APP e permita que o jovem tenha acesso. Só aí é que os alunos poderão fazer o download da ID Estudantil.

*Com informações do Ministério da Educação

Marcelo Andriotti