Universidade é uma das únicas do estado a ter projetos aprovados para Pibid 2010

A PUC-Campinas é a única Universidade privada da Região Metropolitana de Campinas (RMC) a ter projetos aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para participar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), edição 2010, da Capes.

Nesta edição do Pibid, 28 Instituições de Ensino Superior comunitárias tiveram projetos aprovados pela Capes. A PUC-Campinas participará com 70 alunos bolsistas, um coordenador Institucional, cinco coordenadores de área de cursos de licenciatura. São eles: Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Letras, Matemática, Pedagogia.

Neste Projeto, alunos e professores da PUC-Campinas desenvolverão atividades pedagógicas junto aos professores de escolas estaduais e municipais de Campinas com o objetivo de estimular o exercício da docência, valorizar a figura do professor em sala de aula e desenvolver novas metodologias de ensino. “Nossos projetos visam valorizar e apoiar os estudantes dos cursos de licenciatura incentivando-os para o exercício da atividade docente”, explica a professora Damaris Puga de Moraes, responsável pela Coordenadoria Especial de Licenciaturas da PUC-Campinas.

Os selecionados receberão bolsas da Capes para a realização dos projetos que têm como objetivo proporcionar aos futuros professores a participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino e aprendizagem.

Até 2009, apenas Universidades públicas (estaduais e federais) podiam participar do PIBID. Este ano, a Capes convidou as Instituições de Ensino Superior comunitárias e confessionais a integrarem o projeto. De todo o Brasil, apenas 28 Instituições tiveram projetos aprovados, entre elas a PUC-Campinas, com cinco subprojetos. No total, a Capes aprovou 28 projetos de 128 licenciaturas, 394 bolsas de professor supervisor para docentes da rede pública de ensino e 2.286 bolsas para estudantes de licenciaturas.

Historicamente a PUC-Campinas investe e acredita na importância da formação e capacitação de professores e, como medida de incentivo, adota a política de concessão de bolsas para os estudantes desses cursos por meio do Vestibular Social – Licenciaturas.

Atendimento à Imprensa:
Adriana Furtado