Campanha da Fraternidade 2022 é lançada com o tema “Fala com sabedoria, ensina com amor”

É a terceira vez que a Igreja vai aprofundar o tema da educação em uma campanha

A Campanha da Fraternidade 2022 foi lançada na Quarta-Feira de Cinzas com o tema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). É a terceira vez que a Igreja no Brasil vai aprofundar o tema da educação em uma Campanha da Fraternidade. Desta vez, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco.

A Campanha estimula a promoção de diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário.

Entre seus objetivos estão os de analisar o contexto da educação na cultura atual e seus desafios potencializados pela pandemia, o impacto das políticas públicas na educação, pensar o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo com a colaboração dos educadores e das instituições de ensino, e incentivar propostas educativas que promovam a dignidade humana, entre outros.

Também propõe promover uma educação comprometida com novas formas de economia, de política e de progresso verdadeiramente a serviço da vida humana, em especial, dos mais pobres.

“Desejo de todo o coração que a escolha do tema ‘Fraternidade e Educação’ torne-se causa de grande esperança em cada comunidade eclesial e de efetiva renovação nas escolas e universidades católicas, a fim de que, tendo como modelo de seu projeto pedagógico a Cristo, transmitam a sabedoria educando com amor, tornando-se assim modelos desta formação integral para as demais instituições educativas”, afirmou o Papa Francisco em uma mensagem sobre a campanha.

Marcelo Andriotti
3 de março de 2022