Os dados do Boletim Econômico- Acompanhamento Comércio Exterior da PUC-Campinas, referente ao mês de julho, apontam um aumento da exportação da Região Metropolitana de Campinas (RMC), de 4,9% e a importação, de 11,1%, em relação a junho. No acumulado do ano (janeiro a julho), em relação ao mesmo período em 2009, a exportação cresceu 21% e a importação 29,9%. A exportação cresce impulsionada por bens da indústria de transportes, com destaque para a exportação de automóveis e autopeças.

De acordo com a pesquisa, a exportação que mais se expande na RMC é a de bens da indústria automotiva, o automóvel já é o principal produto de exportação da RMC (representa 11,5% de tudo que a região exportou no período). Com a expansão do comércio exterior de bens automotivos, as cidades de Indaiatuba e Sumaré mudaram suas posições no ranking dos municípios mais exportadores da RMC, ocupando agora o segundo e o terceiro lugar, respectivamente, Campinas permanece na primeira posição. Hortolândia é outro município com exportações em forte expansão alavancadas por vendas de bens ligados ao setor de transportes ferroviário. Em julho o crescimento das exportações de Hortolândia foi de 33,5% (a RMC apresentou crescimento de 4,9%) e no acumulado do ano – de janeiro a julho – a expansão da venda externa das firmas de Hortolândia foi de 177,7%, muito acima da exportação da RMC que neste mesmo período registrou crescimento de apenas 21%.

A expectativa para o comércio exterior da RMC é de que até o final do ano as exportações ultrapassem 5 bilhões de dólares, valor cerca de 20% acima de 2009, mas 10% abaixo de 2008. E, as importações devem ultrapassar a casa dos 11 bilhões de dólares, ficando cerca de 30% acima de 2009, retornado, no entanto, ao patamar observado em 2008.

Os dados do Boletim Econômico da PUC-Campinas Acompanhamento Comércio Exterior são analisados pelo professor Adauto Roberto Ribeiro do Centro de Economia e Administração (CEA) da PUC-Campinas. A pesquisa completa está disponível no site www.puc-campinas.edu.br/imprensa.

Atendimento à Imprensa
Ana Paula Moreira