Os dados do Boletim Econômico – Acompanhamento Emprego da PUC-Campinas, referente ao mês de novembro, mostra que a Região Metropolitana de Campinas (RMC) criou cerca de 6.337 novos postos de trabalho. No acumulado do ano, o saldo de emprego fica positivo em mais de 27 mil vagas. Mesmo com o resultado já positivo na criação de emprego, as perdas acumuladas na massa salarial em 2009 ultrapassam o valor de R$ 25 milhões.

Atividades industriais e comerciais lideram o processo de criação de vagas. Ao todo foram geradas 2.080 novas vagas na indústria e 2.460 no comércio. O município de Campinas mantém a liderança com a criação de 2.231 novas vagas. Outros municípios que se destacaram na criação de empregos são: Indaiatuba (721) e depois Americana (484), Itatiba (431) e Santa Bárbara D´Oeste (392).

Os níveis de remuneração média dos contratados ficam acima da média observada na RMC tanto em Hortolândia (R$ 1.341) como em Jaguariúna (R$ 1.292), devido à participação do emprego industrial nesta média. No entanto, tais municípios não se destacam na geração de emprego.

Com a criação de mais 2.080 postos de trabalho em novembro, o setor industrial consolida sua participação no processo de contratação da RMC. Os segmentos de material de transporte (494), de material elétrico e de comunicações (340) e de produtos alimentícios e de bebidas (330) lideram as contratações. O Boletim Econômico – Acompanhamento Emprego é feito pela professora do Centro de Economia e Administração (CEA) Eliane Navarro. A pesquisa completa está disponível no site www.puc-campinas.edu.br/imprensa.

Portal Puc-Campinas
19 de janeiro de 2010