Amanhã (15/12), às 19h30, ocorre o Prêmio Projeto da Faculdade de Análise de Sistemas, no Auditório Dom Gilberto, no campus I da PUC-Campinas. O evento, que ocorre há 15 anos, premia anualmente o melhor trabalho de conclusão de curso da Faculdade de Análise de Sistemas da Universidade.

Para concorrer ao prêmio, os alunos apresentam seus projetos para uma banca formada por professores da faculdade. Em seguida, os trabalhos escolhidos passam por outra banca, dessa vez formada profissionais da área e atuantes no mercado. Este ano, os convidados para banca examinadora externa são: Pedro Jaime Ziller de Araujo, presidente da IMA – Informática Municípios Associados; Marcelo da Silva Carreras, CIO da CPFL ENERGIA; Ubirajara de Oliveira Costa Júnior, CPQD; Carla Silva, Microsoft Brasil; Fábio Pagani, Acquasoftware, Rodrigo Bonacin, CTI – Centro de Tecnologia e Informação Renato Archer; Maria Isabel de Campos, Play It e, Emerson Felipe da Fonseca, Stefanini.

Este ano foram apresentados 30 projetos, e desses, cinco foram selecionados para concorrerem ao prêmio final: Sistema de Gestão Ambiental, Rotas Turísticas, Gerenciamento de Projetos Baseados em Scrum, Ensino Musical e Hydrosys. Todos os trabalhos consistem na produção de um software, desde a sua criação até a execução.

Para o professor José Estevão Picarelli, professor responsável pelo evento, essa premiação é um dos mais importantes eventos da Faculdade. “Depois da formatura e do vestibular, esse evento é o mais importante, porque motiva os alunos a desenvolverem trabalhos cada vez melhores” garante.

Sobre os projetos:

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
O projeto, realizado pelos estudantes Alexandre Hideki, Bruna Cristina Medeiros, Guilherme Barbi e Kátia Priscila de Souza, contou com a orientação do professor Orandi Mina Falsarella. O Sistema de Gestão Ambiental auxilia as organizações na obtenção da certificação ISO 14001 e na melhoria de seus processos de gerenciamento voltados para o meio ambiente. O SPEGA, como é popularmente conhecido, tem como foco as organizações que busca a sustentabilidade ambiental, melhor visibilidade no mercado e redução de custos com desperdícios, além da certificação ISO 14001

ROTAS TURÍSTICAS
Realizado pelas alunas Fernanda Luisa, Natasha Amendola e Pamela Trevisan, o projeto contou com a orientação do professor Orandi Mina Falsarella. Popularmente conhecido por seGuia, o programa tem por objetivo auxiliar pessoas a planejarem roteiros turísticos compostos por pontos que despertarão o interesse do viajante. O ponto turístico é selecionado a partir de informações fornecidas no momento do cadastro pelo visitante.

GERENCIAMENTO DE PROJETOS BASEADOS EM SCRUM
O projeto foi realizado pelos alunos Alex Silva Souza, Fabiano Amaro Costa, Felipe Pereira dos Santos e Giuliano Stachetti, também foi orientado pelo professor Orandi Mina Falsarella. O software Scrum Based foi criado para produzir outros softwares. A metodologia de criação desses programas são baseadas na tecnologia Scrum, uma ferramenta que permite uma maior interação entre produtores e clientes e melhor visibilidade das interações dos produtos.

ENSINO MUSICAL
Idealizado pelos alunos Carlos Paulino, Edmar Carlos da Silva, Luis Felipe Gomes Gregorato e Thiago Finatti, teve como orientador o professor Orandi Mina Falsarella. Popularmente conhecido por Harmônico, o programa ensina, de maneira simples e diferenciada, a teoria musical, por meio de aulas teóricas e exercícios práticos; voltada para os instrumentos de corda, o que permite liberdade autonomia para o aprendizado do aluno.

HIDROSYS
Produzido pelos alunos Felipe Waltrick Pedro, Nathália Athayde Padovani, Rafaela Huziwara Lemes de Lima e Rodrigo Souza Mendonça, contou com a orientação do professor João Carlos Orosz. O sistema tem como objetivos digitalizar os dados resultantes da análise das águas, monitorar o nível da qualidade das bacias hidrográficas, destacar maiores causadores de poluição e informar a qualidade das águas através de relatórios e gráficos.

SERVIÇO:
Prêmio Projeto da Faculdade de Análise de Sistemas
Data: 15/12/2009
Local: Auditório Dom Gilberto, Campus I
Horário: 19h30
O Campus I da PUC-Campinas fica na rodovia Dom Pedro I, km 136, Parque das Universidades

Portal Puc-Campinas
14 de dezembro de 2009