Alunos disputam 2ª Maratona da Faculdade de Engenharia Mecânica

Carrinhos elétricos feitos pelos estudantes passaram por três provas

A PUC-Campinas realizou, no último sábado, dia 22 de setembro, a 2ª Maratona da Faculdade de Engenharia Mecânica, na qual alunos do 1º ano do Curso apresentaram carrinhos elétricos desenvolvidos para a disciplina de Introdução à Engenharia.

O evento, que foi aberto ao público, recebeu amigos e familiares de estudantes, que puderam acompanhar as três provas às quais os carrinhos foram submetidos: eficiência energética e regularidade – cujo propósito era percorrer certa distância em um tempo pré-determinado –, subida de rampa, e velocidade.

fotos carros eletricos (53)fotos carros eletricos (55)

O professor Cássio Zapaterra, que esteve à frente da orientação na produção dos carrinhos, enalteceu a importância da experiência prática para o aprendizado dos alunos. “A maioria dos cursos de Engenharia Mecânica ainda aplica a disciplina introdutória de modo eminentemente teórico. Aqui a gente trata como um projeto especial, integrando o aluno desde cedo à prática da profissão”, afirmou.

Pedro Henrique de Luca, aluno do Curso, passou por todas as etapas de desenvolvimento e, no final, com o carrinho pronto e colocado à prova pela comissão julgadora, resolveu dividir esse momento com a família. Os pais e a irmã, que saíram da cidade de São Carlos, a cerca de 150 quilômetros de Campinas, viram de perto o trabalho realizado ao longo do último semestre. “É mais um passo na carreira dele que, desde pequeno, já gostava de montar diversas coisas. Vê-lo aplicando alguns conhecimentos já no início da Faculdade é muito bacana, por isso a gente veio apoiar”, destacou Patricia de Luca, mãe do estudante.

fotos carros eletricos (42)fotos carros eletricos (31)

Apesar de alguns contratempos na realização das provas, as equipes receberam uma avaliação positiva. De acordo com o diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica, Prof. Dr. Marcos Carneiro, os alunos responderam bem à mudança de proposta na maratona deste ano, que substituiu a produção de carrinhos de ar comprimido pelo uso de tecnologia de tração elétrica. “Eles usaram uma criatividade enorme e fizeram carros surpreendentes”, finalizou o docente.

Veja a reportagem completa da atividade:

Vinícius Purgato
25 de setembro de 2018