Central de Atendimento ao Aluno Área do aluno
Vestibular 2021

Alunos de Engenharia Mecânica discutem Internet das Coisas em visita à IoT Academy

Situado no Campus I, espaço servirá como Hub de Inovação e Empreendedorismo

Alunos do 5º semestre da Faculdade de Engenharia Mecânica visitaram nesta terça-feira, 26 de março, as instalações do IoT Academy no Campus I da Universidade. O espaço, fruto da parceria entre a PUC-Campinas e a empresa Fibo, foi inaugurado recentemente e servirá como um Hub de Inovação e Empreendedorismo.

O diretor da Fibo, Alexandre Bueno, conversou com os estudantes sobre o universo da Internet das Coisas, instrumento central das ações da IoT Academy, que busca atender as demandas das empresas com soluções em tecnologia. O profissional apresentou os benefícios da implantação destes recursos para o avanço das organizações, e estimulou a reflexão sobre as oportunidades a serem exploradas na área de Engenharia Mecânica.

“Durante a conversa, citei alguns exemplos de soluções em Internet das Coisas em outras áreas, mas é importante que compreendam que esse novo ecossistema é aplicável em várias esferas. A intenção é que os alunos enxerguem as possibilidades e aproveitem o espaço na Universidade para se engajar. É um ambiente de investigação, que incentiva ideias inovadoras”, destacou.

O encontro marcou o primeiro contato entre alunos da PUC-Campinas e a IoT Academy, e esteve inserido como atividade da disciplina de “Sistemas Inteligentes”, ligada à inteligência artificial. “A experiência incentiva o estudante a se aproximar da prática profissional. Questões voltadas à mobilidade, como a melhoria no sistema de transportes, podem requerer soluções de Internet das Coisas e estão diretamente ligadas à atuação do engenheiro mecânico”, afirmou o Prof. Dr. Marcos Carneiro, diretor do Curso.

Para o aluno Vinícius Moreno, a atividade amplia os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Por meio da troca de ideias, a gente consegue se antecipar às questões atuais do mercado de trabalho e já chega mais preparado para os desafios futuros”, frisou.

Vinícius Purgato
26 de março de 2019