Alunos da Faculdade de Engenharia Civil da PUC-Campinas que venceram o Concurso Nacional do Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto), realizado entre os dias 22 e 27 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ), durante o 48º Congresso Brasileiro do Concreto, serão recebidos amanhã (quarta-feira), às 11h, pelo reitor padre Wilson Denadai no Prédio da Reitoria, no Campus I.

Já é tradicional o Concurso APO (Aparato de Proteção ao Ovo), no qual estudantes de Engenharia Civil concorrem ao Prêmio Professor Telêmaco Hyppólito de Macedo von Langendonck. O concurso consiste no projeto e fabricação de um pórtico (conjunto de dois pilares e uma viga), em escala reduzida, que tem sua resistência testada pela aplicação de golpes de um peso padrão, a alturas variáveis.

No congresso realizado em setembro, no Rio de Janeiro (RJ), equipe da Faculdade de Engenharia Civil da PUC-Campinas conquistou o primeiro e o segundo lugares na competição, trazendo o título de campeões nacionais na 13ª edição do concurso. No congresso em Olinda (PE), em 2005, a mesma equipe conquistou o 3º lugar e no congresso de Florianópolis (SC), em 2004, o 5º lugar.

Os alunos envolvidos no trabalho são: Diogo Guerreiro, Marcel Giubilei de Oliveira, Rodrigo Scandiuzi Gusson, Ricardo Augusto Zanella, Guilherme Zavatto Alves Pereira, Stephanie Andressa Bilatto Mariano Cesar, Tatiana Nascimento Soares e Carlos Manoel Martins. Eles foram orientados pelos professores Rosa Cristina Cecche Lintz (titular da disciplina Materiais de Construção), Marco Antonio Carnio (disciplina Concreto Armado) e João Carlos Rocha Braz (disciplina Concreto Armado).

Os pórticos vencedores foram desenvolvidos no Laboratório de Materiais e Estruturas, no Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias (Ceatec), no Campus I.

A partir da conquista, os alunos e a PUC-Campinas estão credenciados pelo Ibracon a representarem o Brasil no Concurso Internacional da ACI (American Concrete Institute), que será realizado em 2007.

Aluna de Jornalismo recebe prêmio amanhã

A cerimônia de entrega do XXVIII Prêmio Jornalístico e do II Prêmio de Novos Talentos acontece às 19h30 de amanhã (25/10) – data do 31º aniversário do assassinato do jornalista Vladimir Herzog pelo regime militar –, no Parlamento Latinoamericano (Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Barra Funda – São Paulo).

Ambas as premiações são realizadas pelo Sindicato dos Jornalistas Profissional no Estado de São Paulo, em conjunto com a FENAJ, ABI, Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP e Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo.

Uma das menções honrosas do II Prêmio Vladimir Herzog de Novos Talentos do Jornalismo foram dadas a Valéria Teixeira Graziano, da PUC-Campinas, pela matéria “A tragédia que a mídia não vê”, publicada no jornal laboratório Página Aberta, da Faculdade de Jornalismo.

24 de outubro de 2006