Na tela da TV não faltam opções que remetam ao universo dos tribunais, como, por exemplo, o seriado Lei & Ordem. Casos capciosos, advogados astuciosos e o clima tenso atraem a atenção dos telespectadores para o enredo dos julgamentos. Para aqueles que pretendem seguir a carreira jurídica, conhecer os verdadeiros detalhes desse universo é essencial. Na vida real, os alunos da Faculdade de Direito da PUC-Campinas terão a oportunidade de vivenciar a experiência da Sessão Plenária do Tribunal do Júri. No dia 8 de junho, às 19h20, e no dia 9 de junho, às 8h, no Auditório Nobrão, do Campus Central, as turmas do 5º ano estarão divididas em acusação e defesa, e integrarão o julgamento de um caso real. Alunos dos anos anteriores do curso serão sorteados para formar o Conselho de Sentença (jurados).

O júri simulado é uma atividade prática proposta pela disciplina de Temas Atuais em Direito Penal para preparar os futuros advogados, efetivamente, para atuar perante o Tribunal do Júri. “Trouxe um caso real para a sala de aula, e então dividi os alunos em acusação e defesa, porém não forneci a decisão final sobre o caso para não influenciar na conduta deles na simulação do julgamento. Eles estudaram e prepararam suas teses para convencer os jurados no simulado. O roteiro será exatamente igual ao júri verdadeiro”, explica o professor da disciplina Fabrízio Rosa.

O docente ressalta a importância da atividade prática na formação dos estudantes. “É fundamental o treinamento para o Tribunal do Júri, pois vemos que, infelizmente, muitos profissionais que atuam diante desse Tribunal não possuem nenhum preparo, além de não conhecerem a seqüência da Sessão Plenária”, afirma Rosa. O professor fará uma explanação sobre cada fase do julgamento durante o simulado, que é aberto ao público.

Serviço

O júri simulado será realizado no dia 8 de junho, às 19h20, e 9 de junho, às 8h. A atividade prática é promovida pela disciplina Temas Atuais em Direito Penal, ministrada pelo professor Fabrízio Rosa, e envolve os alunos do 5º ano da Faculdade de Direito da PUC-Campinas. O simulado é aberto ao público e será realizado no Auditório Nobrão, do Campus Central (rua Marechal Deodoro, 1099, Centro de Campinas).

Direito integra o Centro de Ciências Humanas da PUC-Campinas, juntamente com as seguintes faculdades: História, Filosofia, Ciências Sociais, Teologia e Ciências Religiosas. Mais informações sobre os cursos de graduação, pós-graduação e extensão da PUC-Campinas, e os serviços prestados à população pela Universidade, podem ser obtidas pelo portal www.puc-campinas.edu.br.

5 de junho de 2006