Arbitragem é um método extrajudicial de resolução de conflitos em que as partes envolvidas escolhem um árbitro para resolver a controvérsia.

Pelo segundo ano consecutivo, alunos da Faculdade de Direito da PUC-Campinas participam do Concurso Interuniversitário de Arbitragem Comercial Internacional, que será realizado no México, nos dias 29, 30 e 31 de janeiro.

A equipe é formada pelas alunas Anauene Dias Soares, Maria Gabriella Schimidt de Barros, Viviane Gonzalez, pela recém-formada Patrícia Nunes Arantes e pela professora coordenadora da equipe, Renata Alvares Gastar.
A primeira fase do concurso foi on line, realizada entre os meses de outubro e janeiro, na qual os alunos, a partir de um caso hipotético, promoveram uma demanda e a contestaram, na qualidade de advogados das empresas em questão. A segunda fase é oral, na qual estes escritos são defendidos oralmente no Centro de Arbitraje Mexicano (CAM), no México.
Estão participando, nesta edição do Concurso, 21 equipes na América Latina, sendo a da PUC-Campinas a única de língua não espanhola. No ano passado, a equipe da PUC-Campinas conquistou o 4º lugar na classificação geral e o terceiro lugar na avaliação dos memoriais escritos.
A professora Renata Alvares Gastar, que também coordenou a equipe participante de 2013, incentiva o envolvimento em eventos como esse. “Nós resolvemos participar novamente porque a experiência é excelente para os alunos e fundamental para a Faculdade de Direito da PUC-Campinas, para que ela se insira, definitivamente, no meio acadêmico/ profissional internacional. É uma excelente oportunidade para os alunos experimentarem o exercício profissional não só fora do Poder Judiciário, mas no âmbito internacional e num mundo globalizado”, disse a professora.

Portal Puc-Campinas
27 de janeiro de 2014