O primeiro portal exclusivo na internet sobre a Copa de 2014, que será realizada no Brasil, foi desenvolvido por um aluno e um ex-aluno da Faculdade de Análise de Sistemas da PUC-Campinas. O endereço www.copa2014.org.br pode ser visitado a partir do dia 30 de março.

Proprietários da XY2, uma agência de internet que atua no desenvolvimento de portais e sites, aplicativos web, intranet, extranet, posicionamento em buscadores e consultoria em internet, Flávio Aguiar e André Campelo foram escolhidos pela Mandarim Comunicação e pelo Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco) para assumirem o departamento de tecnologia do portal. “O Portal Copa2014 terá informações inéditas e exclusivas sobre as atividades relacionadas à infraestrutura do evento, o campeonato e vai reunir um hábito e uma paixão nacional: internet e futebol”, disse Aguiar, formado no ano passado. “Haverá, ainda, uma gama de oportunidades nas mais diversas áreas de negócios, relacionados à indústria do maior campeonato esportivo do planeta: os jogadores, analistas esportivos, dicas, cultura, variedades, turismo, curiosidades, as melhores imagens, os lances, enfim, tudo o que desperta o interesse de um internauta que não quer perder a Copa do Mundo”, completou Campelo, que é estudante do último ano do curso.

De acordo com os novos empresários, o portal será aberto à colaboração dos usuários, e terá veiculação nacional e internacional, em português, inglês e espanhol.

No dia 25 de maio, de acordo com Aguiar, um evento, no Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, vai celebrar o lançamento do portal. Na ocasião, serão apresentados os resultados da campanha Desafios para a Copa, realizada pelo Sinaenco, com informações inéditas sobre infraestrutura, turismo e esporte do megaevento esportivo.

Empreendedorismo

Flávio Aguiar e André Campelo se conheceram na PUC-Campinas, em 2003. “Comentamos sobre a idéia de negócios e de abrir uma agência de internet, em paralelo com nossos empregos na época. Em 2006, consolidamos a ideia e montamos um plano de negócio, definindo conceito de marca, posicionamento da empresa e oportunidades de mercado”, contou Aguiar. “Logo no primeiro ano, a empresa cresceu 110% e trabalhamos pra continuar nesse ritmo”, completou. São mais de 80 clientes atendidos e em torno de 15 projetos em andamento.

Os dois empresários ressaltam a importância da formação acadêmica para o sucesso na profissão. “A passagem pela Faculdade de Análise de Sistemas da PUC-Campinas foi muito positiva. Os conceitos do curso e possibilidade de ter docentes capacitados e reconhecidos na área fazem a diferença”, disse Aguiar. “Tem sido uma experiência muito boa e gratificante. A formação recebida me capacitou pra encarar situações cotidianas do mercado de trabalho”, declarou Campelo.

Faculdade de Análise de Sistemas é pioneira

O curso de Análise de Sistemas da PUC-Campinas é oferecido desde 1973 e é o pioneiro no Brasil nesta modalidade. Colocado, nos últimos anos, entre os melhores cursos do país, foi o primeiro na área de informática a ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), em 1980. Seu sucesso consiste em aliar um Projeto Pedagógico atual à experiência de 35 anos de existência. Em 2007 formamos a sua 31ª turma. Em vários projetos importantes na área de Tecnologia de Informação e Comunicação (votação eletrônica, imposto de renda, rede bancária etc.) encontramos como participantes os Analistas de Sistemas formados pela PUC-Campinas.

25 de março de 2009