Dois trabalhos de iniciação científica irão representar a Universidade em congresso internacional sobre segurança alimentar

Três alunas da Faculdade de Nutrição da PUC-Campinas irão participar do 94º Encontro Anual da Associação Internacional para Proteção de Alimentos (94th Annual Meeting of the International Association for Food Protection), de 7 a 11 de julho em Orlando, Flórida. Sob orientação da professora Silvana Mariana Srebernich, a aluna do 4º ano Carolina Fey realizou no período de agosto de 2005 a julho de 2006 uma pesquisa de iniciação científica sobre a contaminação das esponjas de lavar louça. Concluiu que há diversos métodos de higienização que podem ser empregados em nosso país além do convencional por hipoclorito de sódio (cloro). Outro trabalho a ser apresentado, é sobre a contaminação de diversas marcas de queijo ricota de Campinas e região, que ainda está em andamento e realizado pelas alunas do 3º ano Cristiane Stelato Soares e Patrícia Silva Jacob.

O trabalho sobre a contaminação do queijo teve início em agosto de 2006 e irá terminar agora no mês de julho. A constatação mais importante até agora foi que 64,3% das amostras continham uma quantidade de coliformes acima do limite estabelecido pela legislação brasileira. Isso em 14 marcas de ricota adquiridas em supermercados da RMC. Já o trabalho de iniciação científica a respeito da contaminação das esponjas de cozinha constatou que o maior problema se deve a contaminação cruzada. “Isso é quando você corta carne de frango crua numa tábua de cortar carne e logo após lavar a tábua, utilizando a mesma esponja para lavar os talheres”, acrescenta a professora Silvia. Os resultados obtidos com a pesquisa é que pode-se utilizar agentes que descontaminem tais esponjas, como a utilização de água quente ou mesmo do vinagre, algo que já ocorre em países europeus e que pode ser implementado no Brasil.

A orientadora dos projetos ressalta que as duas pesquisas são importantes para conscientizar as donas de casa e os consumidores, pensando em empregá-las a partir do segundo semestre deste ano. É a primeira vez que as alunas da Faculdade de Nutrição irão participar de um congresso.

3 de julho de 2007