Programação da TV PUC-Campinas
Semana de 20 a 26 de agosto

A programação da TV PUC-Campinas, desta semana, apresenta mais um programa inédito do Campinas – Os Desafios da Metrópole com o tema Afetividade e Práticas Pedagógicas. Uma pesquisa revela que a afetividade entre aluno e professor influência de forma positiva no processo de aprendizagem dos estudantes. O documentário, produzido por alunos da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, mostra uma iniciativa dos moradores da periferia de São Paulo que se reúnem em sarau para uma troca de experiências poéticas. A programação destaca, também, o Dia da Infância, comemorado em 24 de agosto, com uma história de desprendimento e luta pela inclusão. É a trajetória de uma família que adotou Gabriel com síndrome de down e inúmeros comprometimentos de saúde.

Programa Ponto de Encontro – Adoção Especial
O programa Ponto de Encontro mostra uma história de desprendimento e luta pela inclusão. É a trajetória de uma família que adotou Gabriel, um garoto com síndrome de down e outros comprometimentos de saúde. Antes da adoção, Gabriel esteve num abrigo municipal porque foi retirado da mãe biológica por negligência e abandono.
Entrevistados
José Dionisio dos Santos – pai de Gabriel
Marli de Cassia Silva dos Santos – mãe de Gabriel
Gabriel Henrique Dionisio dos Santos

Segunda – (20/08) – 14h e 21h
Terça – (21/08) – 22h
Quinta – (23/08) – 21h
Domingo – (26/08) – 19h

Programa Ponto de Encontro Vida Saudável – Hipertensão sem Medicamentos
Noventa por cento da população tem a chamada hipertensão primária que não apresenta sintomatologia e causa específica, mas sempre tem a presença de um componente genético. Uma pesquisa da Faculdade de Fisioterapia da PUC Campinas, destaque no programa Ponto de Encontro, prova que a atividade física é uma grande aliada no controle da hipertensão leve, eliminando o uso de medicamentos.
Entrevistado
Mário Augusto Paschoal – Professor da Faculdade de Fisioterapia da PUC Campinas / Líder do Grupo da Pesquisa

Segunda (20/08) – 17h e 01h
Terça (21/08) – 00h
Quarta (22/08) – 15h
Quinta (23/08) – 01h
Domingo (26/08) – 15h

Diálogos e Documentário
As nuances e peculiaridades do Jornalismo Literário e a forma de atuação das bandas independentes são os assuntos discutidos nessa edição do programa Diálogos, produção dos alunos do 2º ano de jornalismo da PUC-Campinas. O documentário “O Valor de Cada Letra” conta a história de seis mulheres que enfrentaram a incompreensão e inúmeras dificuldades cotidianas por serem analfabetas. Após longos anos, encontraram novas motivações para viver depois de conhecerem as letras.

Terça (21/08) – 14h
Quarta (22/08) – 19h
Sexta (24/08) – 00h
Sábado (25/08) – 19h
Domingo (26/08) – 13h

Fala Foca – Documentário e Espelho Urbano
O Fala Foca desta semana apresenta o documentário “Onde moro eu sou Cidadão”, Projeto Experimental produzido pelos alunos da Faculdade de Jornalismo, que conta a trajetória do Movimento dos Sem-Casa de Limeira. O vídeo mostra como eles conseguiram a casa própria e a evolução dos bairros onde atuaram. O Espelho Urbano, programa também produzido pelos alunos de Jornalismo, apresenta uma comunidade alemã pouco conhecida em Campinas chamada Friburgo. Esta edição também traz a história de um deficiente visual apaixonado pela leitura e a importância de uma assessoria de comunicação dentro do ambiente corporativo.

Terça (21/08) – 18h
Quarta (22/08) – 20h
Quinta (23/08) – 16h
Sexta (24/08) – 16h e 20h
Sábado (25/08) – 12h e 16h

Programa Campinas – Os Desafios da Metrópole – Afetividade e Práticas Pedagógicas
Com o tema afetividade e práticas pedagógicas, o programa revela com base em pesquisa a influência da afetividade na relação aluno/professor para o processo de aprendizagem. A atuação do professor, como mediador, é que vai determinar a qualidade da relação que o aluno vai manter com o objeto de estudo.

Sérgio Antonio da Silva Leite
Professor da Faculdade