Mescla
Mescla
Observatório PUC-Campinas
Observatório
PUC-Campinas
Facebook
Central de
Atendimento
ao Aluno

Abertas as inscrições do processo seletivo para as vagas de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica

Os selecionados desenvolverão as atividades de agosto de 2020 até julho de 2021

Estão abertas as inscrições do processo seletivo para as vagas de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica oferecidas a alunos de Graduação da PUC-Campinas. O prazo se encerra dia 10 de março, e a avaliação dos planos de trabalho e dos candidatos vai até a metade do ano. Os selecionados desenvolverão as atividades de agosto de 2020 até julho de 2021.

A Iniciação Científica (IC) e a Iniciação Tecnológica (IT) são atividades que possibilitam o contato direto e o engajamento do aluno de Graduação com as atividades relacionadas à pesquisa na Universidade, incentivando a formação de novos pesquisadores, fortalecendo a ciência nacional e contribuindo para a redução do tempo médio de permanência dos alunos na Pós-Graduação Stricto Sensu. Proporciona que o aluno desenvolva habilidades e competências quanto a solução de problemas, pensamento crítico, metodologia científica, trabalho em equipe e comunicação escrita e oral. Para se inscrever e apresentar o plano de trabalho para o processo seletivo é necessário que o aluno procure um docente pesquisador.

Para encontrar um docente pesquisador acesse o link dos Grupos de Pesquisa da Universidade em https://www.puc-campinas.edu.br/propesq/grupos-de-pesquisa/. Os professores que desenvolvem pesquisa podem indicar projetos de até cinco alunos para concorrerem às bolsas. A avaliação é feita por pesquisadores da Universidade e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Os aprovados deverão cumprir uma carga horária média de 20 horas semanais desenvolvendo projetos de iniciação. Há um número de cotas de bolsas no valor de R$ 400 cada que são financiadas pela Reitoria da PUC-Campinas. Também há cotas CNPq que dependem do orçamento desta agência de fomento.

Podem participar alunos de graduação de todos os cursos em todas as áreas de conhecimento, preferencialmente a partir do 2º ano de curso. No ano passado, 250 estudantes se inscreveram para concorrer às bolsas.

Além dos cursos da Graduação da PUC-Campinas, também há previsão do CNPq financiar 12 bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (IC – EM) do Colégio PIO XII. Os prazos e o processo de inscrição são os mesmos da graduação, e a bolsa é de R$ 100.




Pesquisar



Próximos eventos


Não há eventos futuros

Estude na PUC-Campinas

Prorrogadas as inscrições e o início de aulas de 21 cursos de especialização

15ª Chamada de Lista de Espera de Medicina

11º Resultado: Remanejamento Interno, Transferência Externa e Ingresso de Portador de Diploma

Novo Vestibular 2020 (3º Edital de Vagas Remanescentes)

Primeira chamada do Processo Seletivo dos Cursos de Especialização

Veja também

Projeções matemáticas reforçam importância de isolamento social no combate ao coronavírus

Professor da Engenharia Ambiental dá dicas para cuidar de recicláveis durante quarentena

Um Desafio Nos Une

PUC-Campinas e Arquidiocese lançam juntas site com ações de auxílio à população

Comunidades da PUC-Campinas e do Hospital terão atendimento por telefone com auxílio psicológico durante a quarentena