55ª Semana Acadêmica de História da PUC-Campinas

A Faculdade de História da PUC-Campinas realiza de 28 de agosto a 01 de setembro, a 55ª Semana Acadêmica de História, nos auditórios Cardeal Agnelo Rossi e Dom Gilberto, no Campus I.

A 55ª Semana Acadêmica de História é parte da tradição e do calendário anual da Faculdade de História e tem como objetivo promover o debate e receber colegas das múltiplas áreas do ensino e pesquisa em História. Esta edição privilegiará uma produção historiográfica consagrada e rica em desdobramentos de pesquisas e debates. O evento é voltado para alunos, ex-alunos e professores.

Confira a programação:

Dia 28/08 (Segunda-Feira)

O ofício do historiador, o campo da historiografia e as práticas de preservação no Brasil”

Com: Prof. Dr. Paulo César Garcez Marins

Professor doutor MS3 do Museu Paulista (Museu do Ipiranga) da Universidade de São Paulo, docente do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e do Programa de Pós-graduação em Museologia da USP. Partenaire internationale do projeto “Du Monde en miniature au jardin planétaire: imaginer, vivre e (re)rcréer le jardin de mondes anciens à nos jours“, sediado na Université Sorbonne Paris Cité, desenvolvendo pesquisa sobre o Parque da Independência, São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: museus de história, história cultural, história urbana, história da arquitetura no Brasil, identificação e gestão do patrimônio cultural. Editor de Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material desde janeiro de 2005 e Presidente da Comissão de Pesquisa do Museu Paulista da USP (biênio 2016-208).

Dia 29/08 (Terça-Feira)

“Entre a escravidão e a liberdade: revisitando um (velho) debate”

Com: Prof.ª Dra. Silvia Hunold Lara

É professora livre-docente (2004) e titular (2009) do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi pesquisadora visitante no centro Latin American and Caribbean Studies da Northwestern University (2006). Publicou livros e artigos sobre a história da escravidão e das relações entre cultura e poder na América portuguesa, e sobre História e Direito. É pesquisadora 1A do CNPq.

Dia 30/08 (Quarta-Feira)

“Historiografia da África”

Com: Prof.ª Dra. Lucilene Reginaldo

Graduou-se em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991), onde defendeu seu mestrado (1995). Doutorou-se em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2005, onde é professora da área de Estudos. Foi professora de História na Universidade Estadual de Feira de Santana de 1997 a 2012 e Diretora Associada do Arquivo Edgard Leuenroth da UNICAMP de 2013 a 2014. Publicou livros e artigos sobre a história das irmandades negras no Império português. Seu atual projeto de pesquisa analisa a história da igreja e das missões católicas em Angola e no Congo no século XVIII. É pesquisadora 2 do CNPq.

Dia 31/08 (Quinta-Feira)

“Regulamentar a Constituição: o poder judiciário no pós-independência (1826-1832)”

Com: Prof.ª Dra. Mônica Duarte Dantas

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora doutora do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: revoltas, política, judiciário, homens livres pobres, elites.

Dia 01/09 (Sexta-Feira)

Grande encerramento da 55ª Semana Acadêmica de História, no Dom Gilberto, com a presença do historiador:

Prof. Dr. Luiz Felipe de Alencastro

“O Brasil no cenário internacional: desafios e perspectivas”

Um dos mais renomados historiadores da atualidade, Luiz Felipe de Alencastro, possui graduação no Institut d’Etudes Politiques d’Aix-en-Provence (1970), doutorado em Histoire Moderne et Contemporaine – Université Paris-Ouest Nanterre la Défense (1986) e Livre-Docência em Historia Econômica na Unicamp (1994). Pós-doutorado na Universidade de Paris IV Sorbonne (1995-1996). Professor Adjunto no Instituto de Economia, UNICAMP (1986-1999). Pesquisador Senior do CEBRAP (1986-1999) Associate Professor, Université de Paris-Sorbonne (Paris IV) 1999-2000. Professor catedrático de Historia do Brasil, Université de Paris-Sorbonne (2000-2014). Professor at Paris-Sorbonne University Abu Dhabi – UAE (2008, 2009 e 2010). – Andrew W. Mellon Senior Researcher Fellow, John Carter Brown Library, Brown University, (2002 e 2004). Visiting professor at the Universidad de Salamanca (2008 and 2011), Visiting Professor at York University, Toronto (2009), Visiting Professor at University of Massachusetts Dartmouth (2012), Professor emérito da Université de Paris-Sorbonne (2014-). Professor convidado da Escola de Economia de São Paulo – FGV (2010-2013). Membro titular do Institut de Recherches sur les Civilisations de l’ Occident Moderne (IRCOM) Un. de Paris Sorbonne (2002). Membro titular do Centre Roland Mousnier UMR 8596 CNRS – Paris Sorbonne (2002). Membro da seção de História e de Arqueologia da Academia Europeia (2011). Professor titular da Escola de Economia de São Paulo – FGV (2014). Tem experiência na área de Ciência Politica e História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil, Angola, Atlântico Sul, escravismo, sistemas políticos, historia econômica e historia cultural.

Silvia Perez de Freitas
24 de agosto de 2017