Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

A 52ª Semana Odontológica e o 2° Congresso Nacional da Faculdade de Odontologia da PUC-Campinas têm início nesta segunda-feira, dia 3, com a transmissão ao vivo de uma cirurgia. Até sexta-feira, serão abordados temas relacionados às diferentes áreas da odontologia. O evento ocorre no Auditório Monsenhor Salim, no Campus II da Universidade.

“É um momento importante de interação entre alunos, professores e profissionais. Será uma troca de conhecimento”, disse o diretor da Faculdade de Odontologia da PUC-Campinas, José Inácio Toledo Júnior.

Na tarde deste primeiro dia, ocorre um workshop com os dentistas Eurípedes Vedovato e Marta Gonzales Riesco, que realizarão uma cirurgia ao vivo, na qual o paciente receberá implante de uma prótese dentaria cuja ativação será imediata, ou seja, o procedimento de implantação e posicionamento do dente será feito simultaneamente.

A TV PUC-Campinas transmite a cirurgia, a partir das 14h, ao vivo e em alta qualidade, da Clínica Odontológica para o Auditório Monsenhor Salim. Para a transmissão e interatividade dos cirurgiões com os espectadores do auditório, serão utilizadas tecnologias de última geração em TV Digital, com o emprego duas câmeras, uma intra-oral de alta precisão para a captura de detalhes e outra profissional para a cobertura da clínica de onde ocorrerá a cirurgia.

Os cirurgiões farão comentários e darão explicações durante o processo. Os alunos poderão interagir fazendo perguntas. O workshop vai ser realizado em três etapas: explicação teórica, processo cirúrgico e uma discussão posterior.

Eurípedes Vedovato é especialista e mestre em prótese dentaria, professor de cursos de pós- graduação em prótese na Universidade de São Paulo (USP) e em cursos de especialização da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD). Marta Gonzales Riesco é mestra e doutora em periodontia pela Faculdade de Odontologia de Bauru (USP).

Outro destaque da programação é o professor de Odontologia da USP Manoel Eduardo Lima Machado, que irá abordar, na quarta-feira, dia 5, o uso de novas tecnologias na endodontia, citando como exemplo o trabalho desenvolvido no Núcleo de Apoio a População Ribeirinha da Amazônia (Napra). “Irei falar do desenvolvimento de um tratamento ortodôntico mais rápido e simples, que pode ser aplicado em situações extremas, como na Amazônia, onde foi possível ter um resultado eficiente”, explicou o professor.

No mesmo dia, a doutora em farmacologia Juliana Ramacciato falará sobre “Emergências Médicas em Odontologia”. “Os alunos terão a possibilidade de perceber que o primeiro atendimento é essencial para as condições clínicas do paciente, ajudando, assim, na formação do estudante”, disse Juliana.

A programação completa da 52ª Semana Odontológica e o 2° Congresso Nacional da Faculdade de Odontologia da PUC-Campinas pode ser acessada no site da Universidade: www.puc-campinas.edu.br.



Portal Puc-Campinas
3 de novembro de 2008