Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PERÍODO DE INSCRIÇÕES COM SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Até  09 de Setembro de 2018

A Faculdade de Educação (FAEDUC) e o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) organizam o evento SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, desde 2006 e em todas as edições contou com a participação, além da comunidade interna (professores e alunos), também com renomados pesquisadores nacionais e internacionais, professores e alunos de diversas instituições de ensino de diferentes estados da União Federal, incluindo regiões como o Nordeste, Centro-Oeste e região Norte.  Desde então o corpo docente da FAEDUC e PPGE, num esforço conjunto anualmente organizam os Seminários fortalecendo a aproximação entre o curso de graduação e o de pós-graduação buscando o fortalecimento do tripé das atividades educacionais desenvolvidas, quais sejam, a formação de professores, a pesquisa, e as práticas pedagógicas. O evento ao longo de suas edições tem se destacado pelo envolvimento de professores da Educação Básica e alunos de graduação e de pós-graduação com experiência profissional.

A edição de 2018 do evento tem como temática – Docências na contemporaneidade: especificidades, resistências, saberes e práticas e tem por objetivo promover a difusão do conhecimento, ampliar e fortalecer as relações entre universidade, escolas, professores, pesquisadores e a sociedade, impulsionando a articulação Investigação-Formação-Inovação, divulgação e reconhecimento de boas práticas educativas.

A organização do evento neste ano de 2018 terá a duração de três dias (01 a 03 de outubro de 2018), como já é tradicional, sendo que as diferentes atividades serão desenvolvidas nos períodos matutino, vespertino e noturno, buscando ampliar o atendimento aos interesses e disponibilidade do público alvo. Dentre as atividades estão previstas a realização de conferências/palestras e mesas redondas com convidados externos e ainda com a participação de professores da FAEDUC e/ou PPGE. Além das conferências, no período vespertino, dos três dias, planejamos as apresentações de pôsteres e comunicações orais, relativos aos estudos e/ou pesquisas em andamento e concluídos, respectivamente. Ainda nessas sessões teremos apresentações de trabalhos exitosos – relatos de experiência de professores da educação básica, tanto de redes públicas quanto privadas, submetidos e aprovados na modalidade – “Palavra de Professor/a”.

Nesta edição de 2018, o Seminário contará mais uma vez com atividades desenvolvidas no período noturno e matutino o que além do público externo também contemplará, especialmente, a participação da comunidade interna – alunos da graduação da Faculdade de Educação e demais cursos de licenciaturas, matriculados nestes turnos.

Estão abertas as inscrições para o envio de trabalhos, nas modalidades Comunicação Oral, Pôster e Palavra de Professor/a, para o XIII SEMINÁRIO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO e o XI SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO: Docências na contemporaneidade: especificidades, resistências, saberes e práticas da PUC-Campinas. O evento ocorrerá no período de 01, 02 e 03 de Outubro de 2018, nas dependências do Campus I da Universidade, e envolverá conferências, oficinas, apresentações de pôsteres e comunicações orais, relativos aos trabalhos em andamento e aos trabalhos concluídos, respectivamente; além da exitosa iniciativa da modalidade Palavra de Professor/a, que envolve professores da Educação Básica e alunos de graduação e de pós-graduação com experiência profissional.

Os resumos das propostas de comunicação oral e da Palavra de Professor/a, assim como o pôster, deverão ser encaminhados, de acordo com as normas descritas abaixo, no e-mail xiiiseminario.edu@puc-campinas.edu.br até o dia 09 de setembro de 2018.

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DOS RESUMOS

Os trabalhos inscritos deverão ser submetidos à Comissão Científica até 09/09/2018. Os arquivos eletrônicos referentes às informações dos trabalhos (resumo), para análise acerca da pertinência do enquadramento em uma das formas de apresentação de trabalhos descritas a seguir:

  • Formação de Professores
  • Práticas Pedagógicas
  • Política Educacional
  • Gestão da Educação
  • Fundamentos da Educação

 

Cada trabalho poderá ter até quatro autores e pelo menos um dos autores deve estar inscrito no evento. Ao enviar seus trabalhos para o Seminário, os autores cedem automaticamente os direitos autorais para publicação do resumo.

No corpo do email deverão constar o título e a modalidade (comunicação oral, pôster ou palavra de professor/a), eixo temático, nome completo dos autores e seus respectivos e-mails, filiação científica de cada autor (departamento, IES, sigla).

Enviar anexa a mensagem dois arquivos docx (resumo) um contendo identificação dos autores e outro sem identificação.

Formatação do resumo

UTILIZAR FORMATAÇÃO ARQUIVO DOCX

Letra: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples.

Margens do trabalho: 3 cm superior e esquerda e 2 cm inferior e direita.

Título do trabalho: em maiúsculas, negrito, centralizado e com até 12 palavras.

Nome dos autores e filiação: alinhamento à direita, após o título separado com um espaço.

Texto do resumo: sem parágrafo (texto corrido, sem subtítulos como Problema, Objetivos, Metodologia etc.), com espaçamento simples, contendo no mínimo 400 palavras e no máximo 500 palavras, seguido de três palavras chave. O resumo deverá explicitar de maneira clara o problema, objetivos, metodologia, resultados obtidos ou esperados, conforme a modalidade em que o trabalho estará inscrito.

SEPARAR POR 1 ESPAÇO O TÍTULO DO NOME DOS AUTORES E DO TEXTO DO RESUMO.

Não será permitido o uso de notas de rodapé, sendo as notas de esclarecimento necessárias colocadas no final do texto, seguindo numeração ascendente, 1, 2, 3,… Da mesma forma, não serão permitidas referências bibliográficas a obras específicas de autores.

 

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

UTILIZAR COMO REFERÊNCIA A FORMATAÇÃO DO ARQUIVO “pôster modelo.pptx

Para a modalidade Pôster cada trabalho será apresentado em até 10 minutos. Nas modalidades Comunicação Oral e Palavra do Professor/a, o tempo de apresentação será de 15 minutos. Em todas as sessões haverá tempo para debate depois das apresentações.

Todos os resumos aprovados para as modalidades Comunicação Oral, Pôster e Palavra de Professor/a serão publicados nos Anais do evento (digital).

 

Comissão Organizadora.

Profa. Dra. Eliete Aparecida de Godoy (PUC Campinas)
Profa. Dra. Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid (PUC Campinas)
Profa. Profa. Dra. Jussara Cristina Barboza Tortella (PUC Campinas)
Profa. Profa. Dra. Fernanda Furtado Camargo (PUC Campinas)
Profa. Profa. Dra. Alessandra Rodrigues de Almeida (PUC Campinas)
Profa. Profa. Ms.  Magali Aparecida de Oliveira Arnais (PUC Campinas)

Solicitamos que os participantes cheguem em suas salas às 13:50 para que possam organizar suas apresentações. Todas as salas dispõem de equipamento digital para apresentação

Tempo para apresentação oral:

Comunicação Oral e Palavra de professor/a – 15 minutos

Pôster – 10 minutos, exclusivamente em formato digital, de acordo com o modelo

 

E-mail: xiiiseminario.edu@puc-campinas.edu.br