Facebook
Central de
Atendimento
ao Aluno
Facebook
121496
Facebook
Twitter
7082
Twitter
Linkedin
8425
Linkedin

logo-central-estagios

Conexão com o mundo do trabalho

Instalada em setembro de 2015, a Central de Estágio tem o objetivo de organizar e regularizar todos os estágios obrigatórios e não obrigatórios realizados pelos alunos da PUC-Campinas

A finalidade da Central de Estágio é orientar alunos, professores e unidades concedentes de vagas no cumprimento dos requisitos, das condições e dos procedimentos para a emissão e assinatura de Termos de Compromisso de Estágio e demais documentos, de acordo com a Lei de Estágio nº 11.788/2008. Ela também atua para auxiliar a Diretoria de Faculdade na elaboração e aprimoramento do Regulamento de Estágio, de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso e a Diretriz Curricular Nacional.

Estágios

A PUC-Campinas entende que o contato do aluno com sua área de atuação é um componente curricular de caráter didático-pedagógico-profissional, que articula a formação na graduação ao mundo do trabalho, o saber acadêmico e o saber da experiência, em consonância com a missão da Universidade e seu compromisso social.

Nesse sentido, a PUC-Campinas fornece a estrutura para atendimento às empresas, aos alunos e aos professores envolvidos com esta atividade, com informações sobre os estágios obrigatórios e não-obrigatórios em consonância com as leis em vigor.

1) Os estágios não-obrigatórios se caracterizam fundamentalmente por:

  • Serem compatíveis com as atividades acadêmicas;
  • Não excederem, nem nas férias, mais de 6 horas/dia (30 horas semanais);
  • Não ultrapassarem o período de 2 anos na mesma empresa;
  • Importante destacar que os alunos só poderão iniciar as atividades de estágio não-obrigatório mediante a assinatura do Termo de Compromisso de Estágio, uma vez que não pode haver estágio voluntário. (cf. Lei 11.788/2008);
  • Na PUC-Campinas não há período de provas ou exame final, a avaliação é processual, portanto, nos dias de avaliação da aprendizagem não está prevista redução da jornada de estágio (cf. Regulamento Geral, Capítulo VIII, artigo 85).

Normas Gerais

A organização e o funcionamento de Estágios autorizados pelo Sistema de Estágio da PUC-Campinas, obedecerão às seguintes orientações:

As atividades de estágio não-obrigatório legalmente formalizadas pela Universidade por meio do Termo de Compromisso do Estágio – TCE, não geram vínculo empregatício, devido ao seu caráter didático-pedagógico e formativo;

As atividades desenvolvidas nos estágios curriculares são regidas pela Lei 11.788/08 e, portanto, não são regidas pela CLT.

Lei nº 11.788/2008

Conheça a Lei nº 11.788/2008, vigente desde 26 de Setembro de 2008, que regulamenta as atividades de estágio obrigatório e não-obrigatório.

Cartilha Esclarecedora (MTE)

Conheça a Cartilha Esclarecedora sobre a Lei de Estágio nº 11.788/2008 que o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) preparou. Nesta cartilha são apresentadas as principais mudanças trazidas pela nova lei de estágio.

Cartilha de Estágio da PUC-Campinas

Consulte a Cartilha de Estágio elaborada pela equipe de Integradores Acadêmicos de Estágio da PUC-Campinas esclarecendo as principais dúvidas para a realização do estágio.

Alunos

O aluno regularmente matriculado em curso de graduação da PUC-Campinas tem a oportunidade de ampliar sua formação profissional atuando em empresas, instituições ou órgãos governamentais.

O estágio proporciona ao aluno a oportunidade de realizar atividades relacionadas à profissão escolhida, em situações reais de vida e de trabalho. O estágio também complementa a sua formação e desenvolve competências no campo das relações interpessoais.

Todas as atividades desenvolvidas pelo estudante durante o seu estágio são acompanhadas por um Professor Orientador de sua área de formação e pelo Supervisor da Instituição Concedente.

Na Home de sua Área Logada, os alunos têm à disposição informações sobre vagas de estágio em sua área de atuação e todos os documentos e procedimentos necessários para efetivar o estágio em uma empresa.

Professores

Toda atividade de estágio realizada pelos alunos da PUC-Campinas deve ser acompanhada por um Professor Orientador, responsável por assinar o Termo de Compromisso de Estágio (TCE) e avaliar se o Plano de Atividades de Estágio está de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso no qual o aluno se encontra matriculado.

O Professor Orientador também é o responsável por avaliar o relatório semestral de estágio elaborado pelo aluno. Nesta avaliação um dos itens verificados é a concordância das atividades realizadas pelo aluno com as previstas pelo Plano de Atividades.

Os professores têm à disposição informações completas sobre o andamento do estágio dos alunos que orientam, podendo acompanhar e participar no Site do Professor de todo o desenvolvimento da atividade de estágio .

Empresas

Para contratar um estagiário da PUC-Campinas, a empresa precisa firmar um Acordo de Cooperação com a PUC-Campinas. Esta parceria abrange todos os cursos da universidade.

O estágio somente será realizado em unidades que tenham condições de proporcionar experiência prática na linha de formação do aluno, tendo um supervisor local, com formação na área, que acompanhe o desenvolvimento das atividades de estágio do aluno.

O Acordo de Cooperação é o instrumento jurídico firmado entre a Instituição de Ensino e as pessoas jurídicas de direito público ou privado ou profissionais autônomos, disciplinando as condições da realização dos estágios.

As empresas têm acesso ao Sistema de Estágios da PUC-Campinas Menu abaixo e têm à sua disposição (após cadastro) serviços de divulgação de vagas e formalização de estágios.

Acesso