Professor Orandi

Prof. Dr. Orandi Mina Falsarella

 

Pró-Reitor de Graduação

Formação: possui graduação em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980); mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994); doutorado em Engenharia Mecânica, na Área de Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação, pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (2001).

Histórico na Universidade: docente da PUC-Campinas, desde 1983; coordenador do Laboratório de Informática do Instituto de Informática, de 1989 a 1998; diretor do Instituto de Informática de 1999 a 2001; diretor-adjunto do CEATEC, de 2002 a 2003; diretor do CEATEC de 2004 a 2009; coordenador do Núcleo de Carreira Docente de 2010 a 2011; foi coordenador do Núcleo de Tecnologia de Informação e Comunicação.

Depoimento com expectativa de trabalho: “Conduzir a Pró-Reitoria de Graduação será, sem dúvida alguma, um grande desafio. No entanto, vamos enfrentá-lo com muita dedicação, responsabilidade, comprometimento e afinco. Seguiremos as orientações da Administração Superior e para termos sucesso teremos de contar com o apoio da comunidade acadêmica, ou seja, alunos, professores e funcionários. Respeitaremos a individualidade de cada Centro/Faculdade, entenderemos que todos têm a mesma importância e que os resultados só ocorrerão com muita motivação e trabalho conjunto. Outro ponto importante será o plano estratégico institucional, recentemente divulgado, e o plano tático, que está por vir, em que poderemos analisar e propor melhorias para cada Faculdade/Curso, todas elas relacionadas à qualificação do ensino de graduação. Não devemos esquecer que uma Universidade é sustentada por três pilares: ensino, pesquisa e extensão, motivo pelo qual essas atividades deverão estar sempre integradas. Finalizando, estaremos também comprometidos com a Missão e com os Valores Institucionais.”

Pró-Reitoria de Graduação: – Órgão de planejamento, supervisão e coordenação das atividades de ensino de graduação e seqüencial da Universidade.

COORDENADORIAS:

COORDENADORIA GERAL DE GRADUAÇÃO

Coordenadora: Profa. Mariângela Cagnoni Ribeiro
Telefone: 3343-7322
Local: Campus I – Prédio da Reitoria 
cograd@puc-campinas.edu.br 

COORDENADORIA DE INGRESSO DISCENTE

Coordenadora: Profa. Me. Maria Luisa de Lara Uzun de Freitas
Telefones: 3343 7189 e 3343 7100
Local: Campus I – Prédio da Reitoria 
vestibular@puc-campinas.edu.br

COORDENADORIA DE PRÁTICAS DE FORMAÇÃO

Coordenadora: Profa. Dra. Ivenise Teresinha Gonzaga Santinon
Telefone: 3343-7145
Local: Campus I – Prédio Administrativo 1
cprafor@puc-campinas.edu.br

COORDENADORIA ESPECIAL DE LICENCIATURA

Coordenadora: Profa. Me. Eliana das Neves Areas
Telefone: 3343-7045
Local: Campus I – Prédio da Reitoria 
celi@puc-campinas.edu.br

Campus I – Prédio da Reitoria

Rodovia D. Pedro I, km 136
Parque das Universidades – Campinas – SP
CEP: 13086-900

Telefones: (19) 3343-7027, 3343-7130, 3343-7188 e 3343-7290

prograd@puc-campinas.edu.br

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

A PUC-Campinas oferece projetos específicos nas áreas de: Biologia, Matemática, Letras/Português, Pedagogia e Sociologia.

Programa Comunidade de Aprendizagem

Alunos ingressantes dos cursos de graduação

Programa Licenciaturas Internacionais

Um Programa da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES

PLI - APRESENTAÇÃO

O Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) visa à elevação da qualidade da
graduação tendo como prioridade a melhoria do ensino dos cursos de licenciatura e da formação de professores. Seus objetivos são: ampliar a formação de docentes para o ensino básico no contexto nacional; ampliar e dinamizar as ações voltadas à formação de professores priorizando a formação inicial desenvolvida nos cursos de licenciatura, com ênfase no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

 

PLI – LICENCIATURAS PARTICIPANTES:

ARTES VISUAIS

Acesse Blog desenvolvido pelos alunos para documentar as experiências vividas:http://horadogalo.blogspot.com.br/   

Site da Faculdade de Belas-Artes: http://www.fba.ul.pt/

 

 

LETRAS

 

Acesse vídeo: http://youtu.be/mIsY5IPVLvE

Coordenadoria Especial de Licenciatura (CELI)

celi@puc-campinas.edu.br
Telefone: (0xx19) 3343.7045

Transferências/Remanejamento

Remanejamento Interno, Transferência Externa e Portador de Diploma

Programa de acessibilidade

O ProAces se constitui num serviço de apoio especializado aos alunos com deficiência e/ou mobilidade reduzida.

Estágios

Estágios Obrigatórios e Não Obrigatórios

A PUC-Campinas entende que o contato do aluno com sua área de atuação é um componente de caráter didático-pedagógico-profissional, que articula a formação na graduação ao mundo do trabalho, o saber acadêmico e o saber da experiência, em consonância com a missão da Universidade e seu compromisso social.

ENADE

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos pilares da avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. O SINAES é composto, ainda, pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional que, junto com o ENADE, formam um ‘tripé’ avaliativo que permite conhecer em profundidade o modo de funcionamento e a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil.

serie-academica

PARFOR

Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica

Ação conjunta do MEC e da CAPES, cuja proposta é apoiar a realização dos cursos de Licenciatura, destinado à formação inicial dos professores da Educação Básica da rede pública, do ensino fundamental e da educação infantil

INFORMAÇÕES GERAIS

PARFOR

Pro-Reitoria de Graduação

Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica

 

A PUC-Campinas participa, desde o 2º semestre de 2010, do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), ação conjunta do MEC e da CAPES, cuja proposta é apoiar a realização dos cursos de Licenciatura, destinado à formação inicial dos professores da Educação Básica da rede pública, do ensino fundamental e da educação infantil, com aulas na modalidade presencial, visando promover a melhoria da qualidade da educação para promover a qualificação dos professores do magistério.

 

Para o 2º semestre de 2015, a PUC-Campinas está disponibilizando 40 vagas do Curso de Pedagogia – noturno aos professores da rede pública de ensino que realizaram pré-inscrição na Plataforma Freire do MEC, e tiveram sua inscrição validada pela Secretaria Estadual ou Municipal de Educação.

CONVOCADOS PARA MATRÍCULA

LEMBRETE: Nos termos do Artigo 13 do Edital do Processo Seletivo ao curso de Pedagogia do PARFOR, serão convocados à matrícula primeiramente os candidatos de 1ª e 2ª opção sem formação superior, por ordem do pontuação obtida na prova. Somente se restar vagas os candidatos com formação superior serão convocados, também por ordem de pontuação.

 

  • Lista dos candidatos convocados para matrícula – 1ª chamada
  • Lista dos candidatos convocados para matrícula – 2ª chamada
  • Resultado no Processo Seletivo – consulta individual