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FIES

Informações

O QUE É?

 

Bolsa Restituível de Estudo – FIES

O Financiamento Estudantil - FIES é um programa destinado a financiar a graduação de estudantes regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior - IES não gratuitas cadastradas e com avaliação positiva no MEC.

 

Os alunos dos Cursos de Graduação da PUC-Campinas interessados devem ler atentamente as informações deste site e as Portarias Normativas nºs 1, 10 e 12, de 2010 e nº 1, de 2011, do Ministério da Educação, Lei nº 10.260 e Resolução nº 3.842, disponibilizadas no site sisfiesportal.mec.gov.br , no menu: Legislação à Portaria Normativa N° 10, de 30 de abril de 2010.

 

Condições para participar

  • ter participado  do  Exame  Nacional  do  Ensino Médio (ENEM) no ano anterior (caso o aluno tenha ingressado na Instituição no ano atual);
  • estar regularmente matriculado na instituição de ensino;
  • ler cuidadosamente todas as informações vinculadas neste site e no portal do FIES, principalmente o conteúdo das Portarias Normativas.

 

A PUC-Campinas aceita o Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC) nas condições da portaria normativa descritas abaixo:

  • Estudante matriculado em cursos de licenciatura;
  • Estudante com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio;
  • Bolsista parcial do Programa Universidade para Todos (ProUni) que opte por inscrição no FIES no mesmo curso em que é beneficiário da bolsa. (No caso específico da PUC-Campinas, não temos alunos ProUni parcial)

 

DOCUMENTAÇÃO:

 

OBSERVAÇÃO:

NÃO ENVIAR DOCUMENTOS ORIGINAIS, SOMENTE CÓPIAS XEROGRÁFICAS.

AS DECLARAÇÕES DEVEM SER ATUALIZADAS (máximo de 30 dias).

 

  • Ficha de Inscrição no sistema SisFIES (sisfiesportal.mec.gov.br).
  • CÓPIA SIMPLES dos documentos relacionados nos Anexos de I a III da Portaria nº 10, que são:
    • CPF e RG de todos os componentes do grupo familiar;
    • Comprovante de Endereço;
    • Comprovante de participação no Exame Nacional de Ensino Médio - ENEM  (para os formados no Ensino Médio de 2010 em diante) ou comprovante do efetivo  exercício  na função de professor da rede pública de ensino, da educação básica, desde que esteja regularmente matriculado em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.
    • Diploma, certificado ou documento equivalente comprovando a conclusão do Ensino Médio.
    • Declaração do Imposto de Renda completa (exercício atual, ano calendário anterior) de todos os integrantes do grupo familiar.
      • Caso haja algum integrante familiar que seja isento ou não declare, favor elaborar uma declaração, em próprio punho, informando a isenção do imposto de renda com firma reconhecida em cartório.
  • CÓPIA AUTENTICADA de:
    • Comprovante de Renda (de todos os membros do Grupo Familiar) do último mês;
    • Caso haja algum membro do Grupo Familiar maior de 14 anos e que não trabalhe, este deverá entregar uma DECLARAÇÃO, celebrada por ele e/ou seus representantes legais, com firma reconhecida em CARTÓRIO, informando não possuir renda.

Todos os documentos, acima listados, devem ser entregues em um envelope lacrado e devidamente identificado com nome completo e RA. A entrega deste deve ser feita até 48 horas após a inscrição no sistema SisFIES, pois a CPSA tem até a data limite da inscrição para validar ou não, o descumprimento desse prazo pode significar a recusa imediata, por parte da comissão local (CPSA), da inscrição do aluno no sistema de financiamento. Vale ressaltar também que o aluno deve estar ciente dos prazos e datas estabelecidas pela CPSA e pelo FIES (Portarias Normativas presentes no portal do FIES).

 

Mais detalhes, clique aqui.

 

 

ENTREGA DE DOCUMENTOS:

 

A entrega pode ser feita no DCR (Departamento de Contas a Receber) que fica no piso térreo do prédio A02, ao lado do prédio H02, entrada pelo portão 03 do Campus I.

 

Horário de atendimento do DCR

De segunda a sexta-feira das 08h30 às 16h45


 




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ATENDIMENTO:

 

NOVAS INSCRIÇÕES, passo a passo:

    • 1º passo:
    • 2º passo:
      • Entregar os documentos no DCR. A lista de documentos encontra-se neste site, clique aqui.
    • 3º passo:
      • Ir ao banco com o DRI emitido pela CPSA.
  • Os aditamentos do 2º Semestre de 2014 serão iniciados em setembro de 2014.
  • Não Fazemos Atendimento Pessoal!
  • Telefones de contato:
    • (19) 3343-7620
  • E-mail: proad.fies@puc-campinas.edu.br
  • Horário de atendimento (telefone e email)
    • das 08h30 às 16h45 - de Segunda a sexta-feira

 

 

LEGISLAÇÃO:

 

O FIES é um programa do Ministério da Educação que contém regras bem definidas e que as Instituições de Ensino Superior (IES),  os Agentes Financeiros (Bancos) e os Alunos devem seguir rigorosamente, por isso, todos têm livre acesso a todas as Resoluções, Leis e Portarias Normativas que permeiam esse programa.

 

Essas informações são oficialmente mantidas pela equipe do FIES no Ministério da Educação e disponibilizadas em: http://sisfiesportal.mec.gov.br/legislacao.html

 

Destacamos, a seguir, as Portarias Normativas que regulamentam o programa e as principais regras:

 

 

PERGUNTAS FREQUENTES:

 

  • O que é o FIES?
    • O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.
  • Quem pode solicitar o FIES?
    • Podem solicitar o financiamento os estudantes de cursos presenciais de graduação não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), oferecidos por instituições de ensino superior participantes do Programa, e que atendam as demais exigência estabelecidas nas normas do FIES para essa finalidade.
  • A PUC-Campinas adere ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC)?
    • Sim
  • Como faço para me inscrever no FIES?
    • As inscrições são feitas através do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), disponível para acesso no site oficial do FIES, clique aqui para acessá-lo (sisfiesportal.mec.gov.br). O estudante poderá fazer a inscrição em qualquer período do ano, de janeiro a junho, para o financiamento relativo ao 1º semestre, e de julho a dezembro, para o financiamento relativo ao 2º semestre do ano.

      Confira o passo a passo para solicitar o financiamento:

      ? 1º Passo: Inscrição no SisFIES

      O primeiro passo para efetuar a inscrição é acessar o SisFIES (sisfiesportal.mec.gov.br) e informar os dados solicitados. No primeiro acesso, o estudante informará seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), sua data de nascimento, um endereço de e–mail válido e cadastrará uma senha que será utilizada sempre que o estudante acessar o sistema. Após informar os dados solicitados, o estudante receberá uma mensagem no endereço de e–mail informado para validação do seu cadastro. A partir daí, o estudante acessará o SisFIES e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição e as informações sobre o financiamento solicitado.

      ? 2º Passo: Validação das informações

      Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, entregando toda a documentação solicitada  48horas após a realização da inscrição no SISFIES. A lista de documentos encontra-se em nosso portal, acesse-a clicando aqui.

      ? 3º Passo: Contratação do financiamento

      Após a aprovação da CPSA e de posse do Documento de Regularidade de Inscrição (DRI), o estudante deverá comparecer ao Agente Financeiro do FIES em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subseqüente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.

      A contratação do financiamento deverá ocorrer em agência bancária do Agente Financeiro credenciado pelo FIES, sediada no mesmo domicílio residencial ou acadêmico do estudante. Na hipótese da inexistência de agência bancária nesses domicílios, é permitida a contratação do financiamento em agência bancária sediada em localidade de livre escolha do estudante.

      O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal são os atuais Agentes Financeiros do Programa.

  • Já assinei o contrato no banco e entreguei ao DCR, quando é que eu receberei a restituição das mensalidades que eu já paguei?
    • A restituição do valor pago é feita agora no momento do cadastro do FIES no sistema, ou seja, após a entrega do contrato. Em caso de FIES inferior a 100%, as mensalidades que já foram pagas serão usadas para abater os valores que deveriam ser pagos pelo aluno à instituição naquele semestre. Caso o valor já pago nas mensalidades for maior, a diferença será devolvida, caso contrário, essa diferença será cobrada.
  • Quando devo fazer meu aditamento?
    • O aditamento é um processo de renovação que deve ser feito pelos alunos contratados no FIES. Essa renovação se dá semestralmente a partir do semestre seguinte ao contratado (não faz sentido renovar no mesmo semestre que se firmou o contrato).
  • Se eu reprovar em uma matéria eu perco o FIES?
    • Não necessariamente. Listamos, abaixo, algumas situações encontradas no dia a dia:
      • para o FIES o aluno deve ter um aproveitamento acadêmico acima de 75% de seus créditos no semestre, ou seja, o aluno pode pegar DP em matérias que representam menos de 25% do total de créditos cursados naquele semestre.
      • alunos com aproveitamento acadêmico abaixo de 75% a CPSA PODE aprovar a continuidade desse aluno desde que haja uma justificativa. Esse procedimento pode ser executado POR DUAS VEZES. Caso contrário, o FIES será cancelado.
      • Alunos reincidentes em aproveitamento acadêmico (B.D.A.) abaixo TÊM SEU FIES CANCELADO.