/Teses e Dissertações

Teses e Dissertações - Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado

Periódico:
Revista de Educação PUC-Campinas

Área de Concentração: Educação

Linhas de Pesquisa:

  • Formação de Professores e Práticas Pedagógicas
  • Políticas Públicas em Educação

Teses e Dissertações

Alfabetização, letramento e a formação do professor-alfabetizador: possibilidades apresentadas pelo Pibid
Autor: Eliane de Godoi Teixeira Fernandes
Data de Defesa: 27/02/2015
O trabalho apresenta resultados de pesquisa bibliográfica e análise documental de abordagem qualitativa, fundamentada principalmente nos conceitos de alfabetização e letramento trabalhados por Magda S...
Mais informações
Rankings universitários promovidos por jornais no espaço Ibero-Americano: El Mundo (Espanha), El Mercurio (Chile) e Folha de São Paulo (Brasil)
Autor: Carlos Marshal França
Data de Defesa: 27/02/2015
As últimas décadas vêm testemunhando um espaço de centralidade para os chamados rankings universitários no Brasil, nos países ibero-americanos e no mundo, produzidos por instâncias governamentais ofic...
Mais informações
Construindo uma escola eficaz: boas práticas escolares e fatores de alto desempenho em escolas de alta vulnerabilidade social
Autor: Edivaldo Cesar Camarotti Martins
Data de Defesa: 26/02/2015
O projeto de pesquisa foi desenvolvido no curso de pós-graduação scricto sensu, mestrado em educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Está enquadrado no campo das ciências sociais, esp...
Mais informações
Provinha Brasil: repercussões nas práticas curriculares da educação infantil
Autor: Daniele Lenharo Appolinário
Data de Defesa: 26/02/2015
A presente pesquisa fundamenta-se na literatura sobre políticas públicas em avaliação, em específico, a Provinha Brasil, concepções de educação infantil e práticas curriculares da educação infantil na...
Mais informações
Relatórios de estágio curricular na educação infantil e a formação do professor crítico
Autor: Luciane Vaughn
Data de Defesa: 26/02/2015
Trata-se de uma pesquisa sobre o estágio curricular em Educação Infantil em um Curso de Pedagogia, cujo objetivo geral é investigar como esta disciplina pode contribuir para a formação de um professor...
Mais informações
Prova Brasil e SARESP: repercussões na construção da qualidade da educação na percepção de professores e gestores de escolas públicas estaduais do município de Campinas (SP)
Autor: Bruna Colombo
Data de Defesa: 26/02/2015
As avaliações em larga escala da Educação Básica, centradas em exames de desempenho dos alunos, têm sido utilizadas para monitoramento da qualidade da educação por meio da geração de indicadores. O pr...
Mais informações
Além dos muros da escola: um estudo sobre educação popular e o projeto Promotoras Legais Populares de Campinas (SP)
Autor: Cíntia Isabel Patti
Data de Defesa: 25/02/2015
A presente dissertação“Além dos muros da escola: Um estudo sobre a educação popular e o projeto Promotoras Legais Populares de Campinas”, tem por tema central o preconceito e discriminação de raça e g...
Mais informações
Formação continuada e autorregulação da aprendizagem: concepções e práticas de professores
Autor: Andréa Oliveira Silva
Data de Defesa: 24/02/2015
As questões da (não) aprendizagem têm sido uma das queixas mais frequentes na realidade educacional atualmente. Pais e professores são desafiados a lidar com crianças que parecem não aprender, não dem...
Mais informações
¨A gente não tem noção¨: pontos de vista de professores de uma escola pública de Campinas (SP) em relação ao Programa Bolsa Família
Autor: Daniela Fernanda Flores
Data de Defesa: 20/02/2015
O presente estudo visa compreender os pontos de vista dos professores sobre a importância do Programa Bolsa Família (PBF) como forma de enfrentamento da pobreza por meio da frequência escolar. Para is...
Mais informações
Identidade docente na Educação Infantil: marcas da formação e das experiências profissionais no contexto das instituições
Autor: Luciana Pereira da Silva Lopes
Data de Defesa: 20/02/2015
Esta pesquisa busca compreender o processo de construção da identidade docente de professoras de Educação Infantil bem como as possibilidades de reconstrução dessa identidade, visando entender como as...
Mais informações