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Teses e Dissertações - Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado

Periódico:
Revista de Educação PUC-Campinas

Área de Concentração: Educação

Linhas de Pesquisa:

  • Formação de Professores e Práticas Pedagógicas
  • Políticas Públicas em Educação

Teses e Dissertações

A concepção educacional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID no contexto do pragmatismo.
Autor: Aurora da Silva Teixeira
Data de Defesa: 19/12/2014
O presente trabalho analisa a concepção educacional de uma política pública da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Programa In...
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A criança de seis anos no ensino fundamental de 9 anos: o processo de implementação ao longo de uma década no município de Itajubá/MG.
Autor: Rosangela Benedita Ribeiro
Data de Defesa: 17/12/2014
A presente pesquisa tem por objetivo analisar a implantação e implementação do Ensino Fundamental de nove anos (EF) do município de Itajubá/MG, ao longo de uma década. Justifica-se o interesse por ess...
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Mestrado Profissional e conceito de experiência em John Dewey em debate como política pública em educação no contexto do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020.
Autor: Ana Carolina Godoy Tercioti
Data de Defesa: 01/12/2014
O presente estudo inseriu-se na Linha de Pesquisa “Políticas Públicas em Educação”, e a pergunta que a motivou foi: que concepção de educação está presente no mestrado profissional no contexto do PNPG...
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Formação inicial de professores da educação básica: a construção dos saberes profissionais
Autor: Tatiane Cristina Moreira Andrietta
Data de Defesa: 30/06/2014
Esta pesquisa aborda a formação inicial de professores, entendida como aquela realizada em nível superior, no curso de pedagogia. O problema de investigação centra-se em compreender qual o papel da fo...
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Os rankings do Guia do Estudante na educação superior brasileira: um estudo sobre as estratégias de divulgação adotadas pelas instituições que obtiveram o Prêmio Melhores Universidades
Autor: Henrique da Silva Lourenço
Data de Defesa: 26/02/2014
A presente dissertação se enquadra no campo das pesquisas em avaliação educacional e tem foco no estudo das classificações advindas do Guia do Estudante (GE), publicada pela Editora Abril. A escassez ...
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Possibilidades, limites e contradições nas relações família e escola (não) mediadas por política de governo.
Autor: Leandro Gaspareti Alves
Data de Defesa: 25/02/2014
As relações entre escola e família vêm sendo apontadas pela literatura e pela política neoliberal, especialmente na década de 1990, como importantes para combater o fracasso e promover o sucesso escol...
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A implementação da lei 10.639/03 por meio do Mipid em Campinas (SP): a luta pelo reconhecimento no combate ao racismo institucionalizado brasileiro.
Autor: Kátia Maria Eugênio
Data de Defesa: 25/02/2014
A dissertação tem como objetivo compreender o processo de elaboração da política pública de ação afirmativa na forma da Lei nº 10639/03 e delimitar os possíveis desdobramentos das ações do programa Me...
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Oficinas Curriculares nas Escolas de Tempo Integral da rede pública estadual de São Paulo: percepção dos gestores
Autor: Mariângela Leocárdio Jacomini
Data de Defesa: 24/02/2014
A pesquisa, de abordagem quanti-qualitativa, teve como objetivo investigar o Programa Escola de Tempo Integral do Estado de São Paulo instituído pela Resolução SE 89 publicada em 9 de dezembro de 2005...
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O processo formativo do Programa Ler e Escrever: uma análise da rede de formações proposta pelo Estado de São Paulo
Autor: Camila dos Santos Almeida
Data de Defesa: 19/02/2014
Esta pesquisa investigou o processo de formação proposto pelo Programa Ler e Escrever do estado de São Paulo, com foco na figura do Professor Coordenador como formador. O programa é uma política da Se...
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“Índio, música e brincadeira”: pontos e contrapontos do material didático do Programa Ler e Escrever no 1º ano do Ensino Fundamental.
Autor: Tatiana Cristina dos Santos
Data de Defesa: 14/02/2014
O Programa Ler e Escrever se caracteriza como uma política educacional do estado de São Paulo e se constitui por um conjunto de ações que visa à melhoria da qualidade da alfabetização nos anos iniciai...
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