FACULDADE DE PSICOLOGIA
|
A
|
|
|
|
IC08471 - A fenomenologia e as diversas estratégias metodológicas para compreender o acontecer clínico.
|
|
Código:
|
IC08471
|
|
Descrição Plano:
|
A FENOMENOLOGIA E AS DIVERSAS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA COMPREENDER O ACONTECER CLÍNICO.
|
|
Aluno:
|
MAISA TORDIN RAMOS
|
|
Email:
|
maisatramos@hotmail.com
|
|
Docente:
|
VERA ENGLER CURY
|
|
Email:
|
epesq@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
ATENÇÃO PSICOLÓGICA CLÍNICA EM INSTITUIÇÕES: PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO
|
|
Linha:
|
PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo:
|
O incremento na demanda por atendimento psicológico em serviços de saúde pública impôs o surgimento de novas formas de atenção psicológica de caráter clínico, que se diferenciam das concepções clássicas de intervenção. Assim, faz-se necessária também uma adequação metodológica a nortear pesquisas acerca do acontecer clínico para manter coerência entre o aporte epistemológico e a prática clínica. As pesquisas do grupo “Atenção Psicológica Clínica em Instituições: prevenção e intervenção caracterizam-se pela integração entre a teoria humanista aplicada à compreensão das práticas psicológicas clínicas em instituições e uma postura fenomenológica no desenvolvimento das investigações. Este trabalho tem por objetivo estudar os pressupostos epistemológicos da fenomenologia, quando aplicada ao campo de conhecimento da Psicologia como método de investigação sobre o acontecer clínico. Para isso, a aluna efetuará uma compilação de artigos científicos recentes publicados em periódicos nacionais e internacionais, visando analisar as diversas estratégias metodológicas adotadas por pesquisadores em estudos sobre práticas clínicas em instituições. Fará em especial, uma análise de estudos que adotaram a narrativa como estratégia de pesquisa à luz dos trabalhos realizados pelo Grupo de Pesquisa “Atenção psicológica clínica em instituições: prevenção e intervenção”. Espera-se com isso, contextualizar a questão epistemológica decorrente da aplicação da fenomenologia ao campo da Psicologia clínica, de forma a legitimar a relevância científica dos estudos desenvolvidos pelo referido Grupo de Pesquisa.
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia
|
|
Modalidade:
|
PIBIC/CNPq
|
|
Palavras chave:
|
atenção psicológica clínica, fenomenologia, narrativa
|
|
|
IC07248 - A introdução do narcisismo na teoria Freudiana e as estruturas narcisistas nos grupos
|
|
Código:
|
IC07248
|
|
Descrição Plano:
|
A INTRODUÇÃO DO NARCISISMO NA TEORIA FREUDIANA E AS ESTRUTURAS NARCISISTAS NOS GRUPOS
|
|
Aluno:
|
CELINA AUDI
|
|
Email:
|
celina.audi@puccampinas.edu.br
|
|
Docente:
|
ANTONIOS TERZIS
|
|
Email:
|
aterzis@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
Psicanálise e Grupalidade
|
|
Linha:
|
Prevenção e Intervenção Psicológica
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo Expandido:
|
visualizar resumo expandido
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia
|
|
Modalidade:
|
PIBIC/CNPq
|
|
|
IC07459 - A narrativa como estratégia de pesquisa em estudos sobre práticas psicológicas clínicas em Instituições.
|
|
Código:
|
IC07459
|
|
Descrição Plano:
|
A NARRATIVA COMO ESTRATÉGIA DE PESQUISA EM ESTUDOS SOBRE PRÁTICAS PSICOLÓGICAS CLÍNICAS EM INSTITUIÇÕES.
|
|
Aluno:
|
MAISA TORDIN RAMOS
|
|
Email:
|
maisatramos@hotmail.com
|
|
Docente:
|
VERA ENGLER CURY
|
|
Email:
|
epesq@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
Atenção Psicológica Clínica em Instituições: Prevenção e Intervenção
|
|
Linha:
|
Prevenção e Intervenção Psicológica
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo Expandido:
|
visualizar resumo expandido
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia
|
|
Modalidade:
|
PIBIC/CNPq
|
|
|
IC08313 - ANÁLISE TEÓRICA SOBRE OS CONCEITOS DE RESILIÊNCIA, CONSCIÊNCIA E A VIDA NO CAPITALISMO
|
|
Código:
|
IC08313
|
|
Descrição Plano:
|
ANÁLISE TEÓRICA SOBRE OS CONCEITOS DE RESILIÊNCIA, CONSCIÊNCIA E A VIDA NO CAPITALISMO
|
|
Aluno:
|
LEILA ESTEVAO DA SILVA
|
|
Email:
|
leila.estevao@gmail.com
|
|
Docente:
|
RAQUEL SOUZA LOBO GUZZO
|
|
Email:
|
rguzzo@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL: PREVENÇÃO, COMUNIDADE E LIBERTAÇÃO
|
|
Linha:
|
PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo:
|
O presente projeto pretende uma revisão nos conceito de resiliencia relacionado ao processo de ter consciência e sobreviver em uma sociedade excludente e sob a égide do capitalismo, que, com um grau de intensa exclusão e exploração coloca as pessoas em condições desumanas de vida. O estudo da resiliencia como uma característica pessoal vem sendo desenvolvido há mais de dez anos, sobretudo em países do hemisfério norte. A proposta de estudar este constructo a partir da realidade brasileira e de um grupo social que não desfruta dos privilégios de uma sociedade marcada pela desigualdade social. O projeto pretende realizar uma pesquisa bibliográfica relacionada ao constructo de resiliência e a tomada de consciência, analisando o processo de se tornar resiliente, a partir de uma análise marxista da realidade .
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia
|
|
Modalidade:
|
PIBIC/CNPq
|
|
Palavras chave:
|
consciencia, psicologia social comunitária, resiliencia
|
|
|
IC08459 - As relações entre famílias e professoras de primeiro ano do Ensino Fundamental: a avaliação em foco na “ Escola do Sítio"
|
|
Código:
|
IC08459
|
|
Descrição Plano:
|
AS RELAÇÕES ENTRE FAMÍLIAS E PROFESSORAS DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: A AVALIAÇÃO EM FOCO NA “ ESCOLA DO SÍTIO"
|
|
Aluno:
|
LEANDRO GASPARETI ALVES
|
|
Email:
|
bilunga69@yahoo.com.br
|
|
Docente:
|
MARIA SILVIA PINTO DE MOURA L DA ROCHA
|
|
Email:
|
msilvia@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM DIREITO À EDUCAÇÃO
|
|
Linha:
|
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DO EDUCADOR
|
|
Centro:
|
CCSA
|
|
Resumo:
|
A presente pesquisa filia-se ao projeto “A criança de seis anos e o Ensino Fundamental: estudo comparativo”, continuidade de “A criança de seis anos e o Ensino Fundamental”, realizada em 2006-2007, que nos permitiu identificar dificuldades das escolas para responder ao que se propõe como objetivos e currículo para os anos iniciais do novo Ensino Fundamental, sobretudo quanto à presença e enriquecimento do brincar no cotidiano escolar. Uma das causas das dificuldades foram as avaliações das famílias sobre o trabalho pedagógico, valorizando positivamente as atividades de alfabetização e cálculo e negativamente as atividades lúdicas nas práticas escolares. O objetivo desta pesquisa é aprofundar o estudo sobre as avaliações feitas por famílias de alunos de primeiro ano do EF sobre as práticas educacionais. O trabalho de campo desenvolve-se em escola particular de EF de Campinas, com coleta de dados por observação (cotidiano escolar, reuniões de pais e mestres, reuniões individuais com pais) e análise documental (circulares enviadas pela escola e cadernos de comunicação entre professora e famílias). Os resultados serão analisados qualitativa e quantitativamente e comparados aos obtidos nas outras pesquisas de IC vinculadas ao projeto-mãe (tanto as realizadas em turmas de primeiro ano de EF em escolas municipais e estadual, quanto a que analisa os instrumentos de avaliação institucional e de desempenho escolar, adotados pela Secretaria de Educação de Campinas). Pretende-se, assim, aprofundar o estudo sobre a implementação do novo sistema de ensino obrigatório brasileiro, especialmente com a identificação de estratégias de sucesso e causas de dificuldades para garantir o direito de brincar das crianças e seu desenvolvimento psicológico integral, neste segmento educacional.
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia Educacional
|
|
Modalidade:
|
FAPIC/Reitoria
|
|
Palavras chave:
|
atividade lúdica, avaliação, ensino fundamental
|
|
|
IC08460 - As relações entre famílias e professoras de primeiro ano do Ensino Fundamental: a avaliação em foco na EMEF Edson Luis Chaves
|
|
Código:
|
IC08460
|
|
Descrição Plano:
|
AS RELAÇÕES ENTRE FAMÍLIAS E PROFESSORAS DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: A AVALIAÇÃO EM FOCO NA EMEF EDSON LUIS CHAVES
|
|
Aluno:
|
MAYARA CARRIJO FERREIRA
|
|
Email:
|
mayarinha@puccampinas.edu.br
|
|
Docente:
|
MARIA SILVIA PINTO DE MOURA L DA ROCHA
|
|
Email:
|
msilvia@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM DIREITO À EDUCAÇÃO
|
|
Linha:
|
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DO EDUCADOR
|
|
Centro:
|
CCSA
|
|
Resumo:
|
A presente pesquisa filia-se ao projeto “A criança de seis anos e o Ensino Fundamental: estudo comparativo”, continuidade de “A criança de seis anos e o Ensino Fundamental”, realizada em 2006-2007, que nos permitiu identificar dificuldades das escolas para responder ao que se propõe como objetivos e currículo para os anos iniciais do novo Ensino Fundamental, sobretudo quanto à presença e enriquecimento do brincar no cotidiano escolar. Uma das causas das dificuldades foram as avaliações das famílias sobre o trabalho pedagógico, valorizando positivamente as atividades de alfabetização e cálculo e negativamente as atividades lúdicas nas práticas escolares. O objetivo desta pesquisa é aprofundar o estudo sobre as avaliações feitas por famílias de alunos de primeiro ano do EF sobre as práticas educacionais. O trabalho de campo desenvolve-se em escola municipal de EF de Campinas, com coleta de dados por observação (cotidiano escolar, reuniões de pais e mestres, reuniões individuais com pais) e análise documental (circulares enviadas pela escola e cadernos de comunicação entre professora e famílias). Os resultados serão analisados qualitativa e quantitativamente e comparados aos obtidos nas outras pesquisas de IC vinculadas ao projeto-mãe (tanto as realizadas em turmas de primeiro ano de EF em escolas municipais e estadual, quanto a que analisa os instrumentos de avaliação institucional e de desempenho escolar, adotados pela Secretaria de Educação de Campinas). Pretende-se, assim, aprofundar o estudo sobre a implementação do novo sistema de ensino obrigatório brasileiro, especialmente com a identificação de estratégias de sucesso e causas de dificuldades para garantir o direito de brincar das crianças e seu desenvolvimento psicológico integral, neste segmento educacional.
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia Educacional
|
|
Modalidade:
|
FAPIC/Reitoria
|
|
Palavras chave:
|
atividade lúdica, avaliação, ensino fundamental
|
|
|
IC08461 - As relações entre famílias e professoras de primeiro ano do Ensino Fundamental: a avaliação em foco na EMEF Profa. Clotilde Barraquet von Zuben”
|
|
Código:
|
IC08461
|
|
Descrição Plano:
|
AS RELAÇÕES ENTRE FAMÍLIAS E PROFESSORAS DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: A AVALIAÇÃO EM FOCO NA EMEF PROFA. CLOTILDE BARRAQUET VON ZUBEN”
|
|
Aluno:
|
MARINA LEME PASQUAL
|
|
Email:
|
leme_marina@yahoo.com.br
|
|
Docente:
|
MARIA SILVIA PINTO DE MOURA L DA ROCHA
|
|
Email:
|
msilvia@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM DIREITO À EDUCAÇÃO
|
|
Linha:
|
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DO EDUCADOR
|
|
Centro:
|
CCSA
|
|
Resumo:
|
A presente pesquisa filia-se ao projeto “A criança de seis anos e o Ensino Fundamental: estudo comparativo”, continuidade de “A criança de seis anos e o Ensino Fundamental”, realizada em 2006-2007, que nos permitiu identificar dificuldades das escolas para responder ao que se propõe como objetivos e currículo para os anos iniciais do novo Ensino Fundamental, sobretudo quanto à presença e enriquecimento do brincar no cotidiano escolar. Uma das causas das dificuldades foram as avaliações das famílias sobre o trabalho pedagógico, valorizando positivamente as atividades de alfabetização e cálculo e negativamente as atividades lúdicas nas práticas escolares. O objetivo desta pesquisa é aprofundar o estudo sobre as avaliações feitas por famílias de alunos de primeiro ano do EF sobre as práticas educacionais. O trabalho de campo desenvolve-se em escola municipal de EF de Campinas, com coleta de dados por observação (cotidiano escolar, reuniões de pais e mestres, reuniões individuais com pais) e análise documental (circulares enviadas pela escola e cadernos de comunicação entre professora e famílias). Os resultados serão analisados qualitativa e quantitativamente e comparados aos obtidos nas outras pesquisas de IC vinculadas ao projeto-mãe (tanto as realizadas em turmas de primeiro ano de EF em escolas municipais e estadual, quanto a que analisa os instrumentos de avaliação institucional e de desempenho escolar, adotados pela Secretaria de Educação de Campinas). Pretende-se, assim, aprofundar o estudo sobre a implementação do novo sistema de ensino obrigatório brasileiro, especialmente com a identificação de estratégias de sucesso e causas de dificuldades para garantir o direito de brincar das crianças e seu desenvolvimento psicológico integral, neste segmento educacional.
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia Educacional
|
|
Modalidade:
|
FAPIC/Reitoria
|
|
Palavras chave:
|
atividade lúdica, avaliação, ensino fundamental
|
|
|
IC07255 - ASPECTOS CONCEITUAIS E METODOLÓGICOS DAS MEDIDAS DE QUALIDADE DE VIDA PARA CRIANÇAS
|
|
Código:
|
IC07255
|
|
Descrição Plano:
|
ASPECTOS CONCEITUAIS E METODOLÓGICOS DAS MEDIDAS DE QUALIDADE DE VIDA PARA CRIANÇAS
|
|
Aluno:
|
ÉRIKA HANSEN BARBARINI
|
|
Email:
|
eri_psico40@hotmail.com
|
|
Docente:
|
HELENA BAZANELLI PREBIANCHI
|
|
Email:
|
psico.ccv@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
Atenção Psicológica Clínica em Instituições: Prevenção e Intervenção
|
|
Linha:
|
Prevenção e Intervenção Psicológica
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo Expandido:
|
visualizar resumo expandido
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia
|
|
Modalidade:
|
FAPIC/Reitoria
|
|
|
IC08161 - Aspectos empíricos e metapsicológicos do complexo de Édipo
|
|
Código:
|
IC08161
|
|
Descrição Plano:
|
ASPECTOS EMPÍRICOS E METAPSICOLÓGICOS DO COMPLEXO DE ÉDIPO
|
|
Aluno:
|
ANA CRISTINA RIBEIRO MARTINS
|
|
Email:
|
acrmartins@puccampinas.edu.br
|
|
Docente:
|
LEOPOLDO PEREIRA FULGENCIO JUNIOR
|
|
Email:
|
leopoldofulgencio@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
ATENÇÃO PSICOLÓGICA CLÍNICA EM INSTITUIÇÕES: PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO
|
|
Linha:
|
PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo:
|
Esta pesquisa visa dar continuidade ao processo de formação de pesquisadores em psicanálise. Ela é a continuidade e o aprofundamento da pesquisa anterior “Notas para a compreensão do complexo de Édipo em Freud”, realizada de agosto de 2008 a junho de 2009, na qual foi analisado criticamente como Freud compreende este conceito. Nesta continuidade trata-se de, apoiando-se na distinção entre dois corpus teóricos na teoria freudiana (um derivado diretamente da clínica, constituindo sua psicologia dos fatos clínicos, e outro, formulado enquanto ficções heurísticas necessárias, a metapsicologia), dedicar-se a analisar o complexo de Édipo em Freud para distinguir quando Freud usa a expressão num sentido metapsicológico e quando o faz num sentido descritivo. Trata-se de uma pesquisa teórica que objetiva ensinar o aluno-pesquisador a formular um problema (objeto-de-estudo), delimitar a bibliografia pertinente a este objeto, perscrutar esta bibliografia fichando e apreendendo os dados mais significativos para compreensão deste tema e, organizando este material, apresentá-lo no formato de um artigo publicável numa revista indexada especializada na área temático do problema proposto. Tendo já se ocupado da compreensão da posição de Freud, na fase inicial desta pesquisa, o aprendiz poderá, agora, dedicar-se ao estudo mais sutil explicitado pela análise da natureza e função da teoria metapsicológica na psicanálise.
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia
|
|
Modalidade:
|
FAPIC/Reitoria
|
|
Palavras chave:
|
complexo de Édipo, Freud, metapsicologia
|
|
|
IC08157 - Aspectos empíricos e metapsicológicos do conceito de inconsciente em Freud
|
|
Código:
|
IC08157
|
|
Descrição Plano:
|
ASPECTOS EMPÍRICOS E METAPSICOLÓGICOS DO CONCEITO DE INCONSCIENTE EM FREUD
|
|
Aluno:
|
FERNANDA DE FREITAS FEDATO
|
|
Email:
|
fernanda_fedato@yahoo.com.br
|
|
Docente:
|
LEOPOLDO PEREIRA FULGENCIO JUNIOR
|
|
Email:
|
leopoldofulgencio@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
ATENÇÃO PSICOLÓGICA CLÍNICA EM INSTITUIÇÕES: PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO
|
|
Linha:
|
PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo:
|
Esta pesquisa visa dar continuidade ao processo de formação de pesquisadores em psicanálise. Ela é a continuidade e o aprofundamento da pesquisa anterior “Notas para a compreensão do conceito de inconsciente em Freud”, na qual foi analisado criticamente como Freud compreende este conceito. Nesta continuidade trata-se de, apoiando-se na distinção entre dois corpus teóricos na teoria freudiana (um derivado diretamente da clínica, constituindo sua psicologia dos fatos clínicos, e outro, formulado enquanto ficções heurísticas necessárias, a metapsicologia), dedicar-se a analisar o conceito de inconsciente em Freud para distinguir quando Freud usa o conceito num sentido metapsicológico e quando o faz num sentido descritivo. Trata-se de uma pesquisa teórica que objetiva ensinar o aluno-pesquisador a formular um problema (objeto-de-estudo), delimitar a bibliografia pertinente a este objeto, perscrutar esta bibliografia fichando e apreendendo os dados mais significativos para compreensão deste tema e, organizando este material, apresentá-lo no formato de um artigo publicável numa revista indexada especializada na área temático do problema proposto. Tendo já se ocupado da compreensão da posição de Freud, na fase inicial desta pesquisa, o aprendiz poderá, agora, dedicar-se ao estudo mais sutil explicitado pela análise da natureza e função da teoria metapsicológica na psicanálise.
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia
|
|
Modalidade:
|
PIBIC/CNPq
|
|
Palavras chave:
|
Freud, inconsciente, metapsicologia
|
|
|
IC08158 - Aspectos empíricos e metapsicológicos do conceito de sexualidade
|
|
Código:
|
IC08158
|
|
Descrição Plano:
|
ASPECTOS EMPÍRICOS E METAPSICOLÓGICOS DO CONCEITO DE SEXUALIDADE
|
|
Aluno:
|
DIANE BIANCHI CARVALHAES
|
|
Email:
|
dianecarvalhaes@puccampinas.edu.br
|
|
Docente:
|
LEOPOLDO PEREIRA FULGENCIO JUNIOR
|
|
Email:
|
leopoldofulgencio@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
ATENÇÃO PSICOLÓGICA CLÍNICA EM INSTITUIÇÕES: PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO
|
|
Linha:
|
PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo:
|
Esta pesquisa visa dar continuidade ao processo de formação de pesquisadores em psicanálise. Ela é a continuidade e o aprofundamento da pesquisa anterior “Notas para a compreensão do conceito de sexualidade infantil em Freud”, realizada de agosto de 2008 a junho de 2009, na qual foi analisado criticamente como Freud compreende este conceito. Nesta continuidade trata-se de, apoiando-se na distinção entre dois corpus teóricos na teoria freudiana (um derivado diretamente da clínica, constituindo sua psicologia dos fatos clínicos, e outro, formulado enquanto ficções heurísticas necessárias, a metapsicologia), dedicar-se a analisar o conceito de sexualidade infantil em Freud para distinguir quando Freud usa o conceito num sentido metapsicológico e quando o faz num sentido descritivo. Trata-se de uma pesquisa teórica que objetiva ensinar o aluno-pesquisador a formular um problema (objeto-de-estudo), delimitar a bibliografia pertinente a este objeto, perscrutar esta bibliografia fichando e apreendendo os dados mais significativos para compreensão deste tema e, organizando este material, apresentá-lo no formato de um artigo publicável numa revista indexada especializada na área temático do problema proposto. Tendo já se ocupado da compreensão da posição de Freud, na fase inicial desta pesquisa, o aprendiz poderá, agora, dedicar-se ao estudo mais sutil explicitado pela análise da natureza e função da teoria metapsicológica na psicanálise.
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia
|
|
Modalidade:
|
FAPIC/Reitoria
|
|
Palavras chave:
|
Freud, metapsicologia, sexualidade infantil
|
|
|
IC08159 - Aspectos empíricos e metapsicológicos do conceito de transferência
|
|
Código:
|
IC08159
|
|
Descrição Plano:
|
ASPECTOS EMPÍRICOS E METAPSICOLÓGICOS DO CONCEITO DE TRANSFERÊNCIA
|
|
Aluno:
|
LIVIA TONELLI BARTOLOMEI
|
|
Email:
|
liviabart@puccampinas.edu.br
|
|
Docente:
|
LEOPOLDO PEREIRA FULGENCIO JUNIOR
|
|
Email:
|
leopoldofulgencio@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
ATENÇÃO PSICOLÓGICA CLÍNICA EM INSTITUIÇÕES: PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO
|
|
Linha:
|
PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo:
|
Esta pesquisa visa dar continuidade ao processo de formação de pesquisadores em psicanálise. Ela é a continuidade e o aprofundamento da pesquisa anterior “Notas para a compreensão do conceito de transferência em Freud”, na qual foi analisado criticamente como Freud compreende este conceito. Nesta continuidade trata-se de, apoiando-se na distinção entre dois corpus teóricos na teoria freudiana (um derivado diretamente da clínica, constituindo sua psicologia dos fatos clínicos, e outro, formulado enquanto ficções heurísticas necessárias, a metapsicologia), dedicar-se a analisar o conceito de transferência em Freud para distinguir quando Freud usa o conceito num sentido metapsicológico e quando o faz num sentido descritivo. Trata-se de uma pesquisa teórica que objetiva ensinar o aluno-pesquisador a formular um problema (objeto-de-estudo), delimitar a bibliografia pertinente a este objeto, perscrutar esta bibliografia fichando e apreendendo os dados mais significativos para compreensão deste tema e, organizando este material, apresentá-lo no formato de um artigo publicável numa revista indexada especializada na área temático do problema proposto. Tendo já se ocupado da compreensão da posição de Freud, na fase inicial desta pesquisa, o aprendiz poderá, agora, dedicar-se ao estudo mais sutil explicitado pela análise da natureza e função da teoria metapsicológica na psicanálise.
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia
|
|
Modalidade:
|
FAPIC/Reitoria
|
|
Palavras chave:
|
Freud, metapsicologia, transferência
|
|
|
IC08160 - Aspectos empíricos e metapsicológicos do princípio do prazer em Freud
|
|
Código:
|
IC08160
|
|
Descrição Plano:
|
ASPECTOS EMPÍRICOS E METAPSICOLÓGICOS DO PRINCÍPIO DO PRAZER EM FREUD
|
|
Aluno:
|
ANDRÉIA JUNQUEIRA GABARRA
|
|
Email:
|
deiagabarra@viva.com.br
|
|
Docente:
|
LEOPOLDO PEREIRA FULGENCIO JUNIOR
|
|
Email:
|
leopoldofulgencio@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
ATENÇÃO PSICOLÓGICA CLÍNICA EM INSTITUIÇÕES: PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO
|
|
Linha:
|
PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo:
|
Esta pesquisa visa dar continuidade ao processo de formação de pesquisadores em psicanálise. Ela é a continuidade e o aprofundamento da pesquisa anterior “Notas para a compreensão do principio do prazer em em Freud”, realizada de agosto de 2008 a junho de 2009, na qual foi analisado criticamente como Freud compreende este conceito. Nesta continuidade trata-se de, apoiando-se na distinção entre dois corpus teóricos na teoria freudiana (um derivado diretamente da clínica, constituindo sua psicologia dos fatos clínicos, e outro, formulado enquanto ficções heurísticas necessárias, a metapsicologia), dedicar-se a analisar o princípio do prazer em Freud para distinguir quando Freud usa o termo num sentido metapsicológico e quando o faz num sentido descritivo. Trata-se de uma pesquisa teórica que objetiva ensinar o aluno-pesquisador a formular um problema (objeto-de-estudo), delimitar a bibliografia pertinente a este objeto, perscrutar esta bibliografia fichando e apreendendo os dados mais significativos para compreensão deste tema e, organizando este material, apresentá-lo no formato de um artigo publicável numa revista indexada especializada na área temático do problema proposto. Tendo já se ocupado da compreensão da posição de Freud, na fase inicial desta pesquisa, o aprendiz poderá, agora, dedicar-se ao estudo mais sutil explicitado pela análise da natureza e função da teoria metapsicológica na psicanálise.
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia
|
|
Modalidade:
|
FAPIC/Reitoria
|
|
Palavras chave:
|
Freud, metapsicologia, princípio do prazer
|
|
|
IC08199 - Aspectos fenomenológicos do pensamento e da prática de Carl Rogers no livro “TORNAR-SE PESSOA"
|
|
Código:
|
IC08199
|
|
Descrição Plano:
|
ASPECTOS FENOMENOLÓGICOS DO PENSAMENTO E DA PRÁTICA DE CARL ROGERS NO LIVRO “TORNAR-SE PESSOA"
|
|
Aluno:
|
MARCELA CARPES
|
|
Email:
|
ma07@puccampinas.edu.br
|
|
Docente:
|
MAURO MARTINS AMATUZZI
|
|
Email:
|
amatuzzi@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
PROCESSOS PSICOLÓGICOS: ABORDAGENS QUALITATIVAS
|
|
Linha:
|
PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo:
|
O aluno deverá estudar em que consiste o enfoque fenomenológico a partir dos textos de autores históricos, como Husserl e Merleau-Ponty, por exemplo, e a partir de publicações atuais acerca da psicologia fenomenológica, como as de Amedeo Giorgi e dos colaboradores da revista “Journal of Phenomenological Psychology”, por exemplo. Paralelamente a isso estudará o pensamento e a prática de Carl Rogers no campo da psicologia a partir de suas principais publicações. Fará então um confronto das duas abordagens levantando elementos e perspectivas convergentes. Deverá, em seguida, selecionar trechos particularmente significativos de Rogers em seu livro “Tornar-se Pessoa”, elaborando uma compreensão dos aspectos fenomenológicos de seu pensamento e de sua prática tais como ficam ilustrados nesses trechos selecionados.
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia
|
|
Modalidade:
|
FAPIC/Reitoria
|
|
Palavras chave:
|
Abordagem Centrada na Pessoa, Fenomenologia, Rogers
|
|
|
IC08200 - Aspectos fenomenológicos do pensamento e da prática de Carl Rogers nos livros “A PESSOA COMO CENTRO” e “UM JEITO DE SER”
|
|
Código:
|
IC08200
|
|
Descrição Plano:
|
ASPECTOS FENOMENOLÓGICOS DO PENSAMENTO E DA PRÁTICA DE CARL ROGERS NOS LIVROS “A PESSOA COMO CENTRO” E “UM JEITO DE SER”
|
|
Aluno:
|
MARCIA TUON
|
|
Email:
|
tuonmarcia@ig.com.br
|
|
Docente:
|
MAURO MARTINS AMATUZZI
|
|
Email:
|
amatuzzi@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
PROCESSOS PSICOLÓGICOS: ABORDAGENS QUALITATIVAS
|
|
Linha:
|
PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo:
|
O aluno deverá estudar em que consiste o enfoque fenomenológico a partir dos textos de autores históricos, como Husserl e Merleau-Ponty, por exemplo, e a partir de publicações atuais acerca da psicologia fenomenológica, como as de Amedeo Giorgi e dos colaboradores da revista “Journal of Phenomenological Psychology”, por exemplo. Paralelamente a isso estudará o pensamento e a prática de Carl Rogers no campo da psicologia a partir de suas principais publicações. Fará então um confronto das duas abordagens levantando elementos e perspectivas convergentes. Deverá, em seguida, selecionar trechos particularmente significativos de Rogers em seus livros “A Pessoa como Centro” e “Um Jeito de Ser”, elaborando uma compreensão dos aspectos fenomenológicos de seu pensamento e de sua prática tais como ficam ilustrados nesses trechos selecionados.
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia
|
|
Modalidade:
|
FAPIC/Reitoria
|
|
Palavras chave:
|
Abordagem Centrada na Pessoa, Fenomenologia, Rogers
|
|
|
IC07218 - Avaliação das Habilidades Cognitivas de Adultos:Estudo 1 Construção de Testes Verbais Área: Biológicas
|
|
Código:
|
IC07218
|
|
Descrição Plano:
|
AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES COGNITIVAS DE ADULTOS:ESTUDO 1 CONSTRUÇÃO DE TESTES VERBAIS ÁREA: BIOLÓGICAS
|
|
Aluno:
|
NATALIA JACOMETTI FALLEIROS
|
|
Email:
|
natijacometti@puccampinas.edu.br
|
|
Docente:
|
SOLANGE MUGLIA WECHSLER
|
|
Email:
|
wechsler@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
Laboratório de Avaliação e Medidas em Psicologia - LAMP
|
|
Linha:
|
Avaliação psicológica: dimensão cognitiva ,criativa e emocional
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo Expandido:
|
visualizar resumo expandido
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia
|
|
Modalidade:
|
PIBIC/CNPq
|
|
|
IC07220 - Avaliação das Habilidades Cognitivas de Adultos: Estudo 1 Construção de Testes Verbais Área: Humanas
|
|
Código:
|
IC07220
|
|
Descrição Plano:
|
AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES COGNITIVAS DE ADULTOS: ESTUDO 1 CONSTRUÇÃO DE TESTES VERBAIS ÁREA: HUMANAS
|
|
Aluno:
|
CAROLINA ROSA CAMPOS
|
|
Email:
|
carolcampos@puccampinas.edu.br
|
|
Docente:
|
SOLANGE MUGLIA WECHSLER
|
|
Email:
|
wechsler@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
Laboratório de Avaliação e Medidas em Psicologia - LAMP
|
|
Linha:
|
Avaliação psicológica: dimensão cognitiva ,criativa e emocional
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo Expandido:
|
visualizar resumo expandido
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia
|
|
Modalidade:
|
PIBIC/CNPq
|
|
|
IC07217 - Avaliação das Habilidades Cognitivas de Adultos: Estudo 1 Construção de Testes Verbais Áreas: Exatas e Sociais
|
|
Código:
|
IC07217
|
|
Descrição Plano:
|
AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES COGNITIVAS DE ADULTOS: ESTUDO 1 CONSTRUÇÃO DE TESTES VERBAIS ÁREAS: EXATAS E SOCIAIS
|
|
Aluno:
|
QUEILA GUISE MILIAN
|
|
Email:
|
queila_guise@yahoo.com.br
|
|
Docente:
|
SOLANGE MUGLIA WECHSLER
|
|
Email:
|
wechsler@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
Laboratório de Avaliação e Medidas em Psicologia - LAMP
|
|
Linha:
|
Avaliação psicológica: dimensão cognitiva ,criativa e emocional
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo Expandido:
|
visualizar resumo expandido
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia
|
|
Modalidade:
|
FAPIC/Reitoria
|
|
|
IC07580 - AVALIAÇÃO DO STRESS E DA QUALIDADE DE VIDA EM PROFISIONAIS DA SAÚDE
|
|
Código:
|
IC07580
|
|
Descrição Plano:
|
AVALIAÇÃO DO STRESS E DA QUALIDADE DE VIDA EM PROFISIONAIS DA SAÚDE
|
|
Aluno:
|
RENATA PARADA
|
|
Email:
|
bestgirl@puccampinas.edu.br
|
|
Docente:
|
MARILDA EMMANUEL NOVAES LIPP
|
|
Email:
|
marildalipp@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
Estudos Psicofisiológicos do Stress
|
|
Linha:
|
Prevenção e Intervenção Psicológica
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo Expandido:
|
visualizar resumo expandido
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia
|
|
Modalidade:
|
PIBIC/CNPq
|
|
|
C
|
|
|
|
IC07581 - COMPARAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE STRESS DE IDOSOS QUE MORAM COM A FAMÍLIA E AQUELES QUE MORAM EM CASA DE REPOUSO
|
|
Código:
|
IC07581
|
|
Descrição Plano:
|
COMPARAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE STRESS DE IDOSOS QUE MORAM COM A FAMÍLIA E AQUELES QUE MORAM EM CASA DE REPOUSO
|
|
Aluno:
|
GABRIELA LINHARES AREIAS
|
|
Email:
|
gabylinha@yahoo.com.br
|
|
Docente:
|
MARILDA EMMANUEL NOVAES LIPP
|
|
Email:
|
marildalipp@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
Estudos Psicofisiológicos do Stress
|
|
Linha:
|
Prevenção e Intervenção Psicológica
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo Expandido:
|
visualizar resumo expandido
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia
|
|
Modalidade:
|
FAPIC/Reitoria
|
|
|
IC08202 - Comportamento de leitura de professores e uso de multi alfabetização
|
|
Código:
|
IC08202
|
|
Descrição Plano:
|
COMPORTAMENTO DE LEITURA DE PROFESSORES E USO DE MULTI ALFABETIZAÇÃO
|
|
Aluno:
|
BIANCA ANJOS SALDANHA MARINHO
|
|
Email:
|
bibianjos13@hotmail.com
|
|
Docente:
|
MARIA HELENA M ALVES OLIVEIRA
|
|
Email:
|
mourao@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
APRENDIZAGEM, LINGUAGEM E LEITURA
|
|
Linha:
|
LEITURA E ESCRITA
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo:
|
Os textos que são produzidos, escritos e lidos, frequentemente requerem variados e simultâneos processamentos visando a construção de significado. Esta situação, por exemplo, é vivenciada pelo sujeito diante de um programa de televisão no qual ouve a mensagem falada, vê, simultaneamente, imagens fixas e em movimento. No nível mais rudimentar isto significa que não basta, apenas, o conhecimento do vocabulário, deve-se saber como e quando usá-lo e com quem. Em nível mais sofisticado significa dominar a habilidade de solução de problema, flexibilidade e consciência estratégica para trabalhar em grupo, movimentar-se entre as tarefas e usar ou adaptar o conhecimento para uma atuação ativa e informada como cidadão. O termo multi aplicado à palavra alfabetização pode ser compreendido em muitas formas. Em um sentido amplo refere-se às diferentes formas e práticas de leituras usadas nas diversas atividades de manifestação oral ou escritas, refere-se ao nível de especialização do vocabulário, ao grau de formalidade utilizado e à qualidade estrutural – uso da grafia, gramática, pontuação ou entonação- a ser utilizada em cada situação. O objetivo deste trabalho é identificar as multi formas e práticas da leitura, os diferentes contextos nos quais são aplicados. Serão focalizados os professores do ensino fundamental. O material utilizado será a produção científica sobre comportamento de leitura, multimídia uso e aplicação, instrumentos (questionário e tabela) e a identificação dos diferentes usos da alfabetização realizada nos diferentes contextos, caracterizando-os com referência ao modo (oral ou escrita), tipo de texto, participantes e características estruturais do texto.
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Agrárias; Biológicas; Saúde - Fonoaudiologia
|
|
Modalidade:
|
FAPIC/Reitoria
|
|
Palavras chave:
|
Aprendizagem, leitura, tecnologia
|
|
|
IC08357 - Consciência e Mudança Social: saber, sentir e agir.
|
|
Código:
|
IC08357
|
|
Descrição Plano:
|
CONSCIÊNCIA E MUDANÇA SOCIAL: SABER, SENTIR E AGIR.
|
|
Aluno:
|
ED CARLOS CORREA DE FARIA
|
|
Email:
|
edc@puccampinas.edu.br
|
|
Docente:
|
RAQUEL SOUZA LOBO GUZZO
|
|
Email:
|
rguzzo@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL: PREVENÇÃO, COMUNIDADE E LIBERTAÇÃO
|
|
Linha:
|
PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo:
|
O presente projeto pretende analisar os processos de tomada de consciência necessários à mudança social presentes na visão de homens e mulheres que trabalham em instituição que atende crianças em uma comunidade da região noroeste de Campinas. O estudo acontecerá por meio de uma abordagem qualitativa de pesquisa em que entrevistas semi estruturadas servem de roteiros para a coleta de informação dos participantes. Serão realizadas entrevistas com um roteiro previamente estruturado para atingir as dimensões a serem investigadas.
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia Social
|
|
Modalidade:
|
FAPIC/Reitoria
|
|
Palavras chave:
|
Consciencia, Mudança social, Psicologia Social
|
|
|
E
|
|
|
|
IC0711E - Eficácia do Treino Cognitivo de Controle da Raiva na Redução da Reatividade Cardiovascular da Doença Arterial Coronariana
|
|
Código:
|
IC0711E
|
|
Descrição Plano:
|
EFICÁCIA DO TREINO COGNITIVO DE CONTROLE DA RAIVA NA REDUÇÃO DA REATIVIDADE CARDIOVASCULAR DA DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA
|
|
Aluno:
|
ANGELA TAMYE LOPES FUJITA
|
|
Email:
|
tamylf@puccampinas.edu.br
|
|
Docente:
|
MARILDA EMMANUEL NOVAES LIPP
|
|
Email:
|
marildalipp@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
-
|
|
Linha:
|
-
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo Expandido:
|
visualizar resumo expandido
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas -
|
|
Modalidade:
|
Outras Agências
|
|
|
IC08328 - EMANCIPAÇÃO HUMANA E EDUCAÇÃO: consciência de mães sobre seus direitos fundamentais
|
|
Código:
|
IC08328
|
|
Descrição Plano:
|
EMANCIPAÇÃO HUMANA E EDUCAÇÃO: CONSCIÊNCIA DE MÃES SOBRE SEUS DIREITOS FUNDAMENTAIS
|
|
Aluno:
|
RAFAELA PAULA MARCIANO
|
|
Email:
|
ra_fa_e_la@puccampinas.edu.br
|
|
Docente:
|
RAQUEL SOUZA LOBO GUZZO
|
|
Email:
|
rguzzo@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL: PREVENÇÃO, COMUNIDADE E LIBERTAÇÃO
|
|
Linha:
|
PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo:
|
O presente projeto pretende identificar como mães compreendem o papel da educação na vida de seus filhos e o nível de consciência que têm sobre seus direitos fundamentais e a realidade em que vivem. O estudo acontecerá por meio de uma abordagem qualitativa de pesquisa em que entrevistas semi estruturadas servem de roteiros para a coleta de informação dos participantes, mães de crianças em idade escolar e pré-escolar de uma escola municipal em Campinas. Serão realizadas duas entrevistas com um roteiro previamente estruturado para atingir as dimensões a serem investigadas.
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia Social
|
|
Modalidade:
|
FAPIC/Reitoria
|
|
Palavras chave:
|
consciencia, emancipação humana, psicologia social comunitária
|
|
|
IC08350 - Enfrentando as adversidades: consciência de mães sobre seus direitos fundamentais
|
|
Código:
|
IC08350
|
|
Descrição Plano:
|
ENFRENTANDO AS ADVERSIDADES: CONSCIÊNCIA DE MÃES SOBRE SEUS DIREITOS FUNDAMENTAIS
|
|
Aluno:
|
EDILSON GUARNIERI JUNIOR
|
|
Email:
|
edilsonguarnieri@puccampinas.edu.br
|
|
Docente:
|
RAQUEL SOUZA LOBO GUZZO
|
|
Email:
|
rguzzo@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL: PREVENÇÃO, COMUNIDADE E LIBERTAÇÃO
|
|
Linha:
|
PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo:
|
O presente projeto pretende identificar as diferentes formas de enfrentamento utilizadas por mães diante da sua vida e de seus filhos e o nível de consciência que têm sobre seus direitos fundamentais e a realidade em que vivem. O estudo acontecerá por meio de uma abordagem qualitativa de pesquisa em que entrevistas semi estruturadas servem de roteiros para a coleta de informação dos participantes, mães de crianças em idade escolar e pré-escolar de uma escola municipal em Campinas. Serão realizadas duas entrevistas com um roteiro previamente estruturado para atingir as dimensões a serem investigadas.
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia Social
|
|
Modalidade:
|
FAPIC/Reitoria
|
|
Palavras chave:
|
consciencia, processos de enfrentamento, psicologia escolar comunitária
|
|
|
IC07277 - Epilepsia benigna da infância com pontas centrotemporais: relação entre aspectos clínicos e cognitivos.
|
|
Código:
|
IC07277
|
|
Descrição Plano:
|
EPILEPSIA BENIGNA DA INFÂNCIA COM PONTAS CENTROTEMPORAIS: RELAÇÃO ENTRE ASPECTOS CLÍNICOS E COGNITIVOS.
|
|
Aluno:
|
MARINA BITTAR CAPATTO
|
|
Email:
|
marinacapatto@puccampinas.edu.br
|
|
Docente:
|
GLORIA MARIA DE A S TEDRUS
|
|
Email:
|
gloriatedrus@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
Neuropsicofisiologia em cognição e epilepsia
|
|
Linha:
|
Neuropsicofisiologia em epilepsia
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo Expandido:
|
visualizar resumo expandido
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências da Saúde; Ciências Biológicas; Ciências Agrárias - Medicina
|
|
Modalidade:
|
FAPIC/Reitoria
|
|
|
IC0810E - Epilepsia benigna da infância com pontas centrotemporais: relação entre aspectos clínicos, eletrencefalográficos e das funções executivas
|
|
Código:
|
IC0810E
|
|
Descrição Plano:
|
EPILEPSIA BENIGNA DA INFÂNCIA COM PONTAS CENTROTEMPORAIS: RELAÇÃO ENTRE ASPECTOS CLÍNICOS, ELETRENCEFALOGRÁFICOS E DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS
|
|
Aluno:
|
GISELE ARAUJO CANCHERINI
|
|
Email:
|
gigi_cancherini@puccampinas.edu.br
|
|
Docente:
|
GLORIA MARIA DE A S TEDRUS
|
|
Email:
|
gloriatedrus@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
-
|
|
Linha:
|
-
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo:
|
A epilepsia benigna da infância com pontas centrotemporais (EBICT) é uma forma de epilepsia na qual não existem lesões anatômicas demonstráveis e há remissão espontânea das crises. Crianças na fase ativa da epilepsia podem a apresentar déficits cognitivos. Assim o objetivo deste estudo foi avaliar, em crianças com EBICT, aspectos clínicos, eletrencefalográficos, cognitivos, com a realização de testes das funções executivas e suas relações. Foram avaliadas 20 crianças (idade média 11,4) e foram realizados: anamnese; exame neurológico, Inventário de Edinburgh, eletrencefalograma digital (EEGd), testes cognitivos: teste de desempenho escolar, WISC-III, Teste de trilhas - Trail Making test, Matching familiar Figures Test, Stroop Color-Word Test; Go-no-go tash e FAS semântico e categoria. Os resultados foram comparados aos de um grupo controle de crianças sem alterações no exame neurológico ou no EEG. Foi observado que 8 crianças apresentaram comprometimento da função executiva (desempenho inferior - tempo excessivo para a execução e/ou numero elevado de erros cometidos em pelo menos 3 das provas aplicadas). Podemos concluir que crianças com EBICT apresentaram comprometimento das funções executivas, e houve correlação do pior desempenho nos testes de função executiva, com aspectos clínicos - aspectos ligados à natureza epiléptica da EBICT, (maior número total de crises epilépticas e com o menor intervalo de tempo livre sem crises epilépticas). Achado não descrito anteriormente na literatura.
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Agrárias; Biológicas; Saúde -
|
|
Modalidade:
|
FAPESP
|
|
Palavras chave:
|
Epilepsia benigna, atividade epileptiforme, eletrencefalograma
|
|
|
IC07275 - Epilepsia benigna da infância com pontas centrotemporais: Relação entre os aspectos clínico-eletrencefalográficos e distúrbio de comportamento e de aprendizagem
|
|
Código:
|
IC07275
|
|
Descrição Plano:
|
EPILEPSIA BENIGNA DA INFÂNCIA COM PONTAS CENTROTEMPORAIS: RELAÇÃO ENTRE OS ASPECTOS CLÍNICO-ELETRENCEFALOGRÁFICOS E DISTÚRBIO DE COMPORTAMENTO E DE APRENDIZAGEM
|
|
Aluno:
|
AMANDA AUGUSTA CAMPREGHER
|
|
Email:
|
amandacampregher@yahoo.com.br
|
|
Docente:
|
GLORIA MARIA DE A S TEDRUS
|
|
Email:
|
gloriatedrus@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
Neuropsicofisiologia em cognição e epilepsia
|
|
Linha:
|
Neuropsicofisiologia em epilepsia
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo Expandido:
|
visualizar resumo expandido
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências da Saúde; Ciências Biológicas; Ciências Agrárias - Medicina
|
|
Modalidade:
|
PIBIC/CNPq
|
|
|
IC08176 - Epilepsia benigna da infância com pontas centrotemporais:linguagem e correlações clínico-eletrenefalográficas
|
|
Código:
|
IC08176
|
|
Descrição Plano:
|
EPILEPSIA BENIGNA DA INFÂNCIA COM PONTAS CENTROTEMPORAIS:LINGUAGEM E CORRELAÇÕES CLÍNICO-ELETRENEFALOGRÁFICAS
|
|
Aluno:
|
MARINA BITTAR CAPATTO
|
|
Email:
|
marinacapatto@puccampinas.edu.br
|
|
Docente:
|
GLORIA MARIA DE A S TEDRUS
|
|
Email:
|
gloriatedrus@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
NEUROPSICOFISIOLOGIA EM COGNIÇÃO E EPILEPSIA
|
|
Linha:
|
NEUROPSICOFISIOLOGIA E COGNIÇÃO; NEUROPSICOFISIOLOGIA EM EPILEPSIA
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo:
|
A epilepsia benigna da infância com pontas centrotemporais (EBICT) é uma forma de epilepsia na qual não existem lesões anatômicas demonstráveis e há remissão espontânea das crises. Crianças na fase ativa da epilepsia podem apresentar alterações neuropsicológicas com comprometimento da linguagem, atenção, funções executivas e de desempenho escolar. Como mecanismo na gênese do comprometimento de vários aspectos da linguagem, foi aventado a hipótese da localização das descargas na região centrotemporal, a lateralidade hemisférica e o número de descargas. Assim o objetivo deste estudo é avaliar e relacionar, em crianças com EBICT, aspectos eletrencefalográficos com a avaliação da linguagem. Serão avaliadas cerca de 20 crianças de 7 a 14 anos de idade com EBICT. Serão realizados: anamnese; exame neurológico, Inventário de Edinburgh, eletrencefalograma digital (EEGd), testes neuropsicológicos (Teste de desempenho escolar, escala WISC-III, Teste de Fluência Verbal, Figura Complexa de Rey). Será feita a correlação dos aspectos cognitivos com os aspectos eletrencefalográficos, como o número, localização e lateralidade das descargas. Os dados serão comparados aos de um grupo controle pareado quanto à idade, gênero e escolaridade materna, sem antecedentes sugestivos de patologias com envolvimento do SNC, alterações ao exame neurológico ou ao EEG. Serão realizadas as análises estatísticas paramétricas ou não-paramétricas, de acordo com a situação em análise.
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Agrárias; Biológicas; Saúde - Neurologia
|
|
Modalidade:
|
PIBIC/CNPq
|
|
Palavras chave:
|
eletroencefalograma, epilepsia focal, linguagem
|
|
|
IC08366 - Estudos dos desenvolvimentos teóricos no campo da psicanálise dos vínculos institucionais
|
|
Código:
|
IC08366
|
|
Descrição Plano:
|
ESTUDOS DOS DESENVOLVIMENTOS TEÓRICOS NO CAMPO DA PSICANÁLISE DOS VÍNCULOS INSTITUCIONAIS
|
|
Aluno:
|
DÉBORA ORTOLAN FERNANDES DE OLIVEIRA
|
|
Email:
|
deby_oliveira@hotmail.com
|
|
Docente:
|
ANTONIOS TERZIS
|
|
Email:
|
aterzis@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
PSICANÁLISE E GRUPALIDADE
|
|
Linha:
|
PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo:
|
A psicanálise aplicada ao estudo do grupo abriu seu espaço. Ela distingue entre si os fenômenos psíquicos humanos e se refere à utilização dos conceitos psicanalíticos fora do setting tradicional. Os mecanismos sociais possuem uma dinâmica própria, não redutível à dinâmica individual. Esse projeto trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica que tem por objetivo estudar os desenvolvimentos teóricos no campo da psicanálise das configurações vinculares, ou seja, conceitos psicanalíticos específicos para processos mentais que se dão coletivamente. Tem por objetivo também descrever alguns aspectos da vida coletiva (social, política, econômica) regulada por normas, costumes, ritos e leis e, ainda, estudar alguns conceitos capazes de explicar as principais formações psíquicas bifaciais engajadas no vínculo institucional e alguns aspectos da psicopatologia das instituições. Estão sendo investigadas as obras de Freud vinculadas nas funções do “EU” com as das instituições sociais: “Totem e Tabu”, na qual mostrará como se forma a instituição originária da sociedade humana e “Psicologia de grupo e análise do ego”, na qual haverá um estudo da identificação e a formação do ego surge a importância da instituição. Incluindo ainda a instituição desde o que Pichon-Rivière e Bleger chamaram de “Psicanálise Operativa”, que define como uma psicanálise aplicada, que se realiza fora do contexto da psicanálise clínica. Os principais resultados esperados envolvem permitir que o aluno adquira capacidade para o desenvolvimento de pesquisa científica, bem como contribuir para que ele possa dar continuidade e aprofundamento ao presente trabalho. Além disso, espera-se que o material produzido subsidie um artigo científico para que esse seja submetido a uma revista indexada para publicação.
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia
|
|
Modalidade:
|
PIBIC/CNPq
|
|
Palavras chave:
|
instituições, psicanálise, vínculo
|
|
|
I
|
|
|
|
IC08449 - Investigação da validade da Bateria de testes Woodcock-Johnson III: Área Ciências Sociais
|
|
Código:
|
IC08449
|
|
Descrição Plano:
|
INVESTIGAÇÃO DA VALIDADE DA BATERIA DE TESTES WOODCOCK-JOHNSON III: ÁREA CIÊNCIAS SOCIAIS
|
|
Aluno:
|
QUEILA GUISE MILIAN
|
|
Email:
|
queila_guise@yahoo.com.br
|
|
Docente:
|
SOLANGE MUGLIA WECHSLER
|
|
Email:
|
wechsler@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO E MEDIDAS EM PSICOLOGIA – LAMP
|
|
Linha:
|
INSTRUMENTOS E PROCEDIMENTOS EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo:
|
A Bateria Woodcock-Johnson III apóia-se no modelo teórico mais aceito internacionalmente para compreensão do funcionamento intelectual, que é o de Carroll-Horn-Cattell (CHC). Já foi validada no LAMP a versão infanto-juvenil da Bateria WJ-III. A proposta atual visa ampliar os estudos com a WJ-III e investigar a sua validação e padronização para adultos brasileiros.. A pesquisa que está sendo desenvolvida tem como objetivo a validação e padronização dos 10 subtestes que comporão a bateria de adultos. O procedimento no Estudo 1 envolveu a construção de itens para os subtestes de vocabulário, sinônimos e antônimos, a partir de dicionários da língua portuguesa aplicados de forma coletiva. Os resultados obtidos foram que 28,8% das palavras que compuseram os subtestes vocabulários, sinônimos e antônimos foram mantidas por terem sido acertadas no curso de Pedagogia sendo que o mesmo ocorreu com uma porcentagem de 43,7% no curso de Engenharia Ambiental, totalizando assim a manutenção de 72,5% das palavras pesquisadas. A partir das listas de palavras apresentadas e da conseqüente análise das dificuldades, foi construída a folha de aplicação em forma coletiva e a ilustração das novas palavras que farão parte do subteste vocabulário. A amostra que corresponderá ao Estudo 2 deverá abranger 30 indivíduos, com idades variando dos 18 aos 45 anos. Estas pessoas estarão estudando ou envolvidas no mercado de trabalho ligado à área de exatas e ciências sociais. Esta amostra servirá para estudos da validade, precisão, padronização e normatização da bateria para adultos. Será realizada uma adaptação da forma individual para coletiva desta bateria. Finalmente, a normatização desta bateria será feita, oferecendo-se assim um instrumento que atende aos padrões científicos.
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Fundamentos e Medidas da Psicologia
|
|
Modalidade:
|
FAPIC/Reitoria
|
|
Palavras chave:
|
adultos, avaliação, habilidades cognitivas
|
|
|
IC08446 - Investigação da validade da Bateria Woodcock Johnson III: Área Biológicas
|
|
Código:
|
IC08446
|
|
Descrição Plano:
|
INVESTIGAÇÃO DA VALIDADE DA BATERIA WOODCOCK JOHNSON III: ÁREA BIOLÓGICAS
|
|
Aluno:
|
NATALIA JACOMETTI FALLEIROS
|
|
Email:
|
natijacometti@puccampinas.edu.br
|
|
Docente:
|
SOLANGE MUGLIA WECHSLER
|
|
Email:
|
wechsler@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO E MEDIDAS EM PSICOLOGIA – LAMP
|
|
Linha:
|
INSTRUMENTOS E PROCEDIMENTOS EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo:
|
A avaliação da inteligência do adulto existente na realidade brasileira tem-se mostrado insuficiente para uma compreensão do funcionamento intelectual o modelo teórico desta bateria é o CHC (Cattell-Horn-Carroll)..A bateria que será usada na pesquisa pretende basear-se na estrutura de subtestes apresentada na Bateria Woodcock-Johnson III, que foi adaptada e validada em nossos estudos anteriores para crianças e jovens brasileiros (7-17 anos) e encontra-se em fase de finalização do processo de normatização. A pesquisa que está sendo desenvolvida tem como objetivo a validação e padronização dos 10 subtestes que comporão a bateria de adultos. A amostra que corresponderá a este estudo deverá abranger 30 indivíduos, com idades variando dos 18 aos 45 anos. Estas pessoas estarão estudando ou envolvidas no mercado de trabalho ligado à área biológica. Esta amostra servirá para estudos da validade, precisão, padronização e normatização da bateria. Será realizada uma adaptação da forma individual para coletiva desta bateria, unindo os 9 subtestes não verbais da bateria com os outros subtestes verbais construídos neste estudo. A análise fatorial será utilizada para verificar a validade do construto desta bateria, se atendendo ao modelo CHC. A validade também será verificada pelas Análises da Variância Multivariada a fim de estudar a curva desenvolvimental das diferentes habilidades cognitivas, assim como pela análise de itens pelo modelo Rash. A precisão de cada subteste será avaliada pelo Coeficiente Alpha de Cronbach. Finalmente, a normatização desta bateria será feita de acordo com as faixas etárias envolvidas, oferecendo-se assim um instrumento que atende aos padrões psicométricos para a avaliação psicológica.
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Fundamentos e Medidas da Psicologia
|
|
Modalidade:
|
PIBIC/CNPq
|
|
Palavras chave:
|
adultos, avaliação, habilidades
|
|
|
IC08453 - Investigação da validade da Bateria Woodcock Johnson III: Diferenças entre jovens e adultos
|
|
Código:
|
IC08453
|
|
Descrição Plano:
|
INVESTIGAÇÃO DA VALIDADE DA BATERIA WOODCOCK JOHNSON III: DIFERENÇAS ENTRE JOVENS E ADULTOS
|
|
Aluno:
|
CAROLINA ROSA CAMPOS
|
|
Email:
|
carolcampos@puccampinas.edu.br
|
|
Docente:
|
SOLANGE MUGLIA WECHSLER
|
|
Email:
|
wechsler@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO E MEDIDAS EM PSICOLOGIA – LAMP
|
|
Linha:
|
INSTRUMENTOS E PROCEDIMENTOS EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo:
|
A avaliação da inteligência do adulto existente na realidade brasileira tem-se mostrado insuficiente para uma compreensão do funcionamento intelectual segundo a teoria CHC (Cattell-Horn-Carroll). A bateria que será usada na pesquisa pretende basear-se na estrutura de subtestes apresentada na Bateria Woodcock-Johnson III, que foi adaptada e validada em nossos estudos anteriores para crianças e jovens brasileiros (7-17 anos) e encontra-se em fase de finalização do processo de normatização. A pesquisa que está sendo desenvolvida tem como objetivo a validação e padronização dos 10 subtestes que comporão a bateria de adultos. A amostra que corresponderá a este estudo deverá abranger 30 indivíduos, com idades variando dos 18 aos 45 anos. Estas pessoas estarão estudando ou envolvidas no mercado de trabalho. Esta amostra servirá para estudos da validade, precisão, padronização e normatização da bateria. Será realizada uma adaptação da forma individual para coletiva desta bateria, unindo os 9 subtestes não verbais da bateria com os outros subtestes verbais construídos neste estudo. A análise fatorial será utilizada para verificar a validade do construto desta bateria, se atendendo ao modelo CHC. A validade também será verificada pelas Análises da Variância Multivariada a fim de estudar a curva desenvolvimental das diferentes habilidades cognitivas, assim como pela análise de itens pelo modelo Rash. As diferenças entre jovens e adultos para cada subteste será avaliada pela Análise da Variância. A precisão de cada subteste será avaliada pelo Coeficiente Alpha de Cronbach. Finalmente, a normatização desta bateria será feita de acordo com as faixas etárias envolvidas, oferecendo-se assim um instrumento que atende aos padrões psicométricos para a avaliação psicológica.
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Fundamentos e Medidas da Psicologia
|
|
Modalidade:
|
FAPIC/Reitoria
|
|
Palavras chave:
|
adultos, avaliação, habilidades cognitivas
|
|
|
M
|
|
|
|
IC07496 - Meninos em situação de rua e conscientização: em busca de perspectivas de vida
|
|
Código:
|
IC07496
|
|
Descrição Plano:
|
MENINOS EM SITUAÇÃO DE RUA E CONSCIENTIZAÇÃO: EM BUSCA DE PERSPECTIVAS DE VIDA
|
|
Aluno:
|
NEILA SILVA FIGUEIREDO
|
|
Email:
|
neilasfig@yahoo.com.br
|
|
Docente:
|
RAQUEL SOUZA LOBO GUZZO
|
|
Email:
|
rguzzo@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
Avaliação e Intervenção Psicossocial: Prevenção, Comunidade e Libertação
|
|
Linha:
|
Políticas sociais e proteção à criança e ao adolescente
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo Expandido:
|
visualizar resumo expandido
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia
|
|
Modalidade:
|
FAPIC/Reitoria
|
|
|
IC07607 - Mudança em Psicoterapia: produção científica do Psychotherapy Research (2006- 2007)
|
|
Código:
|
IC07607
|
|
Descrição Plano:
|
MUDANÇA EM PSICOTERAPIA: PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO PSYCHOTHERAPY RESEARCH (2006- 2007)
|
|
Aluno:
|
JULIANA TAVARES GUZZON
|
|
Email:
|
juuu-@hotmail.com
|
|
Docente:
|
ELISA MEDICI PIZAO YOSHIDA
|
|
Email:
|
eyoshida@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
Psicoterapia breve psicodinâmica: avaliação de mudança e instrumentos de medida
|
|
Linha:
|
Psicoterapia breve psicodinâmica: avaliação psicodiagnóstica, processo psicoterapêutico, resultado, acompanhamento e formação de terapeutas
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo Expandido:
|
visualizar resumo expandido
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia
|
|
Modalidade:
|
PIBIC/CNPq
|
|
|
IC08314 - Mulheres Trabalhadoras Domésticas: compartilhando a vida na busca de soluções conjuntas
|
|
Código:
|
IC08314
|
|
Descrição Plano:
|
MULHERES TRABALHADORAS DOMÉSTICAS: COMPARTILHANDO A VIDA NA BUSCA DE SOLUÇÕES CONJUNTAS
|
|
Aluno:
|
CAROLINE ANGELO DA CRUZ
|
|
Email:
|
loli@puccampinas.edu.br
|
|
Docente:
|
RAQUEL SOUZA LOBO GUZZO
|
|
Email:
|
rguzzo@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL: PREVENÇÃO, COMUNIDADE E LIBERTAÇÃO
|
|
Linha:
|
PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo:
|
As dificuldades de sentirem os problemas comuns e buscarem soluções conjuntas fazem das trabalhadoras domésticas um grupo social ainda exposto a situações de exploração com dificuldades concretas para terem uma vida digna e cuidarem de próprias famílias. Este trabalho visa identificar demandas pessoais e sociais que mulheres trabalhadoras domésticas apresentam em relação à sua luta cotidiana pela sobrevivência relacionando os problemas vividos e extraindo categorias de análise de seus relatos e meios de transformar esta realidade. Analisar indicadores psicossociais do fatalismo, alienação e impotência na expressão da consciência que as mulheres têm sobre suas vidas.
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia Social
|
|
Modalidade:
|
FAPIC/Reitoria
|
|
Palavras chave:
|
conscientização, intervenção psicossocial, trabalhadoras focais
|
|
|
IC07494 - Mulheres trabalhadoras domésticas: consciência e emancipação
|
|
Código:
|
IC07494
|
|
Descrição Plano:
|
MULHERES TRABALHADORAS DOMÉSTICAS: CONSCIÊNCIA E EMANCIPAÇÃO
|
|
Aluno:
|
CAROLINE ANGELO DA CRUZ
|
|
Email:
|
loli@puccampinas.edu.br
|
|
Docente:
|
RAQUEL SOUZA LOBO GUZZO
|
|
Email:
|
rguzzo@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
Avaliação e Intervenção Psicossocial: Prevenção, Comunidade e Libertação
|
|
Linha:
|
Políticas sociais e proteção à criança e ao adolescente
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo Expandido:
|
visualizar resumo expandido
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia
|
|
Modalidade:
|
PIBIC/CNPq
|
|
|
N
|
|
|
|
IC07202 - Notas para a compreensão do complexo de Édipo em Freud
|
|
Código:
|
IC07202
|
|
Descrição Plano:
|
NOTAS PARA A COMPREENSÃO DO COMPLEXO DE ÉDIPO EM FREUD
|
|
Aluno:
|
ANA CRISTINA RIBEIRO MARTINS
|
|
Email:
|
acrmartins@puccampinas.edu.br
|
|
Docente:
|
LEOPOLDO PEREIRA FULGENCIO JUNIOR
|
|
Email:
|
leopoldofulgencio@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
Atenção Psicológica Clínica em Instituições: Prevenção e Intervenção
|
|
Linha:
|
Prevenção e Intervenção Psicológica
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo Expandido:
|
visualizar resumo expandido
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia
|
|
Modalidade:
|
PIBIC/CNPq
|
|
|
IC07198 - Notas para a compreensão do conceito de inconsciente em Freud
|
|
Código:
|
IC07198
|
|
Descrição Plano:
|
NOTAS PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE INCONSCIENTE EM FREUD
|
|
Aluno:
|
FERNANDA DE FREITAS FEDATO
|
|
Email:
|
fernanda_fedato@yahoo.com.br
|
|
Docente:
|
LEOPOLDO PEREIRA FULGENCIO JUNIOR
|
|
Email:
|
leopoldofulgencio@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
Atenção Psicológica Clínica em Instituições: Prevenção e Intervenção
|
|
Linha:
|
Prevenção e Intervenção Psicológica
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo Expandido:
|
visualizar resumo expandido
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia
|
|
Modalidade:
|
PIBIC/CNPq
|
|
|
IC07199 - Notas para a compreensão do conceito de sexualidade infantil em Freud
|
|
Código:
|
IC07199
|
|
Descrição Plano:
|
NOTAS PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE SEXUALIDADE INFANTIL EM FREUD
|
|
Aluno:
|
DIANE BIANCHI CARVALHAES
|
|
Email:
|
dianecarvalhaes@puccampinas.edu.br
|
|
Docente:
|
LEOPOLDO PEREIRA FULGENCIO JUNIOR
|
|
Email:
|
leopoldofulgencio@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
Atenção Psicológica Clínica em Instituições: Prevenção e Intervenção
|
|
Linha:
|
Prevenção e Intervenção Psicológica
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo Expandido:
|
visualizar resumo expandido
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia
|
|
Modalidade:
|
FAPIC/Reitoria
|
|
|
IC07200 - Notas para a compreensão do conceito de transferência em Freud
|
|
Código:
|
IC07200
|
|
Descrição Plano:
|
NOTAS PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE TRANSFERÊNCIA EM FREUD
|
|
Aluno:
|
LIVIA TONELLI BARTOLOMEI
|
|
Email:
|
liviabart@puccampinas.edu.br
|
|
Docente:
|
LEOPOLDO PEREIRA FULGENCIO JUNIOR
|
|
Email:
|
leopoldofulgencio@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
Atenção Psicológica Clínica em Instituições: Prevenção e Intervenção
|
|
Linha:
|
Prevenção e Intervenção Psicológica
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo Expandido:
|
visualizar resumo expandido
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia
|
|
Modalidade:
|
FAPIC/Reitoria
|
|
|
IC07201 - Notas para a compreensão do princípio do prazer em Freud
|
|
Código:
|
IC07201
|
|
Descrição Plano:
|
NOTAS PARA A COMPREENSÃO DO PRINCÍPIO DO PRAZER EM FREUD
|
|
Aluno:
|
ANDRÉIA JUNQUEIRA GABARRA
|
|
Email:
|
deiagabarra@viva.com.br
|
|
Docente:
|
LEOPOLDO PEREIRA FULGENCIO JUNIOR
|
|
Email:
|
leopoldofulgencio@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
Atenção Psicológica Clínica em Instituições: Prevenção e Intervenção
|
|
Linha:
|
Prevenção e Intervenção Psicológica
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo Expandido:
|
visualizar resumo expandido
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia
|
|
Modalidade:
|
FAPIC/Reitoria
|
|
|
O
|
|
|
|
IC08271 - O conceito de identidade e sua apropriação nos estudos sobre formação de professores
|
|
Código:
|
IC08271
|
|
Descrição Plano:
|
O CONCEITO DE IDENTIDADE E SUA APROPRIAÇÃO NOS ESTUDOS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
|
|
Aluno:
|
EDERSON DE FARIA
|
|
Email:
|
edersonfaria@puccampinas.edu.br
|
|
Docente:
|
VERA LUCIA TREVISAN DE SOUZA
|
|
Email:
|
vtrevisan@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
GRUPO DE PESQUISA DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
|
|
Linha:
|
PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo:
|
O presente estudo, de natureza teórica, visa a compreender como o conceito de identidade tem sido apropriado e utilizado pelas/nas pesquisas sobre formação de professores. Isso porque embora identidade seja um conceito da psicologia, sobretudo uma categoria da psicologia social, observa-se a emergência de estudos desenvolvidos por outras disciplinas, postulando novos elementos e formas que constituem a identidade. A sociologia é uma das áreas que tem desenvolvido proposições para a compreensão da identidade, sobretudo os estudos de Dubar (1997). Parece que este movimento decorre do fato do conceito de identidade na psicologia não apresentar elementos suficientes que permitam adotá-lo como categoria explicativa para os fenômenos observados nas atividades profissionais. Contudo, teóricos da psicologia sócio-histórica têm oferecido, mas recentemente, novas proposições para o conceito. Objetiva-se, assim, com este estudo, ao realizar uma análise desse conceito na psicologia e sociologia, oferecer uma revisão ampla de sua abordagem por diferentes teóricos, possibilitando uma melhor compreensão acerca do lastro deste conceito para explicar a constituição identitária do sujeito. Teremos como objeto de estudo as dissertações e teses produzidas em 2006 e 2007, que trazem no título e no resumo a proposta de estudar identidade de professores. Focaremos, apenas, a abordagem teórica destas pesquisas e não seus resultados.
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia Educacional
|
|
Modalidade:
|
PIBIC/CNPq
|
|
Palavras chave:
|
formação de professores, identidade, psicologia sócio-histórica
|
|
|
IC08272 - O CONCEITO DE SUBJETIVIDADE NAS TEORIAS SÓCIO-HISTÓRICAS
|
|
Código:
|
IC08272
|
|
Descrição Plano:
|
O CONCEITO DE SUBJETIVIDADE NAS TEORIAS SÓCIO-HISTÓRICAS
|
|
Aluno:
|
FILIPE UVEDA MARTINS
|
|
Email:
|
filipeuveda@puccampinas.edu.br
|
|
Docente:
|
VERA LUCIA TREVISAN DE SOUZA
|
|
Email:
|
vtrevisan@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
GRUPO DE PESQUISA DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
|
|
Linha:
|
PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo:
|
A presente pesquisa é de natureza bibliográfica e tem por objetivo identificar e analisar como o conceito de subjetividade tem sido postulado pelas teorias que se intitulam como de base sócio-histórica. Essas teorias, no campo da psicologia, têm se expandido muito rapidamente, sobretudo veiculadas por pesquisas que se inserem nos campos da educação e da saúde, visto seu lastro para compreender os processos sociais e culturais na produção da subjetividade. Elas têm sua base em Vigotski, Leontiev e Lúria, psicólogos russos que tinham como meta a criação de uma psicologia de base marxista. No Brasil, várias universidades têm constituído grupos de pesquisa que abrigam pesquisadores estudiosos dos pressupostos desta corrente teórica. Autores como Pino, Góes, Smolka, Gonzalez Rey, Lane, Junqueira, Bock, Davis, Oliveira, Galvão, dentre outros têm produzido, sistematicamente, pesquisas com base nos pressupostos sócio-históricos. Contudo, apesar desta vasta produção, ainda é complicado definir o conceito de subjetividade dentro desta abordagem. Assim, espera-se como resultado uma análise dos aspectos ontológicos, epistemológicos e axiológicos presentes no conceito de subjetividade dos diferentes autores que a estudam.Tal análise permitirá uma melhor compreensão do conceito e seu lastro para os estudos do desenvolvimento humano Visto o escopo deste trabalho, Iniciação Científica, pretende-se tomar 3 autores que mais se dedicam ao estudo do conceito para proceder à análise proposta.
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia Educacional
|
|
Modalidade:
|
FAPIC/Reitoria
|
|
Palavras chave:
|
desenvolvimento, subjetividade, teorias sócio-históricas
|
|
|
IC08464 - O Uso de Consultas Terapêuticas Coletivas no Estudo do Imaginário de Professores de Escolas Particulares 1 sobre Uso Abusivo de Álcool e Drogas por Adolescentes
|
|
Código:
|
IC08464
|
|
Descrição Plano:
|
O USO DE CONSULTAS TERAPÊUTICAS COLETIVAS NO ESTUDO DO IMAGINÁRIO DE PROFESSORES DE ESCOLAS PARTICULARES 1 SOBRE USO ABUSIVO DE ÁLCOOL E DROGAS POR ADOLESCENTES
|
|
Aluno:
|
ALINE VILARINHO MONTEZI
|
|
Email:
|
adefjp.kl@puccampinas.edu.br
|
|
Docente:
|
TANIA MARIA JOSE AIELLO VAISBERG
|
|
Email:
|
ccv.jornada2008@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
ATENÇÃO PSICOLÓGICA CLÍNICA EM INSTITUIÇÕES: PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO
|
|
Linha:
|
TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo:
|
Tendo em vista a produção de conhecimentos que orientem práticas psicológicas que tanto previnam o uso abusivo de álcool e drogas como a adoção de condutas preconceituosas contra usuários e ex-usuários, a presente pesquisa estuda o imaginário de professores de escolas públicas e particulares sobre esta problemática por meio do uso do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema em Consultas Terapêuticas Coletivas. O acontecer clínico será apresentado sob a forma de narrativas psicanalíticas, o que permitirá a apreensão de campos psicológicos não conscientes sobre os quais se funda o imaginário. Esta configuração investigativa deriva de opção epistemológica que pensa a psicanálise como ciência alinhada ao paradigma intersubjetivo, no âmbito da qual investigação e intervenção são dimensões indissociáveis.
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Tratamento e Prevenção Psicológica
|
|
Modalidade:
|
FAPIC/Reitoria
|
|
Palavras chave:
|
alcool e drogas, imaginário coletivo, professores
|
|
|
IC08467 - O Uso de Consultas Terapêuticas Coletivas no Estudo do Imaginário de Professores de Escolas Particulares 2 sobre Uso Abusivo de Álcool e Drogas por Adolescentes
|
|
Código:
|
IC08467
|
|
Descrição Plano:
|
O USO DE CONSULTAS TERAPÊUTICAS COLETIVAS NO ESTUDO DO IMAGINÁRIO DE PROFESSORES DE ESCOLAS PARTICULARES 2 SOBRE USO ABUSIVO DE ÁLCOOL E DROGAS POR ADOLESCENTES
|
|
Aluno:
|
JOÃO ORLANDO MCCAFFREY BUSNARDO
|
|
Email:
|
joaobusnardo@yahoo.com.br
|
|
Docente:
|
TANIA MARIA JOSE AIELLO VAISBERG
|
|
Email:
|
ccv.jornada2008@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
ATENÇÃO PSICOLÓGICA CLÍNICA EM INSTITUIÇÕES: PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO
|
|
Linha:
|
TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo:
|
Tendo em vista a produção de conhecimentos que orientem práticas psicológicas que tanto previnam o uso abusivo de álcool e drogas como a adoção de condutas preconceituosas contra usuários e ex-usuários, a presente pesquisa estuda o imaginário de professores de escolas públicas e particulares sobre esta problemática por meio do uso do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema em Consultas Terapêuticas Coletivas. O acontecer clínico será apresentado sob a forma de narrativas psicanalíticas, o que permitirá a apreensão de campos psicológicos não conscientes sobre os quais se funda o imaginário. Esta configuração investigativa deriva de opção epistemológica que pensa a psicanálise como ciência alinhada ao paradigma intersubjetivo, no âmbito da qual investigação e intervenção são dimensões indissociáveis.
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Tratamento e Prevenção Psicológica
|
|
Modalidade:
|
FAPIC/Reitoria
|
|
Palavras chave:
|
alcool e drogas, imaginário coletivo, professores
|
|
|
IC08468 - O Uso de Consultas Terapêuticas Coletivas no Estudo do Imaginário de Professores de Escolas Públicas 2 sobre Uso Abusivo de Álcool e Drogas por Adolescentes
|
|
Código:
|
IC08468
|
|
Descrição Plano:
|
O USO DE CONSULTAS TERAPÊUTICAS COLETIVAS NO ESTUDO DO IMAGINÁRIO DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS 2 SOBRE USO ABUSIVO DE ÁLCOOL E DROGAS POR ADOLESCENTES
|
|
Aluno:
|
TOMÍRIS FORNER BARCELOS
|
|
Email:
|
xer_barcellos@puccampinas.edu.br
|
|
Docente:
|
TANIA MARIA JOSE AIELLO VAISBERG
|
|
Email:
|
ccv.jornada2008@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
ATENÇÃO PSICOLÓGICA CLÍNICA EM INSTITUIÇÕES: PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO
|
|
Linha:
|
TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo:
|
Resumo:Tendo em vista a produção de conhecimentos que orientem práticas psicológicas que tanto previnam o uso abusivo de álcool e drogas como a adoção de condutas preconceituosas contra usuários e ex-usuários, a presente pesquisa estuda o imaginário de professores de escolas públicas sobre esta problemática por meio do uso do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema em Consultas Terapêuticas Coletivas. O acontecer clínico será apresentado sob a forma de narrativas psicanalíticas, o que permitirá a apreensão de campos psicológicos não conscientes sobre os quais se funda o imaginário. Esta configuração investigativa deriva de opção epistemológica que pensa a psicanálise como ciência alinhada ao paradigma intersubjetivo, no âmbito da qual investigação e intervenção são dimensões indissociáveis.
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Tratamento e Prevenção Psicológica
|
|
Modalidade:
|
PIBIC/CNPq
|
|
Palavras chave:
|
alcool e drogas, imaginário coletivo, professores
|
|
|
P
|
|
|
|
IC07312 - Padrões Interpessoais em Psicoterapia: produção científica do Psychotherapy Research (2004- 2006)
|
|
Código:
|
IC07312
|
|
Descrição Plano:
|
PADRÕES INTERPESSOAIS EM PSICOTERAPIA: PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO PSYCHOTHERAPY RESEARCH (2004- 2006)
|
|
Aluno:
|
GIOVANNA CORTE HONDA
|
|
Email:
|
giovanna151@yahoo.com.br
|
|
Docente:
|
ELISA MEDICI PIZAO YOSHIDA
|
|
Email:
|
eyoshida@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
Psicoterapia breve psicodinâmica: avaliação de mudança e instrumentos de medida
|
|
Linha:
|
Psicoterapia breve psicodinâmica: avaliação psicodiagnóstica, processo psicoterapêutico, resultado, acompanhamento e formação de terapeutas
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo Expandido:
|
visualizar resumo expandido
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia
|
|
Modalidade:
|
PIBIC/CNPq
|
|
|
IC08267 - PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS SOBRE SEU PAPEL NA INCLUSÃO
|
|
Código:
|
IC08267
|
|
Descrição Plano:
|
PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS SOBRE SEU PAPEL NA INCLUSÃO
|
|
Aluno:
|
EVELINE TONELOTTO BARBOSA
|
|
Email:
|
eveline_psicologia@puccampinas.edu.br
|
|
Docente:
|
VERA LUCIA TREVISAN DE SOUZA
|
|
Email:
|
vtrevisan@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
GRUPO DE PESQUISA DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
|
|
Linha:
|
PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo:
|
A presente pesquisa visa investigar como um grupo de professores, de uma escola da rede municipal de Campinas, percebe seu papel na promoção do desenvolvimento de alunos em processo de inclusão. Ela decorre da identificação na literatura disponível sobre o tema, sobretudo em pesquisas, de que os professores não atribuem a si a responsabilidade sobre o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos, mas a especialistas que deveriam estar na escola, acompanhando-os em classes ou espaços especiais, ou ainda às famílias, que deveriam inserí-los em programas de atendimento às suas necessidades. A presente questão se justifica por entendermos que a forma do professor compreender seu papel em relação ao aluno interfere nos processos de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento de ambos (identidade do professor e identidade do aluno). Outro fator significativo diz respeito aos sentimentos vividos por professores e alunos em processos de inclusão, que resultam em insucesso: identidades em crise, sofrimento gerado pela vergonha e/ou culpa, pelo sentimento de incompetência, por exemplo. O conceito de inclusão se reporta a pessoas portadoras de necessidades educacionais especiais, tal como o concebe as Diretrizes Curriculares para a Educação Especial do MEC, qual seja: todas as crianças, jovens ou adultos, que têm necessidades decorrentes de suas características de desenvolvimento e aprendizagem. Como aporte teórico, utilizar-se-ão as teorias sócio-históricas sobre o desenvolvimento, focando a constituição da subjetividade e da identidade, tais como as postulam: Vigotski (1999); Rey (2001); Souza (2005). Espera-se, com os resultados, contribuir para o campo da psicologia da educação, lançando luz à compreensão sobre as relações que se empreendem em processos de inclusão.
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia Educacional
|
|
Modalidade:
|
FAPIC/Reitoria
|
|
Palavras chave:
|
desenvolvimento, inclusão, subjetividade
|
|
|
IC07278 - PLANO DE TRABALHO: COLETA E ANÁLISE DE DESENHOS-ESTÓRIAS EM ESTUDANTES DE ESCOLAS PARTICULARES PARA PROJETO DUPLA PREVENÇÃO - ABORDAGEM PSICANALITICA DO IMAGINARIO DE ADOLESCENTES SOBRE ÁLCOOL E DROGA
|
|
Código:
|
IC07278
|
|
Descrição Plano:
|
PLANO DE TRABALHO: COLETA E ANÁLISE DE DESENHOS-ESTÓRIAS EM ESTUDANTES DE ESCOLAS PARTICULARES PARA PROJETO DUPLA PREVENÇÃO - ABORDAGEM PSICANALITICA DO IMAGINARIO DE ADOLESCENTES SOBRE ÁLCOOL E DROGA
|
|
Aluno:
|
JAQUELINE CALDAMONE CABREIRA
|
|
Email:
|
jaquepsico40@puccampinas.edu.br
|
|
Docente:
|
TANIA MARIA JOSE AIELLO VAISBERG
|
|
Email:
|
ccv.jornada2008@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
Atenção Psicológica Clínica em Instituições: Prevenção e Intervenção
|
|
Linha:
|
Prevenção e Intervenção Psicológica
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo Expandido:
|
visualizar resumo expandido
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia
|
|
Modalidade:
|
PIBIC/CNPq
|
|
|
IC07280 - PLANO DE TRABALHO: COLETA E ANÁLISE DE DESENHOS-ESTÓRIAS EM ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS PARA PROJETO DUPLA PREVENÇÃO - ABORDAGEM PSICANALITICA DO IMAGINARIO DE ADOLESCENTES SOBRE ÁLCOOL E DROGAS
|
|
Código:
|
IC07280
|
|
Descrição Plano:
|
PLANO DE TRABALHO: COLETA E ANÁLISE DE DESENHOS-ESTÓRIAS EM ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS PARA PROJETO DUPLA PREVENÇÃO - ABORDAGEM PSICANALITICA DO IMAGINARIO DE ADOLESCENTES SOBRE ÁLCOOL E DROGAS
|
|
Aluno:
|
MARIANA LEME DA SILVA PONTES
|
|
Email:
|
mari_pontes@puccampinas.edu.br
|
|
Docente:
|
TANIA MARIA JOSE AIELLO VAISBERG
|
|
Email:
|
ccv.jornada2008@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
Atenção Psicológica Clínica em Instituições: Prevenção e Intervenção
|
|
Linha:
|
Prevenção e Intervenção Psicológica
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo Expandido:
|
visualizar resumo expandido
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia
|
|
Modalidade:
|
PIBIC/CNPq
|
|
|
R
|
|
|
|
IC08254 - Representações da População Usuária dos Serviços de Saúde Mental e dos Profissionais aa Área em Relação à Doença Mental.
|
|
Código:
|
IC08254
|
|
Descrição Plano:
|
REPRESENTAÇÕES DA POPULAÇÃO USUÁRIA DOS SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL E DOS PROFISSIONAIS AA ÁREA EM RELAÇÃO À DOENÇA MENTAL.
|
|
Aluno:
|
GABRIELA JACOMETTI FALLEIROS
|
|
Email:
|
gabijaco@hotmail.com
|
|
Docente:
|
HELENA BAZANELLI PREBIANCHI
|
|
Email:
|
psico.ccv@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
ATENÇÃO PSICOLÓGICA CLÍNICA EM INSTITUIÇÕES: PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO
|
|
Linha:
|
PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo:
|
A avaliação de um serviço de saúde está intimamente ligada à definição e ao consenso; é um produto social e implica valores e ideologias. O processo de transformação institucional em Saúde Mental tem sido um desafio, pois é preciso realizar a desconstrução das ideologias e dos diversos campos do conhecimento. Cada sociedade tem um discurso próprio sobre o corpo, saúde e doença, o qual pode variar entre as classes sociais, gerando concepções diversas de causalidade e cura das doenças Em termos de saúde mental, essa diversidade de concepções, determina diferentes expectativas, havendo, muitas vezes, uma defasagem importante entre as necessidades e as prioridades avaliadas por profissionais e pelos usuários e como decorrência, defasagem parecida ocorre quando se trata de identificar intervenções capazes de atender essas necessidades. Por esta razão, objetiva-se uma revisão de artigos recentes que coloquem em discussão conteúdos, crenças e valores que os profissionais, pacientes dos serviços de saúde mental e seus familiares, apresentam em relação à doença mental, analisando-se então os pontos de contato e de divergências entre as representações da população usuária dos serviços de saúde mental e dos profissionais da área.
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia
|
|
Modalidade:
|
FAPIC/Reitoria
|
|
Palavras chave:
|
avaliação, saúde mental, usuários
|
|
|
IC07497 - RESILIÊNCIA como PROCESSO: estudo na perspectiva de professores
|
|
Código:
|
IC07497
|
|
Descrição Plano:
|
RESILIÊNCIA COMO PROCESSO: ESTUDO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES
|
|
Aluno:
|
LEILA ESTEVAO DA SILVA
|
|
Email:
|
leila.estevao@gmail.com
|
|
Docente:
|
RAQUEL SOUZA LOBO GUZZO
|
|
Email:
|
rguzzo@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
Avaliação e Intervenção Psicossocial: Prevenção, Comunidade e Libertação
|
|
Linha:
|
Políticas sociais e proteção à criança e ao adolescente
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo Expandido:
|
visualizar resumo expandido
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia
|
|
Modalidade:
|
PIBIC/CNPq
|
|
|
S
|
|
|
|
IC08255 - Satisfação de Pacientes em um Serviço Integrado de Psicologia
|
|
Código:
|
IC08255
|
|
Descrição Plano:
|
SATISFAÇÃO DE PACIENTES EM UM SERVIÇO INTEGRADO DE PSICOLOGIA
|
|
Aluno:
|
VANESSA CELIA DE SOUZA
|
|
Email:
|
eusouvan@gmail.com
|
|
Docente:
|
HELENA BAZANELLI PREBIANCHI
|
|
Email:
|
psico.ccv@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
ATENÇÃO PSICOLÓGICA CLÍNICA EM INSTITUIÇÕES: PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO
|
|
Linha:
|
PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo:
|
Atualmente, em saúde de forma geral e, especificamente em saúde mental, acredita-se que a qualidade deve ser avaliada focalizando-se múltiplos aspectos do sistema de oferta de serviços, a saber: acessibilidade aos cuidados; adequação dos cuidados; continuidade dos cuidados; eficiência do cuidado e eficácia do serviço, e finalmente, o ponto de vista do usuário. A satisfação do paciente, o objetivo mais importante nos estudos de avaliação de qualidade, tem sido incluída, geralmente, na avaliação de resultados. A percepção própria do paciente também tem sido considerada uma medida da resolutividade dos serviços. Abordar a satisfação dos usuários implica trazer um julgamento sobre características dos serviços e, portanto, sobre sua qualidade. Será conduzida uma pesquisa exploratória da satisfação/insatisfação de pacientes que recorrem a um Serviço Integrado de Psicologia, para atendimento psicoterápico. Será utilizado um questionário que cobrirá os aspectos: variáveis sócio-demográficas, arte do cuidado psicoterápico, resolutividade do tratamento e sugestões de melhoria do serviço.
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia
|
|
Modalidade:
|
FAPIC/Reitoria
|
|
Palavras chave:
|
avaliação, saúde mental, serviço de psicologia
|
|
|
IC07582 - SITUAÇÕES CAUSADORAS DE STRESS E RAIVA EM JOGADORES DE FUTEBOL DE CAMPO DA CATEGORIA JUNIORES (SUB-20)
|
|
Código:
|
IC07582
|
|
Descrição Plano:
|
SITUAÇÕES CAUSADORAS DE STRESS E RAIVA EM JOGADORES DE FUTEBOL DE CAMPO DA CATEGORIA JUNIORES (SUB-20)
|
|
Aluno:
|
BRUNA DOS SANTOS IBARRA
|
|
Email:
|
brunaibarra@puccampinas.edu.br
|
|
Docente:
|
MARILDA EMMANUEL NOVAES LIPP
|
|
Email:
|
marildalipp@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
Estudos Psicofisiológicos do Stress
|
|
Linha:
|
Prevenção e Intervenção Psicológica
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo Expandido:
|
visualizar resumo expandido
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Humanas - Psicologia
|
|
Modalidade:
|
PIBIC/CNPq
|
|
|
T
|
|
|
|
IC08154 - TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE: DESEMPENHO ESCOLAR, INVENTÁRIOS DE COMPORTAMENTO E MEDIDAS DO ELETRENCEFALOGRAMA QUANTITATIVO
|
|
Código:
|
IC08154
|
|
Descrição Plano:
|
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE: DESEMPENHO ESCOLAR, INVENTÁRIOS DE COMPORTAMENTO E MEDIDAS DO ELETRENCEFALOGRAMA QUANTITATIVO
|
|
Aluno:
|
MARÍLIA CANTELLI BIANCHINI
|
|
Email:
|
mariliacantelli@puccampinas.edu.br
|
|
Docente:
|
LINEU CORREA FONSECA
|
|
Email:
|
lineufonseca@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
NEUROPSICOFISIOLOGIA EM COGNIÇÃO E EPILEPSIA
|
|
Linha:
|
NEUROPSICOFISIOLOGIA E COGNIÇÃO; NEUROPSIFISIOLOGIA EM EPILEPSIA
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo:
|
O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é um distúrbio comum na infância e que pode ocasionar repercussões importantes quanto ao comportamento e desempenho escolar. No estudo do eletrencefalograma digital (EEG) e do eletrencefalograma quantitativo (EEGq), o exame da coerência fornece informações sobre a conectividade entre diferentes áreas cerebrais e, consequentemente, sobre as redes neurais, enquanto a análise de freqüências informa sobre o espectro da atividade elétrica cerebral. Estes estudos podem trazer subsídios para o conhecimento das bases biológicas do TDAH e suas relações com aspectos cognitivos e comportamentais. O objetivo deste estudo é avaliar, em pacientes com TDAH, as relações entre os resultados do Teste de Desempenho Escolar, inventários de comportamento e medidas do EEGq. Serão avaliadas cerca de 35 crianças com TDAH segundo os critérios do DSM IV (1994). Serão utilizados os seguintes procedimentos: anamnese; avaliação psiquiátrica com utilização da Child Behavior Checklist 4-18 (CBCL /4-18), Inventário de Comportamentos da infância e Adolescência, Escalas de Conners – revisadas; exame neurológico tradicional; Teste de Desempenho Escolar (geral, leitura, escrita e matemática); WISC-III (QI total, verbal, de execução e índices fatoriais de análise complementar); EEG e EEGq caracterizado por análise de freqüências e de coerência intra e inter hemisférica. Será avaliada a relação entre os resultados do Teste de Desempenho Escolar, os inventários de comportamento e as medidas de análise de freqüências e de coerência do eletrencefalograma quantitativo.
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Agrárias; Biológicas; Saúde - Neurologia
|
|
Modalidade:
|
FAPIC/Reitoria
|
|
Palavras chave:
|
desempenho escolar, eletroencefalograma, Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
|
|
|
IC08156 - TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE: ESCALA WECHSLER DE INTELIGÊNCIA, INVENTÁRIOS DE COMPORTAMENTO, E MEDIDAS DO ELETRENCEFALOGRAMA QUANTITATIVO
|
|
Código:
|
IC08156
|
|
Descrição Plano:
|
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE: ESCALA WECHSLER DE INTELIGÊNCIA, INVENTÁRIOS DE COMPORTAMENTO, E MEDIDAS DO ELETRENCEFALOGRAMA QUANTITATIVO
|
|
Aluno:
|
MARINA CRUVINEL MACEDO
|
|
Email:
|
marinamacedo@puccampinas.edu.br
|
|
Docente:
|
LINEU CORREA FONSECA
|
|
Email:
|
lineufonseca@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
NEUROPSICOFISIOLOGIA EM COGNIÇÃO E EPILEPSIA
|
|
Linha:
|
NEUROPSICOFISIOLOGIA E COGNIÇÃO; NEUROPSIFISIOLOGIA EM EPILEPSIA
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo:
|
O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é um distúrbio comum na infância e que pode ocasionar repercussões importantes quanto ao comportamento e desempenho escolar. No estudo do eletrencefalograma digital (EEG) e do eletrencefalograma quantitativo (EEGq), o exame da coerência fornece informações sobre a conectividade entre diferentes áreas cerebrais e, conseqüentemente, sobre as redes neurais, enquanto a análise de freqüências informa sobre o espectro da atividade elétrica cerebral. Estes estudos podem trazer subsídios para o conhecimento das bases biológicas do TDAH e suas relações com aspectos cognitivos e comportamentais. O objetivo deste estudo é avaliar, em pacientes com TDAH, as relações entre os resultados da Escala Weschler de Inteligência (WISC-III), inventários de comportamento e medidas do EEGq. Serão avaliadas cerca de 35 crianças com TDAH segundo os critérios do DSM IV (1994). Serão utilizados os seguintes procedimentos: anamnese; avaliação psiquiátrica com utilização da Child Behavior Checklist 4-18 (CBCL /4-18), Inventário de Comportamentos da infância e Adolescência, Escalas de Conners – revisadas; exame neurológico tradicional; Teste de Desempenho Escolar (geral, leitura, escrita e matemática); WISC-III (QI total, verbal, de execução e índices fatoriais de análise complementar); EEG e EEGq caracterizado por análise de freqüências e de coerência intra e inter hemisférica. Será avaliada a relação entre os resultados da Escala Weschler de Inteligência (WISC-III), os inventários de comportamento e as medidas de análise de freqüências e de coerência do eletrencefalograma quantitativo.
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências Agrárias; Biológicas; Saúde - Neurologia
|
|
Modalidade:
|
FAPIC/Reitoria
|
|
Palavras chave:
|
eletroencefalograma, Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, WISC-III
|
|
|
IC07213 - Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: relação entre Escala Wechsler de Inteligência e medidas de coerência do eletrencefalograma quantitativo
|
|
Código:
|
IC07213
|
|
Descrição Plano:
|
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE: RELAÇÃO ENTRE ESCALA WECHSLER DE INTELIGÊNCIA E MEDIDAS DE COERÊNCIA DO ELETRENCEFALOGRAMA QUANTITATIVO
|
|
Aluno:
|
MARCELA PUPIN DE ALMEIDA
|
|
Email:
|
marcela.almeidaa@yahoo.com.br
|
|
Docente:
|
LINEU CORREA FONSECA
|
|
Email:
|
lineufonseca@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
Neuropsicofisiologia em cognição e epilepsia
|
|
Linha:
|
Neuropsicofisiologia em epilepsia
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo Expandido:
|
visualizar resumo expandido
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências da Saúde; Ciências Biológicas; Ciências Agrárias - Medicina
|
|
Modalidade:
|
PIBIC/CNPq
|
|
|
IC07210 - Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: teste de desempenho escolar e medidas de coerência no eletrencefalograma quantitativo
|
|
Código:
|
IC07210
|
|
Descrição Plano:
|
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE: TESTE DE DESEMPENHO ESCOLAR E MEDIDAS DE COERÊNCIA NO ELETRENCEFALOGRAMA QUANTITATIVO
|
|
Aluno:
|
DÉBORA ORTOLAN FERNANDES DE OLIVEIRA
|
|
Email:
|
deby_oliveira@hotmail.com
|
|
Docente:
|
LINEU CORREA FONSECA
|
|
Email:
|
lineufonseca@puc-campinas.edu.br
|
|
Grupo:
|
Neuropsicofisiologia em cognição e epilepsia
|
|
Linha:
|
Neuropsicofisiologia em epilepsia
|
|
Centro:
|
CCV
|
|
Resumo Expandido:
|
visualizar resumo expandido
|
|
Área-SubÁrea:
|
Ciências da Saúde; Ciências Biológicas; Ciências Agrárias - Medicina
|
|
Modalidade:
|
FAPIC/Reitoria
|
|
|