Conheça a PUCIntranetBusca |
GraduaçãoPós-GraduaçãoPesquisaExtensãoServiçosBiliotecaSite dos Ex-Alunos
Home > Notícias
     27.05.2009
Hospital da PUC-Campinas oferece lentes de contato
Hospital e Maternidade Celso Pierro oferece lentes de contato gratuitas todas as quintas-feiras, à tarde. Consultas são agendadas por encaminhamento das UBS (Unidades Básicas de Saúde).
O Hospital e Maternidade Celso Pierro, da PUC-Campinas, por meio do Serviço de Oftalmologia beneficia cerca de 50 pessoas, por mês, com lentes de contatos gratuitas. Essa ação só é possível pela parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas. “A pessoa indicada e beneficiada com esse projeto é aquela que mesmo com os óculos, ela continua com dificuldades de enxergar, essa pessoa tem a indicação médica para uso de lentes de contato”, explica o oftalmologista Marcelo Sobrinho. “Diferente daquelas pessoas que enxergam com os óculos, entretanto, não usam, porque não gostam”, completa.

As lentes de contato podem corrigir algumas doenças. Uma delas é a microftalmia. “É a malformação dos olhos, em que o globo ocular é anormalmente pequeno, o que leva a vários tipos de alterações, inclusive a refração. Esses pacientes costumam ter hipermetropia alta, o que dificulta o uso de óculos e a adaptação de lentes de contato, portanto, há a necessidade da adaptação de uma lente especial”, ressalta Sobrinho. “Para essa doença eu adapto as lentes de contato para que o paciente possa utilizar”.

O Ambulatório de Lentes de Contato funciona todas as quintas-feiras, no período da tarde, no próprio hospital. As consultas são agendadas, por encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), especialidades do próprio hospital e de outras unidades de saúde.

No dia 17 de maio, o oftalmologista Marcelo Sobrinho e a residente Flávia Castro, receberam o prêmio de melhor trabalho sobre Adaptação de Lentes de Contato em Microftalmia no 4º Congresso Brasileiro promovido, em São Paulo, pela Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refração (Soblec).
 
 
     08.02
 
- A TV PUC-Campinas transmite, com exclusividade, a cerimônia solene da posse da nova reitoria - Gestão 2010-2014. Veja como acompanhar.
 
   05.02
 
- Já está disponível a relação de candidatos aprovados no Vestibular Social - Licenciatura - da PUC-Campinas. Inscrições ocorrerão entre os dias 8 e 9 de fevereiro.
 
   04.02
 
- Já está disponível a relação de candidatos aprovados no curso de especialização em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva e em Unidade Coronariana.
 
   03.02
 
- Segunda feira (dia 8/2) começa a semana de acolhida aos calouros do ano letivo de 2010. Um site com programação especial foi criado para informar aos estudantes. Visite esta novidade.
 
- Os assinantes de TV a cabo poderão assistir ao programa especial com cerimônia de posse da nova reitoria da PUC-Campinas. Produzido pela TV PUC-Campinas, o programa foi gravado durante a solenidade em 31/1.
 
 
Graduação | Pós-Graduação | Pesquisa | Extensão | Serviços | Biblioteca | Fale Conosco
 
© 2010 PUC-Campinas - Setor Internet. Todos os direitos reservados.