Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Nossa Missão


Nascida do coração da Igreja que está em Campinas, e pautada pelo discipulado de Cristo Jesus, a PUC-Campinas tem como missão produzir, enriquecer e compartilhar o conhecimento de modo competente e inovador em suas atividades-fim, visando à formação integral da pessoa humana e à capacitação de profissionais de excelência que contribuam para a construção de uma sociedade justa e fraterna.

Valores Institucionais


Para cumprir a sua missão institucional, a PUC-Campinas norteará a execução de suas atividades pelos seguintes valores e condições de desempenho:

1. Fraternidade e Solidariedade
2. Compromisso Social
3. Participação e Corresponsabilidade
4. Respeito à Pluralidade e à Diversidade
5. Proatividade e Inovação
6. Compromisso com a Formação Integral da Pessoas Humana
7. Desenvolvimento com Sustentabilidade ambiental e econômico-financeira

Visão da Universidade


Em 2025, ser reconhecida pela excelência na produção e difusão do conhecimento, qualidade de ensino e inovação, cumprindo sua missão e, assim, contribuindo para a transformação da sociedade, rumo à justiça e à fraternidade.

Estatuto e Regimento Geral da PUC-Campinas


📃 Estatuto da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com alterações aprovadas pelo CONSELHO UNIVERSITÁRIO na 590ª Reunião Ordinária, realizada aos 02/03/2023.

📃 Regimento Geral da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com alterações aprovadas pelo CONSELHO UNIVERSITÁRIO na 586ª Reunião Ordinária, realizada aos 06/10/2022.

📃 Regimento Interno do Conselho Universitário, com alterações aprovadas pelo CONSELHO UNIVERSITÁRIO na 590ª Reunião Ordinária, realizada aos 02/03/2023.

Certificado de Entidade Beneficente
de Assistência Social (CEBAS)


A Sociedade Campineira de Educação e Instrução Mantenedora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e do Hospital e Maternidade Celso Pierro é uma Entidade Beneficente de Assistência Social, dedicada à educação, portadora do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS – Educação

Plano de Desenvolvimento Institucional


Atualizado em: 19/01/2022

O Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, elaborado para um período de 5 anos, é o documento que identifica a Instituição de Ensino Superior (IES), no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à sua missão, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver.

Edições do Plano de Desenvolvimento Institucional
PDI 2021-2025 – de agosto/2021
PDI 2018-2020 – de setembro/2018
PDI 2013-2017 – de outubro/2014
PDI 2013-2017 – de dezembro/2012
PDI 2008-2012 – de março/2009
PDI 2003-2007 – de março/2007

Para saber mais sobre o PDI 2003-2007, consulte os volumes abaixo:
Volume I
Volume II
Volume III
Volume IV
Volume V

Conheça mais da estrutura da PUC-Campinas

Nossa História

UNIVERSIDADE DE HISTÓRIA


A história da PUC-Campinas começou no dia 7 de junho de 1941, quando nasceu a primeira unidade da Universidade, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. A Diocese de Campinas adquiriu, na época, o antigo casarão de propriedade de Joaquim Polycarpo Aranha, conhecido por Barão de Itapura.

Em 1955, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras passou a ser Universidade Católica, reconhecida pelo Conselho Federal de Educação. O título de Pontifícia foi concedido pelo Papa Paulo VI em 1972.

Não tardou para que o casarão construído no final do século XIX se tornasse pequeno para agrupar todos os cursos da Universidade. Assim, os novos campi foram surgindo de acordo com a necessidade de espaço: o Campus I, o Campus II, o Seminário e o Instituto de Letras.

Sua história, que ultrapassa oito décadas de formação de profissionais de alta qualidade, é marcada pela busca ininterrupta pela excelência do ensino como uma missão da Instituição. Ao mesmo tempo, não deixa de lado a dedicação constante a aspectos como inovação, modernização e sustentabilidade.

A Universidade está consolidada como uma das principais instituições de ensino superior do Brasil. Uma série de rankings nacionais e internacionais, entre os mais respeitados do mundo, tem colocado a Universidade entre as de maior destaque na qualidade de ensino, sustentabilidade, pesquisa, inovação e protagonismo das mulheres na academia.

A PUC-Campinas é primeira instituição de ensino privada de São Paulo e a terceira do Brasil com maior número de cursos 5 estrelas no ranking do Guia da Faculdade divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo e a melhor particular do interior do estado pelo RUF (Ranking Universitário da Folha).

O World University Ranking 2023, feito consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS), colocou a Universidade entre as melhores do mundo e a única instituição privada brasileira fora das capitais entre as sete particulares que entraram na lista.

Também em 2023 a PUC-Campinas subiu 30 posições e alcançou destaque ainda maior no QS Latin America & The Caribbean University Rankings 2024, um dos rankings mais conceituados entre os avaliadores de qualidade. A análise colocou a PUC-Campinas como a melhor Universidade do país fora das capitais e 7ª melhor no ranking geral de particulares do Brasil.

Clique aqui para ver mais.

No UI GreenMetric World University Ranking 2020, que avalia as universidades mais sustentáveis ecologicamente, a PUC-Campinas apareceu entre as mais responsáveis do mundo. Ela é uma das seis mais bem avaliadas no estado de São Paulo.

O UI GreenMetric World University Ranking é uma iniciativa da Universitas Indonesia (UI), que criou um ranking de alcance global para avaliar quesitos relativos à sustentabilidade nas instituições de ensino superior. Em 2020, entraram para o ranking 912 universidades.

A Instituição também está entre as com os maiores percentuais de pesquisadoras beneficiadas com bolsas, segundo dados da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O ranking foi realizado pela Revista Quero, especializada na área de educação e em avaliações universitárias, a partir de informações do Censo da Educação Superior de 2018, divulgadas no final de 2019 pelo Ministério da Educação (MEC).

Tradição e modernidade

A Universidade mostra como aliar a forte tradição e a conexão ao mundo contemporâneo e suas transformações. Futuro, inovação, empreendedorismo e sustentabilidade são a base de um ambiente que integra a evolução da ciência, do conhecimento e da tecnologia, de uma forma multidisciplinar.

No ano de 2016, ele completou 75 anos de história, data comemorada com várias atividades durante o ano. Confira como foi. Em 2021 as comemorações de 80 anos contaram com a participação de autoridades, ex-alunos, professores, pesquisadores e depoimentos de celebridades e profissionais de renome em suas áreas que passaram pela Universidade.

Linha do Tempo


Através da linha do tempo abaixo, você pode conhecer a história completa e detalhada da PUC-Campinas: