Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Coleção

Arqueológica


Reúne doações de material arqueológico feitas pelo professor Desidério Aytai, resultantes de escavações nas regiões de Monte Mor (SP), Mairinque (SP), Sangradouro (MT), Rio Grande do Sul e Vale do Ribeira (SP). Conta com os mais variados tipos de registro arqueológico, como restos cerâmicos, líticos, ossos humanos e de fauna, carvões e amostras de sedimento.

Coleção

ETNOLÓGICA


Coleção formada inicialmente pela ação acadêmica dos professores Alfonso Trujillo Ferrari e Desidério Aytai, do final da década de cinquenta à década de noventa, ambos professores do curso de Ciências Sociais da PUC-Campinas. A partir da década de 1980, houve participação de outros professores e pesquisadores, em especial do professor Agenor José Farias (Ciências Sociais) e da professora Dulcimira Capisani (Artes Visuais), entre outras doações. Conta com cerca de 1.000 peças, entre flechas, instrumentos musicais, herbário, adornos corporais, trajes de rituais e utensílios diversos.

Algumas das etnias representadas na Coleção: Baniwa, Bororo, Guarani, Kadiwéu, Kayapó, Kaingang, Kamaiurá, Karajá, Karitiana, Krikati, Maku, Parakanã, Pareci, Pataxó, Sateré-Mawé, Terena, Ticuna, Tukano, Urubu Kaapor e Xavante.

Coleção

Folclore e Cultura Popular


Coleção formada a partir do trabalho da professora Laura Della Monica, que, após extensa pesquisa de campo em várias regiões do Brasil, reuniu peças representativas que revelam costumes, tradições, religiosidade, música, arte, entre outros aspectos da cultura imaterial brasileira. Conta com aproximadamente 190 peças entre cerâmica figurativa, utilitária, lamparinas, matrizes de xilogravuras, entre outros objetos.

Este acervo, pela sua própria característica, vem crescendo com a contribuição da comunidade de artesãos e cidadãos que se conscientizam da importância de preservar a sua memória cultural por meio de doações de peças que revelam o seu patrimônio cultural.

Coleção

HISTÓRIA DA PUC-CAMPINAS


Acervo voltado para o registro da memória institucional da Universidade. Vem sendo reunido a partir dos dez últimos anos e passa atualmente por um processo de inventário e curadoria. Os exemplares foram adquiridos mediante doações ocasionadas como resultado da reestruturação e inovação física e curricular da Universidade. Algumas Faculdades (de modo particular, a Faculdade de Odontologia) passaram a enviar exemplares de peças ao Museu, no sentido de preservá-los. Desta maneira, a formação desta coleção envolve a participação da comunidade interna, ex-alunos, ex-professores, ex-funcionários, que reconhecem o valor da história que a Universidade escreveu no decorrer de sua trajetória.

Coleção

JAPÃO PRÉ-INDUSTRIAL


Acervo composto por artefatos de uso agrícola e doméstico do período histórico do Japão conhecido como Era Meiji (1868-1902), utilizados principalmente na rizicultura e na sericultura de regiões mais frias do país. Foi adquirido através de permuta com o The Little Museum of Man, de Nagoya.