/Ementário

Ementário - Serviço Social

Disciplina Ementa
ADMINISTRAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL GESTÃO COM PESSOAS Analisa as teorias organizacionais e os modelos gerenciais na organização e nas políticas sociais e de Recursos Humanos na sociedade contemporânea. Possibilita identificar práticas alternativas de administração e de Serviço Social em órgãos da administração pública, empresas e organizações da sociedade civil.
ANTROPOLOGIA CULTURAL Estuda, de maneira introdutória, o objeto e método da Antropologia de modo a construir uma reflexão sobre a cultura, a diversidade cultural e a alteridade. Relaciona o material e o simbólico na construção das identidades sociais. Analisa o imaginário, as representações sociais e expressões culturais dos diferentes segmentos sociais, com ênfase na realidade brasileira e suas particularidades regionais.
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA A A partir de conceitos teológicos, estimula o aluno a problematizar e analisar, criticamente, a construção do ser humano na complexa sociedade atual, de massa e de consumo, em que vive, e a cultura nela produzida.
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA B Com os conceitos fornecidos, fundamentalmente, pela Antropologia Teológica, reflete sobre a degradação da vida, do ser humano, da sociedade e da natureza e aponta horizontes de defesa, promoção e afirmação da vida.
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA C Fundamentada na ética teológica e na perspectiva do diálogo com as diversas tradições religiosas, e com as várias áreas do conhecimento humano, oferece ao aluno condições para a elaboração de respostas aos desafios contemporâneos.
ATIV AUT OBERVAÇÃO REALIDADE SÓCIO-INSTITUCIONAL Introduz o aluno em organizações de diferentes áreas sociais para a observação da realidade sócio-institucional e da prática profissional do assistente social. Elabora a documentação em Serviço Social, registra e sistematiza dados observados.
ATIVIDADES AUTÔNOMAS DE ESTÁGIO EM CAMPO I Realiza a observação participante da realidade sócio-institucional, conhecendo a estrutura e o funcionamento das organizações sociais. Desenvolve atividades profissionais com base no Plano de Estágio elaborado entre a Unidade de Ensino e Organização Campo de Estágio. Elabora a documentação em Serviço Social, registrando e sistematizando dados observados.
ATIVIDADES AUTÔNOMAS DE ESTÁGIO EM CAMPO II Realiza a observação participante da realidade social concreta da população usuária da organização campo de estágio, quanto a qualidade de vida, necessidades, expectativas, níveis de consciência, participação, como também, da prática profissional do assistente social nessa realidade. Participa de atividades profissionais com base no Plano de Estágio elaborado entre Unidade de Ensino e Organização Campo de Estágio. Elabora a documentação em Serviço Social, registra e sistematiza dados observados.
ATIVIDADES AUTÔNOMAS DE ESTÁGIO EM CAMPO III Identifica demandas sociais específicas da realidade do campo de estágio, priorizando tema para elaboração de um projeto de intervenção. Desenvolve atividades profissionais com base no Plano de Estágio elaborado entre Unidade de Ensino e Organização Campo de Estágio. Elabora a documentação em Serviço Social, registra e sistematiza dados.
ATIVIDADES AUTÔNOMAS DE ESTÁGIO EM CAMPO IV Executa, monitora e avalia o Projeto de Estágio. Desenvolve, avalia e sistematiza atividades profissionais, com base no Plano de Estágio do Campo elaborado entre a Unidade de Ensino e a Organização Campo de Estágio. Elabora a documentação em Serviço Social, registra e sistematiza dados.
ATIVIDADES AUTÔNOMAS DE ESTÁGIO EM CAMPO V Reflete e analisa competências, conhecimentos e habilidades na realidade específica. Documenta, registra e sistematiza dados/resultados da ação desenvolvida. Executa, monitora e avalia ações com base no Plano de Estágio, elaborado entre a Unidade de Ensino e a Organização Campo de Estágio.
ATIVIDADES AUTÔNOMAS DE ESTÁGIO EM CAMPO VI Executa, avalia o projeto de estágio e outras atividades. Sistematiza resultados do trabalho profissional, com base no Plano de estágio elaborado entre Unidade de Ensino e Organização Campo de Estágio, relacionando com o Projeto Ético-Político da profissão. Elabora a documentação em Serviço Social, registra e sistematiza dados.
ATIVIDADES AUTÔNOMAS DE TCC I Identifica demandas sociais do campo de estágio ou da realidade social, priorizando temas para elaboração de um projeto de pesquisa: elabora pesquisa bibliográfica, seleciona e define o referencial teórico sobre o tema da pesquisa.
ATIVIDADES AUTÔNOMAS DE TCC II Realiza a coleta de dados em campo e organiza para a tabulação e análise dos dados.
ATIVIDADES AUTÔNOMAS DE TCC III Analisa e interpreta os dados coletados e elabora o relatório final da pesquisa. Socializa os resultados aos sujeitos envolvidos na pesquisa.
ATIVIDADES AUTÔNOMAS OBSERVAÇÃO REALIDADE SOCIAL Observação da realidade social do cotidiano de populações que habitam diferentes territórios para identificar seus aspectos físicos / urbanos do território; aspectos econômicos, sociais, culturais, religiosos e políticos da população. Elabora a documentação em Serviço Social, registra e sistematiza dados observados.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES A Atividades Complementares voltadas para o enriquecimento da formação acadêmica do aluno em atividades que possibilitem o aprimoramento de habilidades, conhecimentos e competências que ele desenvolve, inclusive, fora do ambiente universitário, em instituições oficialmente constituídas.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES B Atividades Complementares voltadas para o enriquecimento da formação acadêmica do aluno em atividades que possibilitem o aprimoramento de habilidades, conhecimentos e competências que ele desenvolve, inclusive, fora do ambiente universitário, em instituições oficialmente constituídas.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES C Atividades Complementares voltadas para o enriquecimento da formação acadêmica do aluno em atividades que possibilitem o aprimoramento de habilidades, conhecimentos e competências que ele desenvolve, inclusive, fora do ambiente universitário, em instituições oficialmente constituídas.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES D Atividades Complementares voltadas para o enriquecimento da formação acadêmica do aluno em atividades que possibilitem o aprimoramento de habilidades, conhecimentos e competências que ele desenvolve, inclusive, fora do ambiente universitário, em instituições oficialmente constituídas.
CIÊNCIA POLÍTICA Estuda a formação do Estado moderno e da sociedade civil, as matrizes clássicas do pensamento político, a relação público-privado, o debate contemporâneo e as questões da democracia, cidadania, soberania, autocracia e socialismo.
DIREITO E LEGISLAÇÃO SOCIAL Analisa as instituições de Direito no Brasil; a forma de estruturação dos direitos e garantias fundamentais da cidadania; a organização do Estado, dos poderes e da ordem social; a Constituição Federal em suas interfaces com o Serviço Social;o Direito Internacional e suas implicações nas relações políticas de trabalho e de seguridade social.
ECONOMIA POLÍTICA Estuda o sistema capitalista segundo as análises liberal, marxista, keynesiana e neoliberal. Analisa as transformações contemporâneas no padrão de acumulação, suas implicações nos mecanismos de regulação social e as perspectivas da política econômica brasileira e internacional. Estuda os projetos societários gestados nos modos de organização das relações econômico-políticas de produção e reprodução.
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E IDENTIDADE CULTURAL Contextualiza e articula temas, problemas e abordagens relativas às questões dos direitos humanos, da sustentabilidade socioambiental, do multiculturalismo, da identidade e das relações étnico-raciais.
ESTADO, SOCIEDADE E MOVIMENTOS SOCIAIS Estuda e analisa o Estado moderno em sua relação com a sociedade civil, as classes sociais e os movimentos sociais. Analisa os tipos de movimentos sociais, sua constituição, formas de organização e sua relação com a cidadania.
ÉTICA PROFISSIONAL E SERVIÇO SOCIAL Estuda os fundamentos ontológicos da dimensão ética – moral da vida social, a construção do ETHOS Profissional: valores e implicações no exercício profissional. Analisa as questões éticas contemporâneas e seus fundamentos teórico-filosóficos, o Código de Ética Profissional do assistente social e a Legislação Profissional. Relaciona as questões éticas ao estágio de formação profissional e aos desafios contemporâneos do Serviço Social.
FAMÍLIA E PROTEÇÃO SOCIAL Estuda a história e a constituição da família como instituição social, suas formas de organização e a relação com as políticas sociais.
FILOSOFIA Estuda os pensamentos ontológicos do ser social, a dimensão da sociabilidade, trabalho e alienação; as formas de consciência: política, ciência, religião, moral e arte. Aborda as atuais reflexões éticas sobre a ciência analisando suas repercussões no mundo do trabalho. Reflete sobre as correntes filosóficas e suas influências no Serviço Social.
FORMAÇÃO SOC EC E POL DO BRASIL Estuda a herança colonial e a constituição do Estado Nacional; a emergência e crise na República Velha; a instauração e colapso do Estado Novo; a industrialização, urbanização e surgimento de novos sujeitos políticos; o nacionalismo e desenvolvimento e a inserção dependente no sistema capitalista mundial; a modernização conservadora pós 64 e seu acaso em fins da década de 70. Analisa a transição democrática e o neoliberalismo.
FUND HIST E TEÓRICO-METODOL DO SERV SOCIAL A Analisa a trajetória histórica e teórico-metodológica do Serviço Social no processo de profissionalização, compreendendo a influência das matrizes do pensamento social.
FUND HIST E TEÓRICO-METODOL DO SERV SOCIAL B Retoma o processo de reconceituação do Serviço Social, com ênfase na teoria social crítica e na perspectiva de defesa dos direitos e da cidadania.
FUND HIST E TEÓRICO-METODOL DO SERV SOCIAL C Com base no Projeto Ético- Político aprofunda o debate profissional contemporâneo do Serviço Social e seu rebatimento na prática profissional.
GÊNERO E SERVIÇO SOCIAL Estuda e analisa as discriminações nas relações sociais de gênero, a violência, a vitimização e o fortalecimento do sujeito. Capacita para trabalhos de prevenção e intervenção do Serviço Social na perspectiva das políticas sociais de gênero.
GERONTOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL Analisa as questões referentes à velhice e ao envelhecimento em suas múltiplas determinações, o envelhecimento populacional, a transição demográfica e o rebatimento nas políticas sociais; os direitos e a participação do cidadão idoso, os instrumentos legais,a ação do Serviço Social no contexto gerontológico interdisciplinar.
GESTÃO E SERVIÇO SOCIAL Estuda os paradigmas da gestão social e os novos espaços de interação social entre os diversos atores: governantes, cidadãos, organizações civis e empresas. Examina a dinâmica social de integração entre áreas específicas de ação governamental e da sociedade civil – ONGs e o trabalho em rede. Reflete sobre a ação social levada a cabo pela execução de projetos, a gestão de serviços sociais, financiamentos, avaliação e resultados de projetos sociais.
INFÂNCIA, JUVENTUDE E PROTEÇÃO SOCIAL Analisa as múltiplas expressões da questão social, a legislação, as políticas sociais e os programas de proteção social à criança e ao adolescente, enfatizando a relação família–sociedade-políticas protetivas e o trabalho do Serviço Social junto a rede de proteção social.
INSERÇÃO DO ALUNO NA VIDA UNIVERSITÁRIA Acolhe e acompanha o aluno Ingressante, facilitando sua Inserção na vida acadêmica, estimulando a criação de um vínculo afetivo com seu curso, oferecendo condições para que assuma a responsabilidade pelo seu processo de formação.
INTERVENÇÃO SERV SOCIAL:ESTRAT MEDIAÇ TÉCNICAS A Estuda as estratégias profissionais e o instrumental técnico-operativo do Serviço Social na abordagem do ser social, com base no referencial teórico-crítico.
INTERVENÇÃO SERV SOCIAL:ESTRAT MEDIAÇ TÉCNICAS B Estuda as estratégias profissionais e o instrumental técnico-operativo do Serviço Social no trabalho sócio-educativo com grupos.
INTR. À PRÁT. PROFISSIONAL-REAL. SÓCIO INSTITUC. Introduz o aluno no conhecimento sensível da realidade social das organizações sociais governamentais e não governamentais e da prática profissional do assistente social. Disciplina modular (1X20) que orienta e acompanha a utilização de instrumental técnico-operativo para a observação da realidade social e da prática profissional.
INTRODUÇÃO PRÁTICA PROFISSIONAL: REALIDADE SOCIAL Introduz o aluno no conhecimento sensível da realidade social cotidiana de populações, identificando a questão do território, com ênfase nos direitos sociais, civis, políticos e no exercício da cidadania. Disciplina modular (1X20) que orienta e acompanha a utilização de instrumental técnico-operativo para observação da realidade social, a elaboração da documentação em Serviço Social, como instrumento de registro e de sistematização dos dados observados.
METODOLOGIA DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL Estuda elementos básicos da metodologia do trabalho científico, aplicáveis à prática profissional e ao conjunto de conhecimentos específicos da metodologia da pesquisa em Serviço Social.
PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL A Aborda a pesquisa quantitativa, trabalha o método científico e o aprofundamento dos pressupostos teórico-metodológicos da Pesquisa. Enfoca especialmente a elaboração e execução de um projeto de pesquisa no âmbito do Serviço Social. Utiliza conhecimentos de Estatística Básica aplicada à Pesquisa em Serviço Social.
PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL B Analisa a pesquisa qualitativa, em seus fundamentos, tipologia, fases metodológicas e instrumental técnico, aplicando-a ao Serviço Social.
PF-PRÁTICA DE FORMAÇÃO A Promove atividades eletivas de estudo, pesquisa e extensão, de caráter desportivo, artístico, cultural, linguístico, religioso, técnico-científico, destinadas à complementação específica, profissional, recuperação, acompanhamento, na forma de cursos, oficinas de trabalho, palestras, estágios profissionalizantes extracurriculares, seminários, retiros espirituais, viagens, visitas, exposições, trabalhos extensionais.
PF-PRÁTICA DE FORMAÇÃO B Promove atividades eletivas de estudo, pesquisa e extensão, de caráter desportivo, artístico, cultural, linguístico, religioso, técnico-científico, destinadas à complementação específica, profissional, recuperação, acompanhamento, na forma de cursos, oficinas de trabalho, palestras, estágios profissionalizantes extracurriculares, seminários, retiros espirituais, viagens, visitas, exposições, trabalhos extensionais.
PF-PRÁTICA DE FORMAÇÃO C Promove atividades eletivas de estudo, pesquisa e extensão, de caráter desportivo, artístico, cultural, linguístico, religioso, técnico-científico, destinadas à complementação específica, profissional, recuperação, acompanhamento, na forma de cursos, oficinas de trabalho, palestras, estágios profissionalizantes extracurriculares, seminários, retiros espirituais, viagens, visitas, exposições, trabalhos extensionais.
PLANEJ SERVIÇO SOCIAL Destaca a importância do planejamento no Serviço Social, seus fundamentos, racionalidades e intencionalidades indispensáveis à elaboração, execução, implementação e avaliação de planos, programas e projetos sociais. Discute as funções do planejamento na administração pública, empresas privadas e organizações da sociedade Civil. Orienta a elaboração de orçamento e do financiamento público no âmbito da intervenção e da gestão.
POLÍTICA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL A Analisa a questão social e o sistema brasileiro de proteção social, com ênfase na assistência social como política pública; a constituição e gestão do fundo público; o papel dos sujeitos políticos na formulação das políticas sociais públicas e privadas.
POLÍTICA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL B Estuda a formulação e gestão das políticas sociais; as políticas setoriais e a legislação social; faz a análise comparada de políticas sociais.
PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL I Analisa a estrutura/funcionamento das organizações sociais nas dimensões espacial e temporal e a ação do Serviço Social. Disciplina modular (1X20) que orienta e acompanha, através da supervisão, a elaboração da documentação em Serviço Social.
PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL II Analisa, através da observação participante, a realidade social concreta da população usuária da organização campo de estágio e a ação do Serviço Social, relacionando-a com as políticas sociais específicas. Disciplina modular (1X20) que orienta e acompanha, através da supervisão, a elaboração da documentação em Serviço Social e do relato.
PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL IV Analisa a prática profissional na atual conjuntura a partir da realidade social específica do estágio em sua singularidade, particularidade e totalidade. Disciplina modular (1X20) que supervisiona a execução, o monitoramento e a avaliação do projeto de estágio do aluno.
PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL V Orienta o aprendizado profissional do Assistente Social nas diferentes áreas sociais, articulando teoria-prática numa visão de síntese. Disciplina modular (1X20) que analisa a efetivação dos Direitos Humanos no campo de estágio e reflete sobre as competências, conhecimentos e habilidades utilizadas na intervenção em consonância com o projeto ético-político da profissão.
PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL VI Disciplina modular (1x20) que sistematiza, avalia e aprofunda o aprendizado resultante do estágio em serviço social relacionando-o com o projeto ético-político da profissão, apontando perspectivas de inserção profissional.
PRÁTICA PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL III Proporciona a aproximação do discente à realidade social e profissional através da atuação nos campos de estágio. Orienta a elaboração de projetos de estágio voltados para a intervenção profissional em áreas específicas. Trabalha a relação teoria-prática e a compreensão das políticas sociais em suas dimensões econômica, ético-política e técnico-operativa. Disciplina modular (1X20) que supervisiona as atividades acadêmicas do discente com base no Plano de Estágio.
PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO Contribui para a reflexão do aluno sobre sua aprendizagem, identificando formas de superação das dificuldades dos aspectos cognitivos e afetivos.
PROGRAMA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM Aprimora e aborda os conceitos fundamentais dos conteúdos das diferentes áreas objeto do PROCAP - enfatizando a contextualização, interdisciplinaridade, objetivando apoiar a construção do conhecimento na vida acadêmica contribuindo para a formação do cidadão.
PSICOLOGIA APL SERV SOCIAL Aborda a natureza social do fenômeno psíquico, buscando compreender como se dá a construção do mundo interno a partir das relações sociais vividas pelo indivíduo. Contribui com a construção do conhecimento teórico-empírico necessário à intervenção dos assistentes sociais com sujeitos sociais, nas situações decorrentes das múltiplas expressões da questão social.
PSICOLOGIA GERAL Estuda a constituição da psicologia como campo científico; as principais matrizes teóricas do debate contemporâneo das relações indivíduo – sociedade; a fundamentação das questões relativas ao desenvolvimento da personalidade e dos grupos sociais. Analisa a constituição da subjetividade no processo de produção e reprodução da vida social.
SAÚDE, PREVIDÊNCIA E SERVIÇO SOCIAL Estuda a política de saúde e da previdência social no Brasil enquanto parte indissociável da Seguridade Social. Analisa as demandas e tendências do Serviço Social no campo da Saúde Pública, Privada e na Saúde Mental, além de enfatizar o trabalho do Serviço Social em espaços sócio-ocupacionais diversos.
SOCIOLOGIA GERAL Estuda as matrizes clássicas do pensamento sociológico, a sociedade capitalista e a constituição da sociologia enquanto ciência. Analisa a constituição do ser social, a estrutura social, a desigualdade social, as formas de estratificação, o controle e a mudança social na contemporaneidade
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I Apresenta e discute os caminhos metodológicos e científicos na estruturação do projeto de pesquisa em Serviço Social. Aprofunda a reflexão sobre o processo de produção de conhecimento em Serviço Social, a problematização e recorte do objeto de investigação. Orienta e acompanha o aluno na elaboração do projeto de pesquisa, base para o trabalho de conclusão de curso.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II Apresenta e discute as etapas do desenvolvimento da pesquisa em Serviço Social, direcionando as situações singulares apresentadas pelo aluno. Apresenta as fundamentações da monografia científica no curso de Serviço Social, relacionando aos padrões metodológicos e exigências acadêmicas e científicas. Orienta a execução da pesquisa, etapa em que se inicia a aplicação dos instrumentos e técnicas, a fim de efetuar a coleta de dados.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III Orienta a análise, a discussão e a sistematização dos resultados da pesquisa específica do aluno, com base em referencial teórico. Orienta a elaboração do relatório final da pesquisa (TCC) e a apresentação em defesa pública.
TRABALHO E SERVIÇO SOCIAL Estuda os fundamentos teóricos- metodológicos do Serviço Social no campo do trabalho, sua trajetória histórica e o contexto socioeconômico e político brasileiro. Destaca a intervenção do Serviço Social no setor privado, principais demandas, tendências, possibilidades e desafios diante das novas exigências ao processo de trabalho do assistente social.
TRABALHO, QUESTÃO SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL Analisa o trabalho na sociedade capitalista, a questão social, as relações entre Estado e sociedade e a inserção do Serviço Social como profissão que intervém na produção e reprodução das relações sociais.
TRABALHOS COMUNITÁRIOS E SERVIÇO SOCIAL Estuda as concepções de Comunidade e Território - espaços de ações coletivas e participativas - a relação com as Políticas Sociais. Analisa o trabalho do Serviço Social no território, enfatizando os aspectos teórico- metodológico, ético- político e técnico-operativo.