Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Objetivos


Capacitar o aluno para oferecer apoio físico e emocional como doula para gestante e família durante a gravidez, nascimento e pós parto.


Síntese do Conteúdo Programático


O que é a Doula; Código de Ética; diferenciação do papel da Doula e dos demais profissionais de assistências ao parto e nascimento; evidências científicas. Panorama obstétrico atual; recomendações da Organização Mundial da Saúde sobre assistência ao parto e ao nascimento; anatomia e fisiologia do parto; a dor do parto; alívio não farmacológico da dor do parto; sinais de alerta durante o trabalho de parto; tipos de partos; empoderamento e confiança da mulher; aspectos psicológicos da gestante e puérpera; lidando com o "não-parto", óbito e parto violento; lei do acompanhante; violência obstétrica e direitos da mulher e da criança; noções básicas sore o manejo clínico da amamentação; cuidados básicos com o recém-nascido; plano de parto; bolsa da doula.


Público Alvo


Acadêmicos e profissionais da área da saúde e educação e outros interessados na assistência ao parto. Não é necessário ser profissional de saúde. Pessoas maiores de 18 anos, ensino médio completo.