Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno


COLÓQUIO: POR UMA CULTURA DA PAZ, EM COMEMORAÇÃO AOS CINQUENTA ANOS DA ENCÍCLICA POPULORUM PROGRESSIO


Inscrições Encerradas

A PUC-Campinas promove, nos dias 08, 09 e 10 de maio de 2017, o Colóquio “Por uma Cultura da Paz, em Comemoração aos cinquenta anos da Encíclica Populorum Progressio”, que contará com a participação do Bispo Diocesano de São Carlos, Dom Paulo Cézar Costa, proferindo a Conferência de Abertura.

 

O tema escolhido é baseado na comemoração dos 50 anos da Encíclica ‘Populorum Progressio’, escrita pelo Papa Paulo VI, que apresentou o desenvolvimento como “o novo nome da paz”, a partir da visão cristã do desenvolvimento: “O desenvolvimento não se reduz a um simples crescimento econômico. Para ser autêntico, deve ser integral, quer dizer, promover todos os homens e o homem todo, como justa e vincadamente sublinhou um eminente especialista: ‘não aceitamos que o econômico se separe do humano; nem o desenvolvimento, das civilizações em que ele se incluiu. O que conta para nós, é o homem, cada homem, cada grupo de homens, até se chegar à humanidade inteira’”. Populorum Progressio, 14.

 

Lançado na Páscoa de 1967, o documento do pontífice colocou a Igreja Católica em solidariedade com os países mais pobres do mundo, pedindo a eliminação do desequilíbrio econômico e propondo a criação de “um grande Fundo mundial” para auxiliar os mais necessitados.

 

Mesmo depois de cinco décadas, a Encíclica ‘Populorum Progressio’ permanece atual, fazendo um apelo solene para o desenvolvimento integral do homem e para o desenvolvimento solidário da humanidade, com o entendimento que a paz só será possível a partir do desenvolvimento dos povos.

 

O evento é organizado pelo Núcleo de Fé e Cultura da Universidade e será realizado no Auditório Dom Gilberto e no Auditório Agnelo Rossi, ambos no Campus I (Rodovia Dom Pedro I, km 136, Parque das Universidades) da PUC-Campinas.

 

A participação é aberta a toda comunidade. As inscrições poderão ser feitas pelo Portal da Universidade (www.puc-campinas.edu.br) ou, até o início de cada atividade, nos locais em que ocorrem. A emissão de Certificados de Participação será realizada mediante a inscrição e participação no evento.

COLÓQUIO: POR UMA CULTURA DA PAZ, EM COMEMORAÇÃO AOS CINQUENTA ANOS DA ENCÍCLICA POPULORUM PROGRESSIO

  • Período
  • 08/05/2017 até 10/05/2017
  • Local
  • Auditório Dom Gilberto e Auditório Agnelo Rossi
  • Público alvo
  • alunos, professores, autoridades públicas, comunidade externa, diretores de Centros e de Faculdades