COLÓQUIO - DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA: CIÊNCIA E SOCIEDADE

Inscrições Encerradas

Integrando às comemorações dos 75 anos da PUC-Campinas, a Universidade realiza de 07 a 10 de novembro de 2016 o Colóquio “A Doutrina Social da Igreja: Ciência e Sociedade”.

O evento é organizado pelo Núcleo de Fé e Cultura da Universidade e será realizado no Auditório Cardeal Agnelo Rossi, localizado no Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA) - Campus I - Rodovia Dom Pedro I, Km 136, Parque das Universidades – Campinas/SP.

O Colóquio tem como objetivo discutir a Doutrina Social da Igreja, por meio de conferências e mesas-redondas com os temas: História e Conceitos Fundamentais, Justiça e Paz, Ciência, Fé e Transcendência, o Bem Comum e a Dignidade Humana e o Mundo Contemporâneo.

A expressão Doutrina Social da Igreja designa o conjunto de orientações da Igreja Católica para os temas sociais. Ela reúne os pronunciamentos do magistério Católico sobre tudo que implica a presença do homem na sociedade e no contexto internacional. Trata-se de uma reflexão feita à luz da fé e da tradição eclesial.

A Doutrina Social da Igreja “situa-se no cruzamento da vida e da consciência cristã com as situações do mundo e exprime-se nos esforços que indivíduos, famílias, agentes culturais e sociais, políticos e homens de Estado realizam para lhe dar forma e aplicação na história” (João Paulo II, Carta encicl. Centesimus annus, 59).

Ao anunciar o Evangelho à sociedade em seu ordenamento político, econômico, jurídico e cultural, a Igreja quer atualizar no curso da história a mensagem de Jesus Cristo. Ela busca colaborar na construção do bem comum, iluminando as relações sociais com a luz do Evangelho.

07/11

19h30 – Conferência – “A Doutrina Social da Igreja: História e Conceitos Fundamentais”
Dom José Reginaldo Andrietta – Bispo da Diocese de Jales
Mediador: Prof. Dr. Pe. Paulo Sérgio Lopes Gonçalves – PUC-Campinas