XI SEMINÁRIO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO E IX SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
*** Os trabalhos inscritos deverão ser submetidos à Comissão Científica no período de 01/08 a 18/09/2016 ***
*** Atenção: Aos participantes inscritos nas atividades previstas no dia 17/10 informamos a troca de horário das palestras
PERÍODO MANHÃ: Palestra: As políticas públicas de Educação e a construção da qualidade desejada - Prof. Dr. Luis Carlos de Freitas - UNICAMP
PERÍODO NOTURNO: Palestra: Currículo e Educação Básica - Profa. Andrea Barbosa Gouvea - PPGE Universidade Federal do Paraná ***
O Seminário FAEDUC/PPGE de 2016 tem por tema: CIDADANIA, DIREITO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA - O professor em tempos de direitos, gestão da escola pública, currículo escolar. Seu objetivo é favorecer as discussões e pesquisas relacionadas aos direitos à educação, configurando espaços de interlocução entre a universidade e a sociedade, em particular com pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação e professores das escolas de educação básica, no que diz respeito à gestão da escola pública, à atuação do professor e ao currículo.
Além das palestras e mesas redondas, cuja participação como ouvinte é aberta a todos os inscritos, será possível ainda a inscrição de trabalhos nas seguintes modalidades: a) Comunicação Oral: trabalhos concluídos de pesquisas acadêmicas; b) Pôster: pesquisas em andamento, trabalhos de graduação, atividades de PIBID entre outros. E c) palavra de professor/a: relatos de experiência de ações pedagógicas inovadoras e de gestão em instituições educacionais. Consulte as regras de submissão.
Presidente da Comissão Organizadora do Programa de Pós-graduação em Educação
Profa. Dra. Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid
Presidente da Comissão Organizadora da Faculdade de Educação
Profa. Dra. Eliete Aparecida de Godoy
Membros da Comissão Organizadora
Profa. Dra.Ana Paula Bolfe Fraga
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Profa. Dra. Eliete Aparecida de Godoy
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Profa. Dra. Elvira Cristina Martins Tassoni
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Profa. Dranda. Fernanda Furtado
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Profa. Dra. Fernanda de Oliveira Soares Taxa Amaro
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Profa. Dra. Jussara Cristina Barboza Tortella
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Profa. Dra. Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Profa. Dra. Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Membros da Comissão Científica
Profa. Dra. Adair Mendes Nacarato
Universidade São Francisco
Prof. Dr. Adolfo Ignácio Calderón Flores
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Profa. Dra. Adriana Varani
Universidade Estadual de Campinas
Dranda. Alessandra Rodrigues de Almeida
Faculdade de Educação da Unicamp
Prof. Dr. Alexandre Simão Freitas
Universidade Federal Pernambuco
Profa. Dra. Ana Maria Falcão de Aragão
Faculdade de Educação da Unicamp
Prof. Dr. André Pires
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Profa Dra Andreia Osti
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Rio Claro
Prof. Dr. Artur José Renda Vitorino
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Profa. Dra. Berenice Victor Carneiro
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Profa. Dra. Catia Piccolo Viero Defechi
Universidade de Brasília
Profa. Dra. Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto
Faculdade de Educação da Unicamp
Prof. Dr. Claudio A. Dalbosco
Universidade de Passo Fundo
Profa. Dra. Eliete Aparecida de Godoy
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Profa. Dra. Elvira Cristina Martins Tassoni
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Profa. Dra. Heloísa Helena Oliveira de Azevedo
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Profa. Dra. Jussara Cristina Barboza Tortella
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Profa. Dra. Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Profa. Dranda. Maria das Graças Abreu
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Profa. Dra. Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Profa. Dra. Mônica Piccione Gomes Rios
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Prof. Dr. Pedro Pagni
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Marília
Profa. Dr. Samuel Mendonça
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Profa. Dra. Selma Costa Pena
Universidade Federal do Pará.
Prof. Dr. Sérgio Antônio da Silva Leite
Faculdade de Educação da Unicamp
Prof. Dr. Silvio Gallo
Faculdade de Educação da Unicamp
Comissão de Apoio
Camilla de Oliveira R. Silva
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Puc-Campinas
Hellen Cristina Machado
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Puc-Campinas
Larissa Franciane Greve
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Puc-Campinas
Lineu Santos
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Puc-Campinas
Luciana Gonçalves
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Puc-Campinas
Rossilene Milhomem Jardim Costa
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Puc-Campinas
Vivian Annicchieni Forner
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Puc-Campinas
Período de inscrições como participante no evento
18 de Julho a 17 de Outubro de 2016
Período de inscrições com submissão de trabalhos
01 Agosto a 09 de Setembro de 2016
1) Informações Gerais
O XI Seminário da FAEDUC e IX Seminário PPGE/ incentiva a submissão de trabalhos inéditos dos autores participantes do evento com o objetivo de criar espaço para a discussão das pesquisas concluídas e em andamento, a partir das proposições aprovadas pelo comitê científico e pareceristas, considerando os seguintes eixos temáticos:
• Formação de Professores
• Práticas Pedagógicas
• Política Educacional
• Gestão da Educação
• Fundamentos da Educação
1.1) Os trabalhos poderão ser inscritos nas seguintes modalidades:
Os trabalhos serão apresentados, em sessões no evento, de 3 formas:
Pôster: estão incluídos nessa categoria os trabalhos de alunos nas modalidades PIBIB, TCC, Iniciação Científica e Pesquisas em andamento.
Comunicação Oral: PIBIB, TCC, Iniciação Científica e Pesquisas concluídas.
Palavra de Professor/a: relatos de experiência de ações pedagógicas e de gestão em instituições educacionais inovadoras e/ou bem-sucedidas.
Cada trabalho poderá ter até quatro autores. Ao enviar seus trabalhos para o XI Seminário da FAEDUC e IX Seminário PPGE, os autores cedem automaticamente os direitos autorais para publicação dos resumos.
1.2) Submissão dos resumos
Os trabalhos inscritos deverão ser submetidos à Comissão Científica no período de 01/08 a 18/09/2016. Os arquivos eletrônicos referentes às informações dos trabalhos (resumo e/ou trabalhos completos), para análise acerca da pertinência do enquadramento em uma das formas de apresentação de trabalhos descritas anteriormente.
Endereço eletrônico: cchsa.seminario2016@puc-campinas.edu.br
No corpo do email deverão constar o título e a modalidade (comunicação oral, pôster ou palavra de professor/a), eixo temático, nome completo dos autores e seus respectivos e-mails, filiação científica de cada autor (departamento, IES, sigla).
Deverão ser anexados no envio por e-mail: (i) o resumo sem identificação de autores (em documento Word 97-2003), (ii) o resumo com identificação de autores (em documento Word 97-2003). Não serão aceitos trabalhos fora das normas.
A organização das sessões será feita por afinidade temática e haverá, para o mesmo espaço, exposição de trabalhos de e todas as modalidades (Comunicação Oral, Pôster e Palavra de Professor/a).
Inclusão dos Trabalhos nos Anais do Evento - Todos os resumos aprovados para apresentação no evento serão publicados - incluídos na página do evento disponibilizados no site institucional.
1.3) Apresentação dos Trabalhos - Comunicação Oral, Pôster e Palavra de Professor
As apresentações dos trabalhos serão realizadas com apoio do recurso Datashow. Os autores deverão obedecer a ordem definida pela organização para as apresentações de trabalhos de sua sessão.
Para as modalidades Pôster e Palavra de Professor/a, cada trabalho será apresentado em até 10 minutos. Na modalidade Comunicação Oral o tempo de apresentação será de 15 minutos. Em todas as sessões haverá tempo para debate após as apresentações.
O pôster será exibido no formato digital, por meio do aplicativo Power Point, seguindo as especificações:
Abrir arquivo novo.
Na aba “design” selecionar a opção “configurar página”.
Definir largura de 120cm e altura de 90cm.
Seguir o modelo disponibilizado para inserção das informações sobre o trabalho.
No pôster deverá constar: Título (centralizado, negrito maiúsculo) e nome dos autores e da instituição a qual pertencem, agência financiadora, quando houver. Eixo de referência do trabalho (alinhados à direita).
Legibilidade e recursos: O texto do pôster deverá ser legível a uma distância de, pelo menos, 1m (usar fonte Arial ou Times, tamanho preferencialmente 44 no corpo do texto e maior no título e palavras-chave).
Utilizar os recursos disponíveis para o pôster despertar o interesse do público, com preferência por estrutura de tópicos, uso de mapas, gráficos, tabelas e imagens.
2) Normas para envio do resumo
Letra: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples.
Margens do trabalho: 3 cm superior e esquerda e 2 cm inferior e direita.
Título do trabalho: em maiúsculas, negrito, centralizado e com até 12 palavras.
Nome dos autores e filiação: alinhamento à direita, após o título separado com um espaço.
Texto do resumo: sem parágrafo (texto corrido, sem subtítulos como Problema, Objetivos, Metodologia etc.), com espaçamento simples, contendo no mínimo 400 palavras e no máximo 500 palavras, seguido de três palavras chave. O resumo deverá explicitar de maneira clara o problema, objetivos, metodologia, resultados obtidos ou esperados, conforme a modalidade em que o trabalho estará inscrito.
SEPARAR POR 1 ESPAÇO O TÍTULO DO NOME DOS AUTORES E DO TEXTO DO RESUMO.
Não será permitido o uso de notas de rodapé, sendo as notas de esclarecimento necessárias colocadas no final do texto, seguindo numeração ascendente, 1, 2, 3,... Da mesma forma, não serão permitidas referências bibliográficas a obras específicas de autores.
3) Normas para envio Trabalhos Completos
Os autores que desejarem a publicação do texto completo em Anais digital deverão enviá-lo segundo as normas do evento, até 20 de novembro de 2016, através do seguinte endereço eletrônico:
cchsa.seminario2016@puc-campinas.edu.br
No ASSUNTO do email deverá constar a expressão TRABALHO COMPLETO.
Não serão aceitos trabalhos fora das normas que seguem:
Letra: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas: 1,5. Margens do trabalho: 3 cm superior e esquerda e 2 cm inferior e direita.
Título do trabalho: em maiúsculas, negrito, centralizado e com até 12 palavras. Nome dos autores e filiação: alinhamento à direita, após o título separado com um espaço.
O texto deverá ter de 12 a 15 páginas, incluindo resumo e referências, obedecendo as regras descritas anteriormente.
Os demais títulos, como introdução, subtítulos, considerações e referências deverão estar em negrito, alinhados à esquerda, com apenas a primeira letra em maiúscula.
Referências Bibliográficas: deverão ser feitas segundo as normas da ABNT que devem ser consultadas em caso de dúvidas.
Alguns exemplos:
1 – Livros
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do livro: subtítulo. Local de publicação: Editora, ano de publicação.
2 – Capítulos de livros:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do capítulo: subtítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do livro. Local de publicação: Editora, ano de publicação, páginas inicial e final.
3 – Periódicos
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do artigo: subtítulo. Título do Periódico, Local de publicação, Instituição, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano de publicação.
4 – Teses e Dissertações
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título. Local: Programa de Pós-Graduação/Universidade, ano de publicação. Dissertação (Mestrado em Educação) ou Tese (Doutorado em Educação).
5 – Documento eletrônico
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem abreviaturas. Título. Edição. Local: ano. N° de pág. ou vol. (série, se houver) Disponível em: Acesso em: dia, mês (abreviado) e ano.
Data: 17/10/2016
Horário | Atividade | Descrição | Local |
---|---|---|---|
8h | Abertura oficial |
Abertura solene com autoridades convidadas presentes Atividade Cultural |
Auditório Novo Edifício CCHSA |
8h30min - 11h 30min | Início dos trabalhos |
Palestra: Currículo e Educação Básica
Andréa Barbosa Golveia |
Auditório Novo Edifício CCHSA |
19h30min | Abertura e Palestra |
Abertura solene com autoridades convidadas presentes |
Auditório Novo Edifício CCHSA |
Data: 18/10/2016
Horário | Atividade | Descrição | Local |
---|---|---|---|
8h - 11h30min | Oficinas |
Temáticas diversificadas 1 - ARTE E IMAGINÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 2 - A PEDAGOGIA WALDORF E A PRÁTICA PEDAGOGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 3 - ANIMAÇÃO EM MASSINHA COMO RECURSO DIDÁTICO 4 - NARRATIVAS, GÊNERO E SEXUALIDADE: COMO AGIR? 5 - MATERIAIS MONTESSORIANOS: UMA CONTRIBUIÇÃO VALIOSA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA |
Salas de aula CCHSA – Bloco C |
14h – 17h | Apresentação de trabalhos |
Palavra do Professor Pôster – Pesquisa em desenvolvimento Comunicação Oral – Pesquisas finalizadas |
Salas de aula CCHSA – Bloco C |
19h30min | Oficinas |
Temáticas diversificadas 1 - NARRATIVAS, GÊNERO E SEXUALIDADE: COMO AGIR? 2 - CADÊ O BRASIL AFRICANO? 3 - JOGAR E APRENDER MATEMÁTICA 4 - A PEDAGOGIA WALDORF E A PRÁTICA PEDAGOGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Salas de aula CCHSA – Bloco C |
Data: 19/10/2016
Horário | Atividade | Descrição | Local |
---|---|---|---|
8h - 11h30min | Mesa Redonda |
Currículo Escolar e Educação para as relações de gênero: desafios para o século XXI Prof. Dr. Tiago Duque UFMS Prof. Dr. Luis Renato Vedovato Puc-Campinas |
Auditório Novo Edifício CCHSA |
19h30min | Mesa Redonda |
Currículo Escolar e Educação para as relações étnico-raciais: desafios para o século XXI Prof. Dr. Dagoberto José Fonseca Unesp Araraquara
Prof. Dr. Diego da Costa Vitorino Pós-doutoranda PUC-Campinas |
Auditório Novo Edifício CCHSA |
XI SEMINÁRIO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO E IX SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
- Período
- De 17 a 19 de Outubro de 2016
- Local
- Consulte a Programação
- Público alvo
- Alunos, professores, funcionários e público externo
Valor da Inscrição: Inscrição Gratuita