Imagem Topo - Estude na PUC-Campinas
Como forma de garantir o acesso ao Ensino e democratizar a educação de qualidade, a PUC-Campinas oferece diversos tipos de bolsas e financiamento, a seguir discriminados:
Bolsas de Estudo de caráter assistencial
Benefícios destinados a alunos regularmente matriculados, não portadores de diploma de curso superior que, dentre outros requisitos, atendam aos seguintes critérios socioeconômicos: renda per capita mensal familiar de até 01 (um) e 1/2 (meio) salário mínimo, para a concessão de bolsa integral, ou de até 03 (três) salários mínimos, para a concessão de bolsa parcial de 50% (cinquenta por cento); e patrimônio familiar compatível com a renda per capita.

  1. BOLSA PROUNI-PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS: benefício vinculado ao Programa Universidade Para Todos, cujos critérios e procedimentos de seleção de candidatos e manutenção do benefício estão previstos na Lei no 11.096/2005, no Decreto no 5.493/2005 e na regulamentação expedida pelo Ministério da Educação disponível no site http://prouni.mec.gov.br/.

  2. BOLSA VESTIBULAR SOCIAL: benefício destinado a estudantes classificados no Processo Seletivo Social oferecido pela Universidade. Os critérios e procedimentos de seleção de candidatos e manutenção do benefício estão previstos na Resolução Normativa PUC nº 013/11 (disponível na área logada do Aluno) e nos Editais do Processo de Seleção, divulgados anualmente, quando o caso, no site da Universidade.
Programas internos da instituição
  1. DESCONTO CRUZADO FUNCIONÁRIO: atende a funcionários e docentes da PUC-Campinas, com bolsa de 50% (cinquenta por cento) nas mensalidades para dependentes que estudem no Colégio de Aplicação Pio XII e/ou nos Cursos de Graduação da Universidade. Os funcionários do Hospital e Maternidade Celso Pierro também são beneficiados com 50% (cinquenta por cento) nas mensalidades somente para dependentes que estudem no Colégio de Aplicação Pio XII. Autorizadas pela Reitoria e Mantenedora.

  2. DESCONTO MONITORIA: atividade discente, de âmbito acadêmico, alicerçada em projeto específico, que visa à dinamização do processo de ensino e de aprendizagem, propiciando condições de aprofundamento teórico e desenvolvimento de habilidades relacionadas à docência por parte do aluno-monitor. É destinado ao aluno que atua como monitor somente a partir do 3º período, conforme disciplinado em Resolução Normativa vigente (disponível na área logada do Aluno). O Desconto é concedido nas mensalidades.

  3. DESCONTO ESTÁGIO NA PUC-CAMPINAS: Desconto concedido ao aluno visando o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, com o objetivo do desenvolvimento para a vida cidadã e para o trabalho, conforme Lei nº 11.788, de 25 /09/2008. Desconto é concedido nas mensalidades. Disciplinado por Circular Interna.

  4. DESCONTO ESTÍMULO: concedido aos alunos para desenvolvimento de atividades oferecidas nas unidades internas da Universidade, a saber: Centro Interdisciplinar de Atenção ao Portador de Deficiência, Coordenadoria de Atenção a Comunidade Interna e Centro de Cultura e Arte, que não possuam características de estágio, disciplinados por Edital Interno das Unidades da Universidade. Desconto é concedido nas mensalidades.

  5. DESCONTO INTERNATO – Curso de Medicina: desconto de 10% (dez por cento) do valor da mensalidade, mais o valor compatível com o Vale-Refeição utilizado pela Instituição destinado somente aos alunos matriculados no Curso de Medicina, do 9o ao 12o períodos, por cumprirem atividades do Internato no Hospital e Maternidade Celso Pierro, como previsto no Projeto Pedagógico do Curso.

  6. CONVÊNIO SEMINARISTAS: concedida a alunos seminaristas dos cursos de Filosofia e Teologia, conforme convênio firmado com o Instituto Superior de Filosofia de Campinas (ISFIC). Desconto é concedido nas mensalidades.
Bolsas de estudo/descontos em razão da participação em projetos de ensino, pesquisa ou extensão na graduação e Pós-Graduação
  1. BOLSA EXTENSÃO: tem a finalidade estimular a participação de alunos, dos cursos de Graduação, na execução de Planos de Trabalho de Extensão vinculados aos Projetos de Extensão dos docentes extensionistas da Universidade. Os processos de seleção, acompanhamento e avaliação dos bolsistas de extensão são feitos com base no Regulamento dos Planos de Trabalho de Extensão de Alunos e nos Editais específicos, disponíveis na página da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEXT) no site da Universidade.

  2. DESCONTO INICIAÇÃO CIENTÍFICA – Fundo de Apoio à Iniciação Científica (FAPIC/Reitoria): programa mantido pela Reitoria da PUC-Campinas, com os mesmos objetivos das bolsas de Iniciação Científica do CNPq, disponíveis na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ) no site da Universidade.

  3. BOLSA CAPES/PROSUP – Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior Particulares: tem por objetivo apoiar discentes de programas de pós-graduação Stricto Sensu oferecidos por Instituições Particulares de Ensino Superior, contribuindo para a formação e manutenção de padrões de excelência e eficiência na formação de recursos humanos de alto nível, imprescindíveis ao desenvolvimento do País; apoia as instituições com recursos financeiros destinados ao custeio de bolsas de estudo (mestrado e doutorado) para manutenção do aluno e taxas escolares. É regulamentada pela Portaria CAPES 181/2012, disponível na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, no site da Universidade.

  4. BOLSA CNPq (Mestrado e Doutorado): tem como finalidade apoiar a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação e apoia com recursos financeiros destinados ao custeio de bolsas de estudo, tanto para manutenção do aluno quanto para cobrir parte das taxas escolares; o repasse das taxas escolares é feito diretamente às instituições privadas sem fins lucrativos, exclusivamente para os cursos com conceito superior. (Resolução Normativa CNPq nº 017/2006), disponível na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, no site da Universidade.

  5. DESCONTO “STRICTO SENSU”: a Reitoria, como contrapartida institucional, concede 50% (cinquenta por cento) de bolsas de estudo aos alunos de todos os seus Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu que, embora tenham sido aprovados no Processo Seletivo de Ingresso, não obtiveram bolsas provenientes das agências federais – CAPES e CNPq, por insuficiência de cotas disponibilizadas por essas agências à PUC-Campinas; concede, também, o benefício àqueles que tenham obtido bolsa proveniente da agência estadual FAPESP. Informação na página de cada Programa.

  6. BOLSA – PÓS-GRADUAÇÃO: a Reitoria, como contrapartida institucional às bolsas atribuídas aos alunos dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu pelas Agências de Fomento, concede bolsa parcial (50%) e integral (100%) aos 3 (três) primeiros colocados nos Processos Seletivos de Ingresso nos cursos em fase de implantação, quando necessário.
Desconto Licenciatura
DESCONTO LICENCIATURA: Descontos concedidos, na mensalidade, a todos os alunos dos Cursos de Licenciatura com percentuais diferenciados.
Descontos concedidos aos alunos com vínculo familiar
DESCONTO IRMÃOS-GRADUAÇÃO: Desconto concedido em razão do vínculo familiar com outros estudantes da Universidade – Cursos de Graduação, com percentual de 5% (cinco por cento) destinado a cada irmão, regularmente matriculado e frequentando o mesmo ano civil, condicionado ao pagamento da parcela da anuidade até a data de vencimento (5º dia útil de cada mês).
Descontos decorrentes de convênios com instituições públicas e privadas
CONVÊNIO UNICAMP – Desconto aos Funcionários e dependentes interessados em Cursos de Extensão e Especialização da UNICAMP: desconto parcial de 10% (dez por cento), concedido na mensalidade a alunos funcionários da UNICAMP e a seus dependentes.
Programas Vinculados a Órgãos Públicos (Municipais, Estaduais e Federais)
  1. CONVÊNIO FDE – ESCOLA FAMÍLIA: benefício vinculado ao Programa Escola da Família, destinado a alunos matriculados na Universidade, egressos da rede pública estadual, em atuação, nos finais de semana, na qualidade de bolsistas, em atividades socioeducativas que contemplem temáticas diversas, tais como: Saúde, Qualificação Profissional, Cultura e Esportes, Artes etc. e outras emergentes nas realidades específicas das unidades escolares da rede pública estadual. O programa é regulamentado por meio do Termo de Convênio com o Governo Estadual – FDE nº 54/00243/12/06. A gestão de vagas, a classificação, a seleção e o encaminhamento dos bolsistas às unidades escolares são realizados pelas Diretorias de Ensino de Campinas (Leste e Oeste). As atividades realizadas pelos bolsistas são acompanhadas pelos Educadores Profissionais presentes nas escolas. O link de acesso às informações básicas sobre o benefício: http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br/v2/Subpages/bolsa_universidade.html. Concessão de bolsa na mensalidade.

  2. BOLSA PET (Programa de Educação Tutorial): benefício vinculado ao Programa de Educação Tutorial – PET, desenvolvido em grupos organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do País, orientados pelo princípio da dissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.  O cursos que possuem este beneficio são Arquitetura e Urbanismo/Biologia/Enfermagem. As normas, os Editais e as orientações básicas sobre o Programa estão disponíveis na página da Pró-Reitoria de Graduação no site da Universidade.

  3. CONVÊNIO PEC-G (Programa de Estudantes Convênio de Graduação): A PUC-Campinas apoia e é parceira do Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G), administrado pelo Ministério das Relações Exteriores e pelo Ministério da Educação, concedendo vagas em cursos da graduação. Informação sobre o Programa consulte o site da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores. Concessão de bolsa na mensalidade.

  4. CONVÊNIO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO (ACOLHIDA): O Programa de Intercâmbio – Modalidade Acolhida tem por objetivo possibilitar a estudantes regularmente matriculados em Instituições de Ensino nacionais e estrangeiras, que mantêm Acordo de Cooperação com a PUC-Campinas, para o desenvolvimento de atividades acadêmicas na Universidade, conforme Plano de Estudos aprovado. Fazem parte desse Programa as IES Parceiras e Aluno Especial. Concessão de Bolsa Integral.

Crédito Educativo
O QUE É?
Entende-se por crédito educativo, o empréstimo concedido aos estudantes para o custeio dos cursos de graduação.A PUC-CAMPINAS possui uma parceria de mais de 20 anos com a Fundação de Crédito Educativo – FUNDACRED. Trata-se de um programa de crédito educativo da FUNDACRED, destinado ao financiamento integral da anuidade de um determinado curso de graduação.
O Crédito Educativo FUNDACRED é um benefício que facilita a vida do estudante, permitindo que seu curso seja pago no dobro do tempo da sua duração.

COMO SOLICITAR O CRÉDITO?
O crédito Educativo – FUNDACRED é concedido aos estudantes da PUC-Campinas selecionados, que preencham as condições dispostas no Regulamento do Crédito Educativo. Para tanto, o aluno deverá fazer uma pré-inscrição, via Web, no site www.fundacred.org.br. O valor do Crédito Educativo não poderá exceder o preço da semestralidade/anuidade de cada curso, computados os eventuais reajustes contratuais previstos.

COMO É FEITO O REEMBOLSO?
O estudante pagará 50% do valor da mensalidade durante o curso e os outros 50%, no mês subsequente ao da conclusão do curso, em condições normais (tempo mínimo de curso). O empréstimo será atualizado pelo valor vigente, na PUC-Campinas, no mês de reembolso de cada parcela. A taxa administrativa é de 0,15% ao mês, ou seja, 1,8% ao ano.
Programas Vinculados a Convenção Coletiva de Trabalho (Docentes e Funcionários Administrativos)
  1. BOLSA PROTOCOLO SALARIAL: Bolsa de Estudo Integral, válida para os cursos de graduação, tecnólogos e sequenciais da Universidade concedida aos professores e funcionários da PUC-Campinas e seus dependentes, de acordo com critérios estabelecidos na Convenção Coletiva de Trabalho. A solicitação e renovação do benefício são realizadas pela INTRANET, observando-se os procedimentos e prazos constantes informados na Divisão de Recursos Humanos.

  2. BOLSA CAPACITAÇÃO DOCENTE:  Bolsa de Estudo Integral, válida para os cursos de Pós-Graduação, Lato e Stricto Sensu da Universidade concedida aos professores da PUC-Campinas, de acordo com critérios estabelecidos na Convenção Coletiva de Trabalho. Concessão de bolsa na mensalidade.

  3. BOLSA CAPACITAÇÃO FUNCIONAL:  Bolsa de Estudo Integral, válida para os cursos de Pós-Graduação, Lato e Stricto Sensu da Universidade concedida aos funcionários da PUC-Campinas, de acordo com critérios estabelecidos na Convenção Coletiva de Trabalho. Concessão de bolsa na mensalidade.

Coordenadoria de Ingresso Discente

Rua Professor Doutor Euryclides de Jesus Zerbini, 1.516

Parque Rural Fazenda Santa Cândida – Campus I da PUC-Campinas

CEP 13.087-571, Campinas- SP.

Prédio da Reitoria: de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h.

(19) 3343 7189, (19) 3343 7100 ou 0800-728 78 22



Siga a PUC-Campinas nas Redes Sociais e Receba as Atualizações do Vestibular