Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

REGULAMENTO – XIV PUCFEST 2023


XIV PUCFEST  2023 – FESTIVAL DE BANDAS DA PUC-CAMPINAS – EDIÇÃO “ESTILO LIVRE”

1) INTRODUÇÃO

O XIV PUCFEST – Festival de Bandas PUC-Campinas tem como objetivo divulgar os talentos artísticos existentes na comunidade universitária e incentivar a produção artística dentro da Universidade selecionando os três melhores grupos, dentre alunos (as) da PUC-Campinas. As músicas podem ser inéditas ou já editadas/gravadas e consagradas ou não. Por “Estilo Livre” entende-se qualquer estilo musical (MPB, bossa nova, samba, pagode, sertanejo de qualquer vertente, gospel, eletrônica, house, hip hop, rap, pop, pop-rock, hard rock, rock progressivo, heavy metal, etc.) em qualquer idioma.

  • DOS GRUPOS INSCRITOS

Somente poderá concorrer ao Festival o grupo que for inscrito pelo integrante, desde que este se enquadre na condição de acadêmico(a), graduando ou pós-graduando, regularmente matriculado(a) na PUC-Campinas; não sendo obrigatório que todos os integrantes do grupo tenham vínculo com a universidade.

Deve-se destacar que as bandas contenham de 3 a 8 integrantes.

  • DA INSCRIÇÃO

As inscrições acontecerão de 03 a 31 de outubro de 2023, às 23h59minimpreterivelmente, via Google Docs https://forms.gle/Lkxn8cWXjem1gry57. Neste formulário será necessário, além do preenchimento dos dados, anexar os seguintes documentos abaixo:

  • Cópia digitalizada da CARTEIRA DE IDENTIDADE ou da C.N.H do(a) candidato(a).
  • Cópia, em formato “doc”, das letras, na íntegra e sem cifra das 2 músicas, com título e nome do(s) compositor(es), a serem interpretadas na etapa classificatória.

O Descumprimento de qualquer item acima, implicará desclassificação da banda em questão.

OBSERVAÇÕES:

  1. A inscrição somente será efetivada e validada por meio de confirmação dada em resposta ao e-mail do proponente, em até 3 dias uteis do dia em que foi enviado.
  2. Ainda no mesmo e-mail, deverá ser enviado um formulário avaliativo disponibilizado através do Google Forms, que será enviado no e-mail com a confirmação de participação no festival. O envio desse formulário é obrigatório e passível de desclassificação da banda em caso de não envio.

 

  • CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÕES

Fases Classificatórias

A Fase Classificatória será realizada em 2 momentos para os dias de apresentações pré-determinadas. As vagas são limitadas a 20 bandas no total, por ordem de inscrição. Em cada fase classificatória, haverá, no máximo, a participação de 10 bandas.

Em cada momento da fase classificatória, serão avaliadas pela Comissão Julgadora as 03 (três) melhores bandas que se apresentaram, pontuando de acordo com os critérios pré-estabelecidos em uma ficha avaliativa.

Fase Final

Na etapa final, serão premiadas as 03 (três) bandas (1ª., 2ª. e 3ª. colocadas), de acordo com a soma da pontuação final realizada pela comissão julgadora.

  • DATAS E HORÁRIOS DAS FASES

 

PRIMEIRA FASE: CLASSIFICATÓRIA

 Acontecerá no dia 13 de novembro de 2023, no Auditório do Campus I, às 18h.

SEGUNDA   FASE: CLASSIFICATÓRIA

  Acontecerá no dia 14 de novembro de 2023, no Auditório do Campus I, às 18h.

TERCEIRA FASE: FINAL

Acontecerá no dia 28 de novembro de 2023, no Auditório Campus I, às 19h.

 

  • DAS APRESENTAÇÕES

 

FASES CLASSIFICATÓRIAS

 O cronograma de apresentação das bandas, na fase classificatória, acontecerá por ordem de inscrição (ex: a primeira banda a se inscrever estará no dia 1 e assim por diante).

Cada banda apresentará duas músicas cujas cópias de letras serão enviadas , juntamente com a inscrição.

A divulgação geral das apresentações para as Fase Classificatória será enviada em 03/11/2023 por meio de e-mail e whatsApp.

 

Cada integrante acadêmico, representante da banda inscrita será avisado do dia e horário de sua apresentação, por meio de e-mail e WhatsApp até dia 03/11/2023.

Todos os integrantes das bandas devem estar presentes com seus instrumentos no local e dia de apresentação às 17h30, estando o grupo sujeito à desclassificação, em caso de atraso.

Cada Banda terá, no máximo, 15 minutos para entrar ao palco, montar seu equipamento, apresentar as duas músicas inscritas, e desocupar o local ao término da execução. Caso o grupo ultrapasse o limite de tempo estipulado para sua performance, será desclassificado.

Ao final das apresentações de cada etapa Classificatória, a Comissão Julgadora selecionará  as três melhores bandas finalistas que serão também divulgadas nas páginas da CACI(www.puccampinas.edu.br/caci) e de eventos da universidade(www.puccampinas.edu.br/eventos), bem como no e-mail do aluno responsável pela banda no dia17/11/2023 até as 15h.

 

FASE FINAL

Nesta fase, cada banda classificada deverá apresentar 2 novas músicas, não podendo repetir nenhuma das músicas apresentadas na fase anterior.

Cada banda deverá enviar e-mail para caci.assistente1@puc-campinas.edu.br, até às 12h do dia 21 de novembro, com as letras de duas novas músicas que serão apresentadas na Final, em formato “.doc”. Nesse e-mail, o integrante acadêmico, representante da banda classificada, deverá informar os dados bancários e enviar cópia legível dos seguintes documentos:

  • RG ou CNH;
  • CPF;
  • Nº PIS;
  • Título de Eleitor;
  • Nº da Conta Bancária em seu nome, Agência, Banco;
  • Comprovante atualizado de endereço;
  • Nº de Telefone fixo e celular;
  • E-mail válido.

Esses documentos serão anexados juntamente a ficha de inscrição e adiantará o processo de pagamento, caso a banda vença o festival.

A sequência das apresentações das bandas finalistas será enviada por e-mail e Whatsapp ao integrante acadêmico até dia 27 de novembro às 15h.

Todos os integrantes da banda deverão estar presentes, com seus instrumentos, no local das apresentações, às 18h30 do dia da Fase Final (28 de novembro de 2023), estando o grupo sujeito à desclassificação, em caso de atraso. Nessa fase, cada Banda terá, no máximo, 20 minutos para entrar ao palco, montar seu equipamento e apresentar as duas músicas inscritas, e desocupar o palco ao terminar a execução, devendo não ultrapassar este tempo estipulado. Está sujeita à desclassificação, caso descumpra esse prazo.

Após as apresentações de todas as bandas,  a Comissão Julgadora se reunirá e anunciará as 03 (três) bandas vencedoras classificadas em 3º, 2º e 1º lugares.

 

  1. DAS RESPONSABILIDADES DO INTEGRANTE ACADÊMICO

A seguir, são elencadas as atribuições e incumbêrncias do integrante acadêmico, responsável pela banda inscrita:

  • O integrante responsável pela inscrição do grupo deve, indispensavelmente, se comprometer em cumprir com os itens do Termo de Compromisso por ele assinado, bem como orientar todos os membros de sua banda para o devido cumprimento da regulamentação do referido Termo; e sorteio de datas;
  • É responsabilidade do integrante acadêmico a inscrição do grupo, bem como zelar pelo clima amistoso entre todos os concorrentes, sob pena de desclassificação dos grupos que se envolvam em qualquer tipo de indisciplina, descumprimento de regras, violência e confronto com outras bandas;
  • O integrante responsável pelo grupo deve cuidar para que o tempo estipulado para permanência no palco seja estritamente respeitado, sob pena de desclassificação.

 

  1. MATERIAIS DISPONÍVEIS

Em todas as fases, os materiais que a CACI, em parceria com o Auditório disponibiliza são:

  • Caixas Ativas – PA
  • Caixas para Retorno
  • Pedestais para microfone
  • Microfone
  • Cabos XLR
  • Extensões e tomadas 110v
  • Mesa de Som
  • 1-Caixa cubo para guitarra
  • 1-Caixa cubo para contrabaixo
  • Bateria – Instrumento( Tambores, Suporte de pratos e Chimbau)

Indicamos, abaixo, outras informações fundamentais relacionadas com os materiais e equipamentos disponibilizados:

  • É responsabilidade do baterista de cada grupo musical trazer pedal de bumbo, seus pratos, chimbal e baquetas.
  • É opcional ao baixista e guitarrista trazer seus próprios cubo.
  • É de responsabilidade da banda que após a utilização dos materiais disponíveis, entregá-los no mesmo estado em que encontrou.
  • Caso haja alguma avaria, a banda deve se responsabilizar pelo conserto

 

  1. COMISSÃO JULGADORA E CRITÉRIOS DE JULGAMENTO

Em cada uma das fases, a Comissão Julgadora será formada por membros artísticos e músicos profissionais. As bandas serão avaliadas, sob os seguintes critérios:

  • Performance e qualidade vocal (afinação, técnica, dicção que possibilite a audição compreensível da letra, interpretação coerente com a poesia e o estilo musical, comunicação com o público);
  • Performance de palco (unidade da banda e a inter-relação entre os integrantes; expressão corporal assim como desenvoltura e interação com o público presente);
  • Qualidade da execução instrumental/ DJ (avaliação da técnica de execução dos instrumentos/controladora digital, afinação, harmonia e rítmica).

 

  1. PREMIAÇÃO

As 3 (três) bandas vencedoras receberão premiação em dinheiro, conforme os VALORES LÍQUIDOS abaixo discriminados:

  • 1º. Colocado: R$ 1.600,00 (líquidos)
  • 2º. Colocado: R$ 1.150,00 (líquidos)
  • 3º. Colocado: R$ 775,00 (líquidos)

 

  1. DISPOSIÇÕES GERAIS

A inscrição para o XIV PUCFEST – FESTIVAL DE BANDAS DA PUC- CAMPINAS implica a ciência, a aceitação e o cumprimento à risca dos termos deste Regulamento.

  • As diversas apresentações artísticas das bandas inscritas no XIV PUCFEST acontecerão nos seguintes endereços e campi da Pontifícia Universidade Católica de Campinas:
  • Campus I: Rua Professor Doutor Euryclides de Jesus Zerbini, 1516 Pq. Rural Fazenda Santa Cândida, Campinas – SP / CEP: 13087-571 – Auditório do Campus I
  • As notas atribuídas pela Comissão Julgadora, nas 2 (duas) fases, não serão divulgadas.
  • As decisões da Comissão Julgadora não estão sujeitas a revisão ou recurso.
  • É prerrogativa da Comissão Julgadora não outorgar prêmios, caso considere não existir nível artístico suficiente para tal.
  • Comissão Organizadora do XIV PUCFEST decidirá, ouvida a Comissão Julgadora, sobre questões omissas neste Regulamento.