Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

OBRAS RARAS


O acervo de Obras Raras e Coleção Especial do SBI (Sistema de Bibliotecas e Informação) constitui-se por materiais encontrados nas bibliotecas da PUC-Campinas e de doações de alunos, professores e outros membros da comunidade acadêmica e religiosa.

Os critérios de seleção são adotados de acordo com o que é definido como raro ou precioso, segundo o SBI. Obras de caráter religioso, edições especiais, de luxo, limitadas ou esgotadas, ou que pertenceram a sumidades são algumas que fazem parte desses parâmetros. Trabalhos que figuram na construção da história de suas respectivas áreas de conhecimento, ou mesmo da cidade de Campinas, também são consideradas como especiais.

1 – Ex Libris de Dom Aquino Corrêa

2 – Obras religiosas com capas ornamentadas em relevo e com douração

3 – Folha de rosto de Bíblia alemã traduzida por Martinho Lutero, cerca de 1800

Sobre

O acervo especial do SBI é dividido em duas coleções: as Obras Raras e a Coleção Especial Obras Raras. É importante compreender que o critério de raridade é subjetivo e varia conforme a Instituição e o contexto de cada biblioteca; sendo assim, a biblioteca de Obras Raras da PUC acaba por englobar especialmente obras de cunho histórico, religioso, bem como da área de Direito, muito embora também apresente vários títulos voltados para História e Filosofia. Muitos dos exemplares pertenceram a sumidades religiosas da região metropolitana de Campinas, contendo suas assinaturas, grifos, anotações e até artigos, recortes e cartas entre as páginas. Livros de literatura também podem ser encontrados no acervo, desde que sejam primeiras edições, edições especiais com exemplares numerados pela editora ou com marcas de propriedade; assim como periódicos históricos que marcaram a época vanguardista da arte brasileira.

A Biblioteca de Obras Raras da PUC-Campinas encontra-se na Unidade 2 do SBI, localizada no CCHSA, e está em constante desenvolvimento. Todos os acervos da Instituição estão sendo continuamente avaliados em busca de exemplares cujo valor histórico e cultural extrapolem o conceito de obra literária e possam ser considerados verdadeiras obras arte.

4 – Xilogravura como vinheta de um novo capítulo

5 – Algumas obras sobre o Brasil colônia que possuem ornamentos e xilogravuras

6 – Letras capitulares ornamentadas são comuns em obras mais antigas

7 – Números de revistas pioneiras da vanguarda modernista brasileira, como a Dom Casmurro

8 – Obras eclesiásticas eram comumente as mais ornamentadas, com tintas brilhantes e incríveis miniaturas

Orientações para uso do acervo

  • Consulta local e por agendamento através do e-mail: biblioteca.unid2@puc-campinas.edu.br
  • Será necessário o uso de luvas, touca e avental para manuseio do acervo;
  • Na sala de obras raras não será permitido nenhum tipo de alimento e/ou bebida;
  • As obras não devem ser anotadas, grifadas, rasuradas;
  • Nenhuma obra do acervo poderá ser retirada/emprestada, sem exceções;
  • Toda visita será realizada com acompanhamento;
  • Todo e qualquer tipo de fotografia (livros ou ambiente) devem ser solicitadas ao profissional que acompanhará a visita. É proibido o uso do flash.