Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

O Sistema de Bibliotecas e Informação, com o objetivo de garantir o apoio às atividades de estudo e pesquisa dos usuários, oferece, aos recém-chegados, uma atividade de Boas-vindas à Biblioteca e segue, durante a sua jornada, promovendo capacitações com a finalidade de orientá-los quanto à utilização dos recursos de pesquisa disponíveis para a comunidade acadêmica, bem como de informá-los sobre os produtos e serviços oferecidos.

As capacitações permitem ao usuário explorar o SBI como um todo, como ocorre com as Boas-vindas à Biblioteca, e também utilizar alguns produtos e serviços que são objetos de treinamentos específicos.

Capacitações sob demanda: solicite junto à unidade que atende o seu curso.
Biblioteca Campus I Unidade 1: biblioteca.unid1@puc-campinas.edu.br
Biblioteca Campus I Unidade 2: biblioteca.unid2@puc-campinas.edu.br
Biblioteca Campus II: biblioteca.campus2@puc-campinas.edu.br

Boas-vindas à biblioteca


A atividade de Boas-vindas à Biblioteca proporciona o primeiro contato do aluno com o sistema de consulta e com os serviços que podem ser solicitados. Os espaços, a infraestrutura e os recursos disponíveis nas bibliotecas e seus respectivos acessos são apresentados nessa ação.

Nesta sessão, são abordados os tópicos:

  • breve apresentação de todas as unidades;
  • regulamento geral das bibliotecas: horário de atendimento, empréstimo/devolução, penalidades, uso da biblioteca (regras);
  • serviços oferecidos; – site da biblioteca;
  • busca integrada;
  • pesquisas: bases de dados (tipos de bases e acesso);
  • catálogo Lvmen;
  • buscas e filtros principais;
  • acesso do usuário (Login no Catálogo);
  • solicitação de empréstimo agendado;
  • Portal de Periódicos da PUC-Campinas; Tutoriais.

Calendário de Atividades


Portal de Periódicos Capes


É uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. O portal conta com um acervo de mais de 45 mil títulos com texto completo, bases referenciais, bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias, obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

No treinamento, a comunidade acadêmica se capacita a utilizar todos os recursos dessa importante ferramenta de pesquisa por meio da demonstração de busca por assunto, busca por periódico, busca por livro e busca por base de dados. Aprende, ainda, como obter o acesso remoto, ter um perfil no “Meu Espaço” e visualizar as ofertas de Treinamentos em bases específicas diretamente no portal.

Biblioteca Virtual Pearson


A Biblioteca Virtual (BV) é uma base de dados de e-books de diversos selos editoriais com conteúdo acadêmico de diversas áreas do conhecimento.

Na capacitação, os recursos disponíveis na Biblioteca Virtual da Pearson são apresentados de forma prática, levando o usuário a explorar os diversos recursos da ferramenta, como o primeiro acesso, busca na BV, menu, lendo um livro, Experct Reader, sugestões de leitura e definição de preferências.

Mendeley


Este produto é um gerenciador de referências e uma rede social acadêmica que ajudará o usuário a organizar a sua pesquisa, colaborar com outras pessoas on-line e descobrir as pesquisas mais recentes.

O aluno aprende, no treinamento, estratégias para acelerar seus processos de pesquisa, utilizando o Mendeley. São abordados de forma prática, os tópicos:

  • Mendeley WEB: cadastro, funções no site e downloads.
  • Mendeley Desktop: funções principais.
  • Mendeley Citation Plugin (Word): citação e referência.

Orcid


O Open Researcher and Contributor ID (ORCID) é um identificador único e persistente composto por 16 dígitos, que identifica cada autor, evitando ambiguidades e auxiliando a vincular de forma precisa a sua produção acadêmica.

O treinamento faculta ao aluno conhecer os recursos da ferramenta e aprender sobre sua importância, uma vez que o Open Researcher and Contributor ID (ORCID) é considerado requisito obrigatório para submissão de artigos na maioria dos periódicos.

O treinamento é prático e ao final, o aluno terá um perfil na plataforma.

Normalização de Trabalhos Acadêmicos


Esta capacitação presta apoio para a elaboração, apresentação, normalização e padronização dos trabalhos acadêmicos cujos produtos finais são dissertações, teses, trabalhos de conclusão de curso, trabalhos de especialização, entre outros.

Com o objetivo de ensinar os alunos a normalizarem e padronizarem seus trabalhos acadêmicos, treinamentos sobre a aplicação de regras das normas técnicas são oferecidos pelas bibliotecas. Nesta sessão são demonstradas as modalidades de trabalhos acadêmicos, direitos autorais em trabalhos acadêmicos, elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, formatação ABNT e escrita científica.

São utilizados como material de apoio o Guia de Normalização da PUC-Campinas e a base de dados Target GED Web.